A transformação digital tem se tornado algo cada vez mais comum dentro das empresas Brasil afora, para se ter uma noção do seu impacto, de acordo com os estudos cerca de 23% dos empreendimentos nacionais tem como prioridade máxima a migração total ou parcial para o ambiente digital, enquanto cerca de 76% já usufruem de pelo menos uma tecnologia em seu portfólio.
Os números só mostram o quanto atender a demanda tecnológica se tornou uma prioridade nos últimos anos e o quanto é importante para uma empresa manter a sua tecnologia em dia e abraçar de vez esse futuro, seja em uma empresa que necessita desses recursos, como quem atua com T.I ou até mesmo um petshop que quer trabalhar melhor o seu limpador enzimático, e sabe que a tecnologia pode ajudar no seu objetivo.
Mas mesmo sendo algo tão relevante e impactante no mercado atual, é necessário compreender quais as melhores tecnologias para cada empresa, afinal, como citamos acima, o petshop terá uma finalidade diferente e fará um uso completamente oposto da agência de T.I, então é claro que as escolhas devem ser corretas e atender às suas demandas.
Cada caso é diferente e é fundamental que a tecnologia escolhida seja compatível com seus objetivos, então pensando nisso, no texto de hoje nós vamos mostrar quais são os fatores que devem ser considerados ao realizar a escolha de uma tecnologia, bora conferir o que você deve selecionar antes de fazer qualquer escolha? Então vamos lá!
Entenda as suas necessidades
O primeiro fator que deve ser observado na hora de escolher uma tecnologia é entender quais são as suas necessidades, muitas empresas acabam querendo adotar qualquer tipo de tecnologia sem levar em consideração se ela realmente precisa daquela tecnologia.
Sendo assim, é preciso entender quais são as suas necessidades, como citamos no exemplo acima, nem todas as empresas buscam a mesma coisa, na verdade, a grande maioria tem metas diferentes, talvez o problema de uma seja a gestão financeira enquanto outra esteja preocupada em melhorar o seu atendimento.
É preciso entender essas necessidades e escolher a tecnologia de acordo com aquilo que o seu negócio precisa, é como um equipamento ou uma ferramenta, você não vai instalar um balcão refrigerado inox sem precisar dele dentro do seu negócio, então confira se você realmente necessita daquilo e veja qual tecnologia irá suprir a sua demanda.
Saiba os benefícios e veja como a tecnologia funciona
O segundo ponto a ser observado é entender quais são os benefícios e saber como a tecnologia funciona, existem várias ferramentas diferentes que podem cumprir a sua demanda, então o ideal é entender como cada uma delas funciona, quais são seus benefícios e a melhor escolha para o seu negócio.
Selecione a dedo de acordo com suas necessidades e procure pesquisar bem antes de fazer a sua escolha, é preciso compreender o que mais ela vai te dar, quais as diferenças entre elas, e qual a melhor escolha de acordo com o seu perfil.
Tenha paciência antes de concretizar o seu negócio, verifique como os recursos tecnológicos podem te auxiliar e todas as vantagens que eles vão te disponibilizar.
Compreenda suas limitações e o que ela pode te fornecer
Além de conhecer seus benefícios é preciso levar em conta quais são as suas limitações e as suas garantias, muitas tecnologias podem ser contratadas dentro da web, como os softwares, por exemplo, então é necessário entender o que eles podem fornecer e até onde eles podem chegar.
Às vezes você quer algo além daquilo que aquela tecnologia fornece, então é sempre interessante verificar as limitações, é como a compra de uma bomba centrífuga, é necessário ficar de olho até onde ela pode chegar para não gastar mais dinheiro com a máquina seladora de embalagens ou com algo novo devido a sua limitação.
Sendo assim, veja até onde aquela tecnologia pode chegar, qual o seu teto de evolução, o que ela pode te fornecer e quais as suas garantias, tenha a certeza de que ela vai atender a demanda que você tanto deseja.
Verifique seu orçamento
Como todos sabem, a escolha de uma tecnologia não costuma ser algo barato, até mesmo um software simplificado pode ser mais caro do que você imagina, é claro que ao longo prazo, com todos os seus benefícios, os custos serão reduzidos, porém é necessário verificar se aquilo está ou não ao seu alcance.
Então procure verificar o seu orçamento e veja se você tem condições ou não de concretizar essa compra, veja se não irá prejudicar o seu setor financeiro nem se fará loucuras para ter determinada tecnologia.
Tudo deve ser colocado na balança para compreender a acessibilidade e confirmar se a tecnologia se encaixa ou não na sua empresa, veja o seu perfil e defina quanto você quer gastar.
Tenha a certeza de que possui uma boa infraestrutura para comportar aquela tecnologia
Algumas tecnologias podem ser um pouco mais sofisticadas e até mesmo exigirem um desempenho melhor dos seus equipamentos e máquinas, então antes de fazer uma escolha é preciso ter todo um planejamento na sua infraestrutura.
Assim como um multiplicador de torque deve ser feito sob demanda, a escolha de uma tecnologia é selecionada de acordo com as suas limitações e aquilo que seu negócio apresenta, então procure entender se você consegue ou não comportar aquela tecnologia.
O que achou do texto de hoje? Está preparado para escolher a tecnologia da maneira correta? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.