Após tantos anos com diversos lançamentos cinematográficos abordando sobre a inteligência artificial e como seria o seu papel dentro do nosso cotidiano, finalmente podemos afirmar que essa tecnologia seguiu um rumo bem diferente daquele que vimos nos grandes sucessos lançados no final da década de 90.
A I.A não dominou a raça humana e nem substitui totalmente o trabalho manual como muitos esperavam, na realidade ela se tornou uma verdadeira aliada das pessoas se tornando uma ferramenta crucial dentro do nosso cotidiano, seja em uma indústria para a realização correta da dobra de chapa até mesmo na rotina pessoal, realizando um atendimento ou até mesmo, procurando alguma informação.
Ela está presente de forma massiva, porém em algumas áreas temos uma atuação maior e mais impactante da IA do que outras, entre elas temos justamente o mercado da publicidade e do marketing, que acabam se beneficiando e muito do uso dessa tecnologia.
Mas quais são os benefícios, vantagens e mudanças que ela causa dentro desse mercado? No texto de hoje, iremos mostrar quais são os impactos da IA dentro do mercado da publicidade e do marketing, bora descobrir mais sobre eles? Então vamos lá!
Entendimento sobre o público-alvo
Quem trabalha com marketing e publicidade, seja em uma agência ou até mesmo de forma interna em uma empresa, sabe a importância e a necessidade de conhecer melhor quem é o seu público-alvo, é praticamente impossível conseguir montar boas campanhas e conseguir bons resultados sem ter a certeza de quem é o seu público, quais são seus gostos, suas características e quem são as pessoas que realmente se interessam pela sua propaganda.
Mesmo que você tenha uma grande ideia, capriche em uma boa arte, uma ótima copy, e venda um bom produto, nada disso será útil caso você não saiba segmentar seu público da forma correta, e a I.A atua de maneira ativa dentro desse sistema.
É possível entender melhor o comportamento do consumidor através de uma I.A que coleta os dados com frequência e de forma mais efetiva, com isso, a tecnologia entende quem são aquelas pessoas, quais são as suas características e o que elas querem de forma muito mais rápida e de fato, eficaz.
Geração de leads
Além de compreender sobre o público-alvo, a IA também impacta em outra etapa importante, principalmente dentro do marketing: a geração de leads. Essa que costuma ser uma etapa bem desgastante e complexa para muitos profissionais, como se estivessem montando uma caixa de pizza personalizada, mas acredite, a tecnologia pode facilitar muito essa execução.
Através da inteligência artificial, é possível gerar leads baseado nos dados coletados e no público-alvo segmentado que vimos no tópico acima, o que facilita e faz com que seja muito mais fácil alcançar as pessoas certas aumentando assim a sua base de leads.
O processo pode ser feito de forma automática, muito mais rápida e simples de acordo com o perfil do cliente ideal, isso ajuda a ter uma lista maior e atualizada de bons leads, além de melhorar as vendas e a atuação do marketing de forma geral.
Atendimento personalizado
Uma das grandes dificuldades tanto do marketing quanto da publicidade é saber conversar com o público, nunca é fácil entender suas necessidades e fornecer um atendimento de alta qualidade, principalmente no pós-venda ou na resolução de problemas de forma prévia.
Sendo assim, a I.A atua de maneira efetiva trazendo um atendimento totalmente personalizado e de fato eficiente, a tecnologia ajuda a atender uma alta demanda de consumidores que desejam conhecer melhor sobre o seu negócio ou precisam solucionar algumas dúvidas ou até mesmo pendências.
Com essa ferramenta, você pode implementar um sistema omnichannel, gerando respostas e diálogos em diferentes plataformas de comunicação, o que aperfeiçoa o seu diálogo com o consumidor final e facilita o seu trabalho de maneira geral.
Auxílio na produção de conteúdos
Criar uma campanha publicitária não é uma tarefa simples, toda a parte criativa pode levar um tempo até ser produzida, necessitando de uma atenção minuciosa como se estivesse utilizando serviços de caldeiraria para a criação de móveis, e a I.A pode ajudar muito nesse sentido.
Através da coleta massiva de dados, é possível comparar artes e designers, e entender melhor quais os tipos de campanhas estão tendo um desempenho melhor e o que pode ser reaproveitado de seus concorrentes.
Também é possível ter alguns ajustes durante todo o processo criativo, sendo uma ótima auxiliadora no desenvolvimento, fazendo com que a criação da campanha seja feita de forma mais simples e muito mais eficaz.
Tomadas de decisões mais precisas
Quem trabalha com marketing e publicidade sabe o quanto as tomadas de decisões são importantes nesse dia a dia, são diversas escolhas que devem ser feitas que podem mudar totalmente o rumo de uma empresa, desde uma mudança no orçamento, até mesmo a criação de uma campanha.
Muitas vezes, algumas pessoas tomam essas decisões com base em sentimentos ou suposições, porém, com a I.A é possível ser mais assertivo na hora de realizar as suas escolhas.
Com a coleta massiva de dados, você tem muito mais informações e dados para conseguir tomar decisões de maneira mais precisa e com uma margem de erro muito menor, isso ajuda a ser certeiro no caminho escolhido e faz com que você tenha muito mais êxito de forma geral.
Melhoria na gestão
Por fim, por mais que sejam segmentos voltados para a comunicação e focados em conversar com o público de várias formas diferentes, usando até mesmo um displays em acrílico, o marketing e a publicidade também precisam se preocupar com um ponto importante: a gestão.
Durante uma campanha e após a sua conclusão, são coletados inúmeros dados que devem ser gerenciados da melhor maneira possível, isso ajuda a entender os resultados e investimentos de uma empresa dentro dessa área, melhorando assim o seu desempenho e otimizando e reduzindo custos.
Com a I.A, é possível entender o que está dando certo, o que precisa ser corrigido e também a forma correta de redirecionar seus esforços, tudo de maneira eficiente e da forma mais positiva possível.
O que achou do texto de hoje? Acredita que a I.A pode impactar ainda mais o mercado da publicidade e do marketing? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.