Se você está no mundo do marketing de mídia social há algum tempo, saberá que as hashtags desempenham um papel importante na descoberta de novos conteúdos. O mesmo conceito se aplica ao Instagram – o aplicativo social permite que os usuários visualizem o conteúdo postado com uma hashtag, mesmo que não sigam a conta que o postou.
Até 2022, estima-se que 1,13 bilhão de usuários usarão o aplicativo Instagram para postar fotos, encontrar produtos e se conectar com marcas. E uma estratégia de hashtag para Instagram pode ajudá-lo a alcançar uma parcela maior desse público.
Quer saber como começar? Neste guia, compartilharemos como criar uma estratégia de hashtag do Instagram para que você possa alcançar um novo público, melhorar sua taxa de engajamento e promover seus produtos e serviços por meio do Instagram.
O que é uma hashtag do Instagram?
Uma hashtag do Instagram é uma frase pesquisável usando o caractere hashtag – como #FelizNatal ou #Amor (o mais popular de todos). Cada palavra ou frase com hashtag é clicável e envia você para uma página com curadoria de postagens que também usam essa palavra/frase.
Existem vários tipos de hashtags que você pode usar no Instagram, incluindo:
- Hashtags de acrônimos que representam uma frase mais longa, como #OOTD (roupa do dia).
- Hashtags de marca , como #ManyChatsuperfan.
- Hashtags baseadas em localização, como #NYCnails.
- Hashtags de eventos , como #LondonMarathon.
- Hashtags semanais relacionadas a um dia específico da semana, como #ThrowbackThursday.
Por que você precisa de uma estratégia de hashtag do Instagram
Pesquisas mostram que a maioria das postagens do Instagram tem de uma a três hashtags . Mas por que eles são tão populares?
A razão mais óbvia é o engajamento. O número de curtidas, comentários e compartilhamentos em uma postagem mostra ao algoritmo do Instagram que a postagem é interessante e vale a pena ser colocada no topo do feed de um seguidor.
Curiosamente, os dados mostram que as postagens do Instagram que contêm hashtags obtêm 12,6% mais engajamento do que aquelas sem. Isso pode ser porque os usuários podem seguir hashtags. Se você estiver usando hashtags em seu conteúdo de marca, terá o potencial de alcançar milhares – se não milhões – de pessoas que seguem a hashtag, mas não o perfil da sua empresa.
Além de alcançar as pessoas que seguem a hashtag, o algoritmo do Instagram usa dados de hashtag para decidir quais usuários uma postagem deve alcançar. Use-os corretamente e você pode até aparecer na página Explorar.
Metade dos usuários do Instagram usa essa guia para procurar novos conteúdos e contas todos os meses. Se você chegar lá, poderá obter muito mais atenção em seu conteúdo orgânico, tudo sem gastar um centavo em anúncios do Instagram .
Como você encontra hashtags para usar no Instagram?
Você está convencido de começar a usar hashtags em seu conteúdo do Instagram? O primeiro passo é encontrar aqueles que seu público-alvo está usando ou seguindo.
Aqui estão cinco lugares inteligentes para iniciar sua pesquisa de hashtag.
Veja as postagens de concorrentes e influenciadores
Outra ótima maneira de encontrar hashtags do Instagram é observar sua concorrência. Ainda no aplicativo do Instagram, abra as páginas de perfil de um concorrente e verifique seu conteúdo recente. Quais hashtags eles estão usando para expandir seu alcance?
Da mesma forma, influenciadores e blogueiros têm interesse em usar hashtags. O objetivo de sua conta é expandir seu alcance e número de seguidores e ganhar dinheiro através do Instagram – daí o motivo pelo qual a maioria deles usa hashtags em seu conteúdo do Instagram. Use os dados do público para identificar os influenciadores que seu público-alvo segue. Faça uma lista das hashtags que eles estão usando em seu conteúdo.
Pergunte aos seus clientes existentes
É inteligente ter seus óculos de espionagem em seu processo de pesquisa de hashtag. Mas, às vezes, sua própria pesquisa não mostra cada termo que seu cliente em potencial está seguindo, especialmente se for uma hashtag de nicho ou uma que está crescendo em popularidade.
Descubra essas oportunidades ocultas perguntando a seus clientes existentes. “Quais hashtags você segue no Instagram?” é uma pergunta simples, mas que dá à sua marca uma vantagem competitiva em sua estratégia de marketing do Instagram . Pule neles antes que seus concorrentes o façam, ou a hashtag se torna super popular e difícil de alcançar as pessoas que a seguem.
O que faz uma boa hashtag?
A essa altura, você terá uma longa lista de hashtags em potencial para usar em seu conteúdo do Instagram. Antes de adicioná-los abaixo de cada postagem em seu calendário de mídia social , reduza a lista. É a melhor maneira de garantir que as hashtags que você está usando expandam seu alcance da maneira certa.
Uma boa hashtag do Instagram atende aos seguintes critérios:
- Adapta-se ao seu tipo de conteúdo. Certas hashtags se prestam melhor a tipos específicos de conteúdo. O #AnteseDepois, por exemplo, é ótimo para postagens em carrossel. Provavelmente não será a melhor escolha para postagens do Instagram em que você compartilha fotos de produtos planos.
- Seu público-alvo segue. De que adianta usar uma hashtag se seu público-alvo não a segue? Como mencionamos anteriormente, os usuários do Instagram podem seguir hashtags dentro do aplicativo. Reduza sua lista para que cada hashtag que faça o corte seja uma que seu público siga.
- Não é proibido pelo Instagram. Hashtags específicas têm uma conotação negativa. Hashtags relacionadas a adultos, e aquelas conhecidas por serem usadas por contas de spam – como #likeforlike ou #followforfollow – são banidas pelo Instagram. Qualquer conteúdo usando a hashtag não será exibido no feed de um seguidor. E, na pior das hipóteses, usar muitas hashtags banidas pode resultar no shadowban da sua conta (ocultar ou restringir conteúdo sem notificar o usuário).
- Está em uma tendência ascendente. Ferramentas mostram a popularidade de uma hashtag ao longo do tempo. Idealmente, você deve escolher hashtags de tendências em seu conteúdo. Aqueles que estão caindo em popularidade significam que as pessoas estão deixando de segui-lo ou não o usando mais.
- Tem menos de 25 caracteres. A pesquisa mostra que menos de 25 caracteres é o ponto ideal para o comprimento de caracteres de hashtag; qualquer coisa mais longa e o engajamento no post cai drasticamente.
Crie sua própria estratégia de hashtag do Instagram hoje
Não há dúvida de que as hashtags do Instagram ajudam a aumentar seu alcance, engajamento e contagem de seguidores.
Seja você proprietário de uma pequena empresa ou influenciador de mídia social, use essa estratégia para encontrar diferentes hashtags que seu público-alvo está seguindo. Procure os termos que seus próprios seguidores do Instagram estão usando, encontre tags populares na página Explorar e verifique novamente se as hashtags em sua lista não foram banidas pelo Instagram.