Modelos chamam a atenção pelo seu design e ganham espaço dentro e fora das redes dos fashionistas.
Cada época fica marcada por uma estética particular de moda, como a década de 1990, com as calças jeans e camisetas brancas, ou os anos 2010, com muita maquiagem borrada e jaquetas de couro. Desde 2020, muitas pessoas passaram a procurar e a usar benefícios como cupom em roupas esportivas, principalmente em um produto: o tênis.
Durante a pandemia, as peças usadas na parte debaixo do corpo, como calças e calçados, ficaram um pouco esquecidas, já que as videochamadas mostram apenas da cintura para cima. No retorno das atividades presenciais, as tendências de moda voltaram o olhar novamente para as pernas e os pés — mas, claro, sem deixar o conforto dos tênis, sandálias e chinelos de lado.
Não é de hoje que a indústria dos sneakers movimenta milhões de dólares anualmente, mas alguns modelos e marcas foram responsáveis por deixar esse mercado ainda mais aquecido. Quem se lembra dos virais ”Quanto Custa o Outfit?”, em que jovens ostentavam peças de roupa, muitas vezes calçados, para lá de extravagantes e de preços elevados?
O ditado popular diz que se você quer chamar a atenção, deve colocar uma melancia na cabeça, mas os modelos de tênis listados neste artigo mostram que os pés podem exercer esse papel, e que nem sempre chamar a atenção de forma exagerada é algo negativo.
Adidas Yeezy Foam
Adorada e criticada na mesma proporção, a marca Yeezy não passa despercebida quando o assunto são tênis para lá de diferentes, assim como seu criador, Kanye West. Lançado em 2022, o modelo Foam ganhou a mídia com seu formato futurista e sua construção totalmente em espuma, parecendo uma impressão 3D.
Crocs Cowboy Boots
E por falar em espuma, a Crocs não poderia ficar de fora da lista, sempre sendo lembrada quando o assunto é calçados no mínimo peculiares. Em 2023, a marca lançou sua versão da bota de cowboy, com direito à espora na parte traseira e textura que lembra couro. Mesmo não sendo um tênis, o lançamento uniu as principais tendências atualmente: bota, versatilidade, conforto e uma pitada de humor irônico nos looks.
Balenciaga Triple S
Lançado oficialmente em 2017, o Triple S se tornou um clássico instantaneamente, sendo copiado até hoje e ganhando versões que exploram ainda mais a sua aparência única. Com um solado robusto, acabamento desgastado e detalhes inusitados, como a numeração do calçado estampada no bico, sem dúvidas, continua sendo um marco na moda contemporânea.
Converse Run Star Motion
O conforto sempre foi uma característica associada aos tênis, e marcas como a Converse são famosas pelos seus modelos de sola baixa e plana. As plataformas vieram para ficar, e o modelo Run Star Motion reinventa os clássicos tênis de cano alto da marca, com um solado emborrachado inteiro retorcido, que, embora não pareça, não dificulta o caminhar.
Adidas Wings X Jeremy Scott
Reconhecido de longe pela sua extravagância e humor, o designer Jeremy Scott eternizou o modelo Wings da Adidas em versões nada básicas. Asas aumentadas e acopladas nas laterais não foram o suficiente, já que ele criou versões em dourado reluzente, furta-cor e estampadas com as cores da bandeira americana.
Balmain Unicorn
Entrando na onda do luxo com um toque de estranheza, a Balmain lançou o modelo Unicorn, inspirado no design de iates de luxo. Mesmo nas versões monocromáticas em branco e preto, o tênis salta aos olhos pelo seu formato ousado, sola vazada e bico afinado.
Nike Shox X Martine Rose
Propondo um olhar moderno para a moda masculina em suas coleções, a designer Martine Rose colaborou com a Nike para recriar um modelo clássico da gigante esportiva. O tradicional Nike Shox ganhou um desenho híbrido, com ponta reta e molas elevadas na traseira, resultando em um produto com o DNA das duas marcas, mas sem qualquer distinção ou limitação de gêneros.