A Realidade Aumentada é uma tecnologia que propõe o ambiente de imersão, sendo desenvolvida por ferramentas computacionais para que o usuário realize algumas tarefas.
Ela proporciona a interação entre os ambientes virtuais e o mundo físico e um bom exemplo são as etiquetas de QR Code, espalhadas em pontos turísticos da cidade. Por meio de um leitor e com conexão à internet, o turista tem acesso a um guia.
Ele descobre como chegar até o local e, ao chegar, conhece um pouco mais sobre a história, opções de passeio, curiosidade, entre outras informações pertinentes. Isso mostra porque essa tecnologia está em alta em várias áreas, como marketing e publicidade.
Seu funcionamento acontece por meio de um software que integra o mundo físico e o virtual. No caso do QR Code, o recurso é marcado no mundo físico e o aplicativo de leitura é a porta de entrada para as informações que o usuário precisa.
Na educação, a Realidade Aumentada também pode ser aplicada de várias formas e trazer muitos benefícios para os alunos.
Este artigo vai mostrar como ela pode enriquecer a experiência de aprendizado, quais são os benefícios de integrar essa tecnologia ao ensino tradicional e mostrar alguns casos bem-sucedidos dessa integração.
O papel da Realidade Aumentada no aprendizado
A Realidade Aumentada consegue enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos porque traz mais proximidade do conteúdo à realidade dos estudantes. Eles podem desfrutar de imagens que saem do padrão bidimensional dos objetos.
Em outras palavras, ao invés de apenas visualizar as imagens em vídeos e livros didáticos, elas passam a fazer parte do mundo físico. Isso traz impactos muito fortes e os processos são melhor explicados.
Em outros setores, como o design de interiores, o recurso pode ser usado para que o indivíduo visualize um projeto de decoração com planta ornamental para sala, antes de comprar qualquer item.
O recurso também é mais eficiente do que a realidade virtual porque consegue agregar o mundo físico e o digital. Além do mais, existe uma grande facilidade em acessar os aparelhos que aplicam essa tecnologia.
É o caso de hardwares, como smartphones e headsets, totalmente acessíveis dentro das salas de aula. Entre as principais aplicações do recurso estão:
- Anatomia humana;
- Planejamento espacial;
- Processos industriais;
- Troca de informações;
- Ensino de idiomas.
Durante os estudos sobre anatomia humana, o aluno consegue compreender melhor o funcionamento do corpo e até mesmo processos cirúrgicos.
A integração de espaços planejados com outros espaços existentes melhora o aprendizado de arquitetura e planejamento espacial, tendo uma visão mais ampla do que será criado.
A montagem de máquinas também ficou muito mais fácil, pois o aprendizado com a tecnologia ajuda a visualizar processos complexos, ensinados e de maneira didática.
As pessoas têm mais facilidade para trocar qualquer tipo de informação, seja sobre uma matéria escolar ou a projeção de como ficará o piso antiderrapante para piscina e áreas úmidas em uma reforma.
No mundo todo, a cultura está incorporando novas tecnologias, e a Realidade Aumentada possibilita uma disponibilidade maior de informações e interação com os objetos, e um grande exemplo disso são os museus.
Até mesmo no ensino de idiomas é possível utilizar o recurso, possibilitando que o aluno alcance a fluência de maneira mais rápida e espontânea.
Benefícios para o ensino tradicional
Com a Realidade Aumentada, as escolas e universidades conseguem obter vários benefícios na aplicação do ensino tradicional. Entre eles estão:
Imersão e interatividade
Os conteúdos podem ser passados de maneira imersiva, mas além das explicações, o aluno consegue visualizar estruturas e conhecer um pouco mais lugares que dificilmente poderiam ser explorados dentro da sala de aula.
Por exemplo, é possível ver o solo de Marte e passear dentro de um vulcão. Existe a possibilidade de atuar diretamente nos objetos de estudo, tornando a aula mais interativa e interessante para os estudantes.
Mais engajamento
Empresas de vários segmentos, como um estúdio de revelar foto perto de mim, podem usar a Realidade Aumentada para engajar os consumidores, e o ensino também consegue engajar os alunos.
Essa tecnologia promove um envolvimento maior dos estudantes na sala de aula, criando um ambiente de aprendizado lúdico que incentiva a participação.
Maior compreensão sobre o assunto
O recurso também aprimora as técnicas de ensino, fornecendo ao educador todos os elementos necessários para abordar conceitos de vários aspectos e pontos de vista.
Eles vão além de uma visão geral e facilitam a compreensão do conteúdo, além de melhorar o aproveitamento das aulas.
