A landing page é uma página que tem como objetivo converter o visitante em lead. Ela reúne todos os elementos necessários para essa transformação, por isso, possui uma estrutura muito mais simples do que uma página tradicional.
Seu foco é a oferta de uma campanha de marketing digital, acompanhando o princípio de atrair as pessoas certas para o site e blog da marca.
No entanto, a landing page também precisa ser capaz de fazer com que as pessoas queiram consumir os conteúdos, caminhando pelo funil de vendas até que se tornem clientes de fato.
Mas para construir toda essa trajetória, primeiro a organização precisa ser capaz de converter seus visitantes, caso contrário, eles não vão entrar no funil. A melhor forma de fazer essa conversão é por meio de uma página de captura.
Embora seja muito importante para as estratégias de marketing digital, não são todos os empreendedores e gestores que sabem elaborá-la, mas é fundamental começar a entender um pouco mais sobre o assunto.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é landing page e dar algumas dicas para criar a perfeita para seu negócio. Confira!
Entenda o conceito de landing pages
Landing page, também conhecida como página de captura, tem como principal foco converter visitantes em potenciais clientes.
A tradução para o termo é “página de aterrissagem”, mas também pode ser chamada de “página de destino”. Esses nomes se devem ao fato de que é o primeiro lugar acessado pelo visitante ao entrar no site.
Ao criar sua landing page, um fabricante de produtos para limpeza de pedra portuguesa inclui poucos elementos e tem como foco uma chamada para ação (CTA), e o objetivo dessa simplicidade é evitar distrações.
Quando a empresa atrai milhões de visitas todos os meses, precisa aproveitar esse número, entretanto, diversas organizações conseguem atrair uma boa quantidade de visitas, mas simplesmente não as leva para o próximo passo.
Ou seja, elas precisam converter o visitante em lead e inseri-lo no funil de vendas, pois é a partir disso que vai trabalhá-lo e nutri-lo, até que esteja finalmente pronto para comprar.
A landing page cumpre um papel muito importante nesse processo, posto que serve justamente para converter, deixando de lado elementos que possam distrair o usuário, como excesso de texto, menu e outras informações.
O foco é fazer com que o visitante preencha um formulário de contato em troca de algum conteúdo valioso, como:
- Infográfico;
- Assinatura de newsletter;
- Planilhas;
- E-books.
O usuário se sente tão interessado pelo material que está disposto a fornecer algumas informações sobre ele, como seu nome e e-mail.
É justamente por isso que a landing page precisa de uma oferta especial, caso contrário, não vai despertar o interesse e a curiosidade do visitante.
A landing page usada por uma imobiliária especializada em aluguel de escritório é diferente de um site. Seu foco é a conversão de usuários em leads, ao passo em que o site oferece conteúdo relevante para o público.
Na estratégia final, é fundamental que a plataforma conte com boas estratégias de SEO (otimização de páginas) e seja facilmente encontrada pelos motores de busca.
Nesse contexto, uma dica é utilizar chamadas para ação (CTA) para divulgar a página e assim transformar os visitantes em potenciais clientes.
Tipos de landing page
Existem diferentes tipos de páginas de captura, e é fundamental entender um pouco mais sobre eles para usar a melhor opção.
Existe a landing page para captura de leads, sendo esta a mais adequada para prospectar consumidores. Pode ser usada para obter informações úteis sobre os clientes, como e-mail, nome e telefone, em troca de um conteúdo de valor.
As empresas costumam usar a página de captura para aumentar sua lista de contatos e melhorar o processo do funil de vendas. Por isso, é uma excelente opção para iniciar um relacionamento com o potencial cliente.
Também existe a squeeze landing page, o modelo mais simples e que pode ser usado para influenciar a decisão de compra do prospect.
Uma confecção de camiseta azul de gola deve investir nessa página para incentivar o visitante a conhecer mais sobre seus produtos ou para se aprofundar sobre alguma informação.
Outra possibilidade de uso é fazer uma oferta específica, mas independentemente de qual seja o propósito, ela serve para incentivar o potencial cliente.
