Sabia que o engajamento nas redes sociais é mais importante do que a quantidade de seguidores que você possui?
Por esse motivo, é a principal meta que precisamos nos atentar se quisermos realizar um bom trabalho nessas plataformas.
Um dos principais objetivos de marketing das redes sociais é aumentar a audiência e o crescimento do público nesses canais. Isso é necessário porque faz valer a pena toda a qualidade que você garantiu para os seus conteúdos.
Se você produz um material relevante e ninguém tem acesso a ele, acaba desperdiçando tempo e dinheiro para a sua marca.
Em outras palavras, é preciso fazer muito mais do que trazer um grande número de seguidores para os seus perfis nas redes sociais.
A organização não deve apenas valorizar as métricas de vaidade, como o número de seguidores, pois isso não demonstra quantas pessoas o perfil consegue alcançar. Inclusive, os próprios algoritmos das redes sociais valorizam muito mais o engajamento.
Por essa razão, é essencial investir em práticas que realmente sejam capazes de aumentar o engajamento do seu público com você.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do engajamento nas redes sociais e dar algumas dicas para aumentá-lo. Confira!
Por que engajar é tão importante?
Para uma empresa, é muito mais importante falar com uma pequena quantidade de pessoas que realmente se interessam pelo que ela tem a oferecer, do que falar com um público enorme que não está interessado em seus produtos e serviços.
É claro que toda organização precisa chegar ao conhecimento do maior número de consumidores possível, mas é fundamental se relacionar com quem realmente tem perfil para se tornar cliente.
Nas redes sociais, um açaí da fábrica está em busca desse mesmo objetivo, e dentro dessas plataformas, isso é ainda mais importante, porque seus algoritmos de ranqueamento valorizam conteúdos que engajam o público.
Hoje em dia, não podemos confiar que boa parte dos seguidores vão visualizar suas publicações. Para se ter uma ideia, uma página que tenha 10 mil seguidores, pode ter sua publicação visualizada por apenas mil.
Isso acontece quando o conteúdo não gera engajamento, por isso, não é visto como algo que merece ser promovido pelos algoritmos. Portanto, independentemente da quantidade de seguidores que a sua marca possui, ela precisa lançar conteúdos engajantes.
Quando isso acontece, se ela tiver, por exemplo, 20 mil seguidores que costumam se engajar com suas publicações, a plataforma vai considerar seu material como algo valioso e que será exibido para uma quantidade maior de usuários da rede social.
O que queremos dizer aqui é que a qualidade do que você produz determina a quantidade de pessoas que vai alcançar e não a quantidade de seguidores que você possui.
Além disso, um fabricante de brindes corporativos diferenciados não deve considerar apenas os comentários e curtidas como engajamento.
O compartilhamento também é muito importante, uma vez que ele faz com que a postagem alcance um número maior de usuários, expandindo a marca dentro dessas plataformas.
Essas ações garantem que a empresa tenha suas publicações vistas pelo maior número de seguidores. Entretanto, é fundamental manter o foco no conteúdo e fazer com que os usuários percebam o valor do que você produz.
Lembre-se de que as visualizações não representam o aumento da receita, visto que, quando falamos em marketing pelas redes sociais, os ganhos são provenientes de conteúdos acessados por um público engajado.
São esses indivíduos que vão se preocupar em compreender suas postagens e clicar nos links que você promove.
É exatamente por essa razão que é possível afirmar que mesmo que sua publicação apareça para uma grande quantidade de usuários, ela não terá significado se eles não clicarem e rolarem a página para baixo.
Um fabricante de porta caneta de acrílico deve cultivar um público engajado e interessado no que diz, criando materiais atraentes e investindo em uma abordagem compatível com o perfil de seus seguidores.
Também é vital entender que o engajamento nas redes sociais é diferente do engajamento profissional. As empresas precisam manter seus colaboradores engajados, porque essa ação aumenta a produtividade deles.
Entretanto, essa dedicação depende de estratégias internas dedicadas aos colaboradores, como:
- Política de feedback;
- Pacote de benefícios;
- Clima organizacional;
- Treinamentos.
Em outras palavras, o engajamento do quadro de colaboradores depende das ações que a companhia realiza dedicadas a eles, indo muito além das publicações nas redes sociais.