Aumento da noção espacial
Os estudantes conseguem visualizar figuras em 3 dimensões, que antes só eram possíveis impressas em papel ou transmitidas em vídeo. Desse modo, fica mais fácil compreender os espaços e dimensionamento de sistemas, máquinas e objetos.
Eles conseguem visualizar todo tipo de processo, como banho de cobre em metais e até mesmo compreender o funcionamento de um satélite orbitando a Terra.
Custos reduzidos
Outra grande vantagem da Realidade Aumentada é um custo reduzido em relação a outras tecnologias. Dispositivos de realidade virtual, computadores e kits de robótica são muito mais caros para as escolas e para os pais.
Por outro lado, a Realidade Aumentada só precisa de um dispositivo móvel e algumas folhas de papel para introduzir o aluno aos assuntos pertencentes à grade curricular.
Não precisa de internet
A tecnologia também pode ser usada em ambientes específicos sem a conexão com a internet ou rede Wi-Fi.
Por poder ser usada offline, acaba reduzindo os custos, sendo necessário apenas um dispositivo móvel, o aplicativo e o material de apoio.
Tecnologia colaborativa
O ambiente desenvolvido na sala de aula com essa tecnologia induz a colaboração entre os alunos e favorece os trabalhos em grupo.
Até mesmo durante o treinamento de colaboradores em um fabricante de placa de gesso fina, a Realidade Aumentada pode ser usada para facilitar a comunicação, aprimorar as habilidades interpessoais e beneficiar o trabalho em equipe.
Dentro das escolas, os alunos terão mais facilidade para se comunicar, trocar ideias e viver novas experiências no aprendizado.
Exemplos da Realidade Aumentada no ensino
Existem várias maneiras bem-sucedidas de aplicar a Realidade Aumentada no ensino e que trazem excelentes resultados. São elas:
Human Anatomy Atlas 2023
O Human Anatomy Atlas 2023 oferece modelos em 3D e simulações sobre anatomia humana, tendo como objetivo ajudar os estudantes e profissionais de ensino a compreender o funcionamento do corpo humano.
Como resultado, os alunos podem fazer dissecações virtuais, explorar o funcionamento dos músculos e visualizar animações.
Google Arts & Culture
Essa plataforma do Google reúne 2 mil instituições culturais, presentes em cerca de 80 países. Um curso complementar oferecido por um fabricante de pressostato KP36 pode usar o recurso para ensinar os profissionais.
No ensino tradicional, ele é muito útil para descobrir histórias, visualizar imagens do arquivo da NASA, conhecer as artes cênicas, entre outras.
Conta com elementos de Realidade Aumentada, além de vídeos e imagens em 3D, como resultado, proporciona uma interação e imersão maiores com o usuário.
Escolas que utilizam a plataforma podem fazer tour em realidade virtual, visitar museus pelo mundo e até usar o Google Street View para conhecer um pouco mais sobre a história e as artes.
3DBear
O 3DBear é um aplicativo de Realidade Aumentada que ajuda os alunos a desenvolverem mundos virtuais. Seu objetivo é desenvolver um ensino ativo entre os estudantes, de maneira mais interativa, criativa e colaborativa.
Com essa tecnologia, é possível criar uma sala de aula e transformar o ensino por meio de planos, cenas AR, modelos 3D e criação de vídeos AR.
Avantis World
Assim como um fabricante de presilha de aço inox pode usar a Realidade Aumentada para desenvolver seus produtos antes de fabricá-los, as instituições de ensino contam com o Avantis World para explorar experiências educacionais.
É ideal para o estudo de Geografia, Ciências, História, Literatura e Alfabetização. Isso porque os alunos conseguem explorar de maneira independente um ambiente controlado pelo professor.
Mondly AR
Durante uma aula de direção automotiva, o instrutor pode utilizar a Realidade Aumentada para facilitar o ensino de direção, mas existe um aplicativo específico para o aprendizado de idiomas.
O Mondly AR é voltado para esse tipo de educação, é totalmente online e pode ser aplicado a qualquer momento. Com ele, a primeira experiência de aprendizado de idiomas acontece com reconhecimento de fala e chatbot.
O aluno pode usar o celular para aprender um novo idioma, além de explorar e interagir com novas experiências virtuais.
Considerações finais
A tecnologia traz facilidades para as pessoas em muitas situações do cotidiano, e o ensino é uma das áreas mais beneficiadas por ela.
A Realidade Aumentada é um exemplo disso porque consegue integrar perfeitamente o mundo físico e o mundo digital.
Isso facilita o aprendizado, aumenta a compreensão sobre as matérias abordadas e consegue prender a atenção do aluno.
As novas gerações já nascem inseridas no universo tecnológico e nada melhor do que usar seus recursos para acompanhar as necessidades de aprendizado do futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.