A landing page de eventos reúne as principais informações sobre o acontecimento em questão. A organização deve incluir todos os dados sobre o evento, como horários, programação, dentre outros, tanto para os físicos quanto para os digitais.
É uma forma de engajar a audiência e mostrar os benefícios e transformações que o evento vai promover, como desenvolvimento profissional, soluções para um problema, e assim por diante.
Por fim, a empresa pode usar a landing page de vendas, que como o próprio nome sugere, é usada para promover produtos e serviços, como cerca de jardim de pvc.
É o caminho para direcionar os visitantes ao último estágio do funil de vendas, tendo como objetivo converter leads em clientes.
A marca precisa inserir todas as informações que as pessoas precisam saber sobre uma solução, sendo uma forma rápida e fácil de informar os benefícios da oferta.
A página não precisa ser muito longa, mas apenas incluir os elementos mais importantes sobre o que está sendo oferecido, de modo a despertar o interesse e o desejo dos visitantes.
Dicas para criar a landing page
Independentemente do tipo de página de captura que seu negócio precisa, é fundamental saber criá-la. Algumas dicas são:
1 – Pensar no título
O ponto principal a ser pensado é o título dessa página, pois ele precisa ser chamativo, atraente e deixar a oferta bem clara para os usuários.
A mesma coisa se aplica ao subtítulo, lembrando que esses dois elementos são a primeira coisa que o visitante verá na página.
Por exemplo, é muito mais atraente visualizar o título “dicas para usar chapa de hambúrguer a gás”, que certamente irá atrair um leitor interessado no assunto.
Isso quer dizer que para criar o título e o subtítulo da página de captura é fundamental ser criativo e pensar nos aspectos que vão atrair a atenção da audiência.
Também procure usar listas numeradas, aguçar a criatividade da persona, inserir palavras como “grátis” e citar nomes conhecidos no mercado.
2 – Criar texto de qualidade
Mesmo que os títulos e subtítulos sejam fundamentais para essa página, eles não são o suficiente. É necessário criar um bom texto para que o leitor se sinta motivado, sempre mantendo a atenção na descrição da oferta.
A comunicação visual da landing page tem um papel muito importante para alcançar os resultados propostos, portanto, seja sucinto e saiba aguçar a curiosidade do usuário.
Algumas formas de fazer isso são destacar aspectos relevantes do material e apresentar seus benefícios.
3 – Inserir imagens
Na era da informação e da transformação digital, o uso de imagens nunca foi tão importante, e nas páginas de captura isso não é diferente.
Os recursos visuais ajudam a chamar a atenção do leitor e o incentivam a adquirir a oferta, mas eles precisam fazer sentido dentro do contexto.
Nesse cenário, se a oferta é um material com dicas de cuidados com a pele, vale a pena usar um banner na página com a imagem de uma pessoa saudável ou em uma rotina de skincare.
4 – Usar um formulário
As informações que a empresa solicita no formulário são vitais para as tomadas de decisão, assim sendo, veja quais dados dos visitantes seu negócio realmente precisa, como o nome, e-mail e telefone.
É necessário ter bom senso e não exagerar na quantidade de dados solicitados, pois além de ser um incômodo, o visitante pode simplesmente desistir por achar o processo muito burocrático.
5 – Criar uma boa chamada
O CTA (chamada para ação) precisa ser convidativo e incentivar a ação do prospectiva. Muito além de um texto atrativo, ele também precisa estar posicionado de maneira estratégica.
É necessário usar uma cor de destaque e que converse com o restante da página de captura, sempre usando frases que atraem, como “acesse gratuitamente”.
6 – Investir em um bom layout
O layout é tão importante quanto as imagens, ou seja, ele precisa chamar a atenção para prender a concentração do leitor.
Assim, um fabricante de regua de tomadas profissional deve escolher um design compatível com o tipo de produto que oferece, sem exagerar nas cores e na quantidade de informações.
Considerações finais
De nada adianta investir em estratégias de marketing se o negócio não tem como iniciar seu funil de vendas.
A página de captura é o primeiro passo para que o visitante se transforme em potencial cliente e futuramente adquira os produtos e serviços.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como elaborar a landing page do seu negócio e melhorar suas estratégias de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.