Assim sendo, se uma especialista em massoterapia quer conquistar um público mais engajado nessas plataformas, precisa investir em práticas dentro delas.
Como aumentar o engajamento do seu público?
As redes sociais são plataformas descontraídas e que favorecem muito o relacionamento entre o público e sua marca. Mas isso depende de algumas estratégias importantes, como:
1 – Definir a sua persona
A persona é um personagem semi fictício que representa fielmente as características do cliente ideal de uma empresa. Para isso, você deve levantar as principais informações de seus clientes, como:
- Idade e sexo;
- Estado civil;
- Localização;
- Problemas e necessidades;
- Objetivos;
- Expectativas.
A partir do momento em que você conhece o perfil de pessoa que precisa impactar, é capaz de conversar melhor com seus seguidores nas redes sociais.
Suas publicações terão um tom adequado e você vai abordar os assuntos que realmente despertam o interesse da sua audiência. Naturalmente, seus seguidores vão se engajar com as suas publicações.
2 – Produzir materiais de qualidade
Toda empresa, como fabricante de bateria de carro 60 amperes, tem como objetivo produzir conteúdo relevante para as pessoas, nos diferentes canais que utiliza, o que inclui as redes sociais.
Nesses canais, essa prática é ainda mais importante porque eles promovem um relacionamento entre a companhia e a sua audiência.
Se você espera alguma coisa dos consumidores, precisa entregar materiais que sejam relevantes para eles e que sejam capazes de resolver seus problemas.
É dessa maneira que conseguimos fazer com que eles avancem dentro do funil de vendas, até que finalmente se tornem clientes.
3 – Definir sua estratégia de publicação
É importante definir uma estratégia nas redes sociais, da mesma forma que você faz com outros canais, como o blog, e-mail marketing, site, entre outros.
Não existe uma metodologia que pode ser usada por qualquer tipo de empresa, visto que existe a necessidade de testar os conteúdos que você produz e realiza o acompanhamento das métricas, para assim descobrir o que funciona com a sua audiência.
Isso acontece porque os objetivos de uma loja de roupas são diferentes dos objetivos de um buffet com pista de dança. Uma vez que os objetivos são diferentes, as estratégias nas redes sociais também serão.
4 – Destacar o lado humano da marca
Os consumidores tendem a comprar com empresas que demonstram o seu lado humano. Por isso, invista em publicações que mostram o dia a dia da companhia e como é o trabalho dos colaboradores.
Mostre quem são eles e os incentive a interagir com as publicações da marca nas redes sociais. Aqui, também é possível trabalhar com outras maneiras de engajamento.
Portanto, procure responder os comentários e perguntas, demonstre bom humor e cordialidade e mostre para os seus seguidores quem são as pessoas por trás do perfil.
5 – Falar sobre o seu mercado
Sabemos que é desafiador estabelecer um relacionamento valioso para os dois lados, mas se você quer construir uma base, deve se atentar a cada detalhe desse processo.
Uma organização que tem foco apenas em sua marca pode provocar o desinteresse dos seguidores e, por essa razão, um restaurante de alimentação vegana mostra que domina totalmente o seu mercado.
Nesse sentido, procure falar sobre como é o seu segmento, os desafios que ele apresenta e de que maneira o seu negócio faz para superá-los.
Outra dica valiosa é contar a sua história para que outras pessoas possam se identificar com ela. As experiências que a organização vivencia podem ser úteis para o público, o que desperta o interesse deles e conquista a confiança.
6 – Analise o seu engajamento
Para fazer valer a pena todos os seus esforços, uma empresa de serviços de certificação está sempre analisando as métricas de suas estratégias nas redes sociais.
É desse modo que você analisa seu próprio crescimento e se suas ações estão dando resultados. Todos os dados devem ser anotados, principalmente em relação aos comentários e compartilhamentos.
Esse monitoramento precisa ser regular para que seja possível notar os saltos ou quedas no engajamento do público com a marca em cada rede social.
Conclusão
É muito difícil não encontrar uma empresa nas redes sociais, afinal, ter pelo menos um perfil se tornou mandatório para quem quer conquistar um público maior e fazer o negócio crescer.
No entanto, além de estar presente nesses canais, é fundamental saber construir a presença da sua empresa e conquistar engajamento. É assim que as publicações terão um alcance maior e os resultados obtidos vão refletir até mesmo nos lucros da companhia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.