Se você trabalha em pé, não comprometa sua saúde, confira como amenizar o aparecimento de doenças futuras
Trabalhar em pé por longas horas é muito cansativo, não é verdade? A solução para quem vive essa realidade diariamente, é tomar algumas precauções para preservar a saúde e ter mais conforto ao longo do dia.
Para as pessoas que passam oito horas ou mais em pé, invista em tênis confortáveis para usar no decorrer das atividades laborais. Às vezes, esquecemos que os pés também precisam de atenção e zelo, pois eles suportam todo o peso do nosso corpo.
Devido à concentração de sangue nas pernas, quando ficamos por muito tempo na posição vertical, no cair da noite pode ocasionar câimbras, formigamento, além de dores nas articulações e o cansaço excessivo. Dessa forma, se esse é seu caso, veja como amenizar esses problemas com as sugestões a seguir!
Quais são as consequências de quem trabalha muito tempo em pé?
Além de provocar algumas lesões e má circulação sanguínea, as pessoas que trabalham muitas horas em pé sofrem com dores nas regiões do tornozelos e joelhos.
Em média, 3 mil brasileiros entre homens e mulheres se queixam de fortes dores musculares e nas articulações. O resultado desse quadro foi o aumento das faltas no ambiente de trabalho. Além de concentrar muito sangue nas partes inferiores do corpo, esse esforço sobrecarrega os outros órgãos.
Por exemplo, a panturrilha quando contraída faz com que o sangue suba, mas quando ela fica muito tempo estática, o coração terá que se esforçar mais para o sangue circular. É por isso que os trabalhadores que ficam muitas horas em pé se sentem mais cansados do que aqueles que executam mais movimentos durante o serviço.
Para amenizar os problemas, muitos trabalhadores recorreram a certas ações para fugir das dores como sentar de seis a sete vezes ao dia, bem como diminuir o ritmo de trabalho. Infelizmente, devido ao cansaço as pessoas acabam se tornando desatentas aos detalhes, por isso cerca de 7% dos funcionários sofreram algum acidente na empresa. Além disso, interfere no humor do empregado.
Como manter a saúde de quem trabalha muitas horas em pé?
Seguir algumas recomendações vão reduzir as complicações causadas por longas horas em pé, garantindo que dores e outros problemas não afetem sua saúde.
1 – Pratique atividades físicas
Uma forma de fortalecer a musculatura é por meio das atividades físicas, Assim, pratique exercícios para melhorar a circulação sanguínea, reduzir a frequência das dores e preparar o seu corpo para o ritmo de trabalho prolongado. Além disso, atividades ao ar livre como corrida, caminhada, andar de bicicleta, assim como ir à academia provoca um bem-estar, equilibrando o organismo de todos indivíduos. Torne essas atividades parte da sua rotina.
2 – Use calçados confortáveis
Para o conforto dos pés, invista em sapatos ortopédicos ou em palmilhas adequadas que tragam comodidade, acomodando todo o tamanho dos seus pés a fim de diminuir a sobrecarga do peso na parte inferior, impedindo que doenças futuras mais sérias surjam.
Dessa forma, a qualidade do calçado deve ser um dos primeiros fatores a ser avaliado. Para trabalhos com muitas horas na posição vertical, fuja dos saltos finos, pois são desconfortáveis, bem como podem ocasionar o inchaço dos pés depois de um dia exaustivo.
3 – Tenha uma alimentação saudável
Quando o assunto é saúde, uma boa alimentação não pode faltar na listagem, já que ela é primordial para garantir um bom funcionamento do nosso organismo, fornecendo os nutrientes necessários para manter o nosso corpo saudável. Logo, prefira alimentos naturais e hidrate-se bastante ao longo do dia.
4 – Vista roupas leves
Outro item a ser levado em conta, é o tipo de roupa utilizada durante o trabalho, principalmente, para quem fica muitas horas em pé. As peças apertadas podem agravar as dores noturnas. Por isso, vista roupas leves e largas que ajudarão a reduzir a pressão nas pernas durante o dia.
5 – Mude a posição
Mesmo que o local de trabalho permita sentar durante o expediente, não permaneça em uma única posição, movimente-se sempre que puder. O corpo ativo diminui a sobrecarga de peso nas pernas. Além disso, cuide da sua postura, mantendo a coluna ereta para não prejudicá-la.