A gastrite é uma doença que afeta as paredes internas do organismo. Ela pode ser causada por diversos fatores, como má alimentação, estresse e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Entretanto, o que poucos sabem, é da relação que ela pode ter com problemas bucais.
Basicamente, a gastrite nada mais é do que uma inflamação, que pode ser aguda (momentânea) ou crônica (que demora para ser tratada) que costuma atingir as paredes internas do estômago.
Existem diferentes tipos de gastrite, mas os seus sintomas no geral são:
- Dor no estômago como uma pontada;
- Queimação no estômago;
- Sensação do estômago cheio;
- Enjoo;
- Perda de apetite;
- Vômito;
- Gases;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar.
Portanto, ao sentir qualquer um ou até mais de um desses sintomas, é essencial procurar um médico especialista na mesma hora.
Da mesma maneira como foi visto logo no início, a gastrite pode ter várias causas, e uma das mais comuns é por conta de uma deficiência na saúde bucal. Isso independente de uma pessoa fazer uso de uma lente de contato dental ou não.
Desse modo, caso queira entender toda a relação entre a gastrite e a saúde bucal de um indivíduo, basta continuar a leitura.
Qual a relação entre gastrite e saúde bucal?
Uma das principais causas da gastrite é pelo acúmulo de bactérias que ficam na saliva. Para uma explicação mais precisa, imagine que dentro da sua boca, existem diversos microrganismos, tanto bons quanto ruins.
Dessa forma, ao ter hábitos ruins em relação a sua higiene bucal, os microrganismos ruins vão aumentando tanto que chegam até a corrente sanguínea.
Com isso, eles podem se espalhar para diversas partes do corpo, incluindo o estômago, que é assim que se provoca uma gastrite.
Portanto, é possível afirmar que a gastrite pode ser completamente influenciada por uma saúde bucal falha, por conta de alguns problemas, como placa bacteriana, gengivite, periodontite e diversos outros que causam bactérias ruins.
Vale mencionar, inclusive, que alguns desses problemas como a periodontite podem provocar até mesmo a perda dos dentes.
Nesse caso, será necessário pesquisar por “implante dentário antes e depois” para fazer uma comparação e colocar, se for o caso.
Com tudo isso, é possível afirmar com toda a certeza que existe uma relação entre a saúde bucal e a gastrite, já que uma pode ser uma das principais causadoras para outra.
Quais hábitos podem ajudar a prevenir?
Após analisar toda a relação entre a saúde bucal e a gastrite, é preciso saber o que fazer para o tratamento e também entender como prevenir.
O primeiro ponto é que para um tratamento, é fundamental se consultar com um médico gastroenterologista, um especialista dessa área, visto que somente saberá como tratar.
Entretanto, caso o seu problema com a gastrite tenha relação com alguma complicação bucal, é preciso fazer um acompanhamento em conjunto com um dentista.
Enquanto o dentista limpa os microrganismos que causam a enfermidade na boca, o outro elimina as bactérias da corrente sanguínea.
Porém, existem alguns hábitos que podem auxiliar na prevenção dessa doença. O primeiro é em relação a mastigação. É preciso triturar bem todos os alimentos antes de engolir. Para isso, uma das coisas que podem atrapalhar é a falta de algum elemento dentário.
Então, caso não tenha um dente, será preciso buscar por “preços de implantes dentários” para analisar os melhores com os preços mais acessíveis.
Além disso, o ponto mais importante é nos cuidados de higiene bucal básicos. Escove os dentes corretamente, todos os dias, sempre depois das refeições, para que as bactérias não fiquem acumuladas.
O uso do fio dental é primordial também, visto que ele consegue retirar algumas sujeiras que ficam acumuladas entre os dentes que a escova não alcança.
Vale lembrar que uma das principais causas para a gastrite são as bactérias que surgem pela boca.
Para alguns indivíduos que fazem uso de um aparelho de porcelana, por exemplo, alguns cuidados terão que ser redobrados. Para isso, basta verificar com o dentista quais as melhores precauções nesses casos.
Outro ponto que vale mencionar é a importância da escovação ser feita logo após acordar. Isso acontece porque, durante a noite, no período em que estamos dormindo, ocorre o acúmulo de muitas bactérias.
Entretanto, isso de forma nenhuma substitui a escovação que deve ser feita, obrigatoriamente, após todas as refeições.
No geral, cuide bem da saúde bucal com todos esses hábitos, para evitar doenças como a gastrite.
Além disso, procure sempre se consultar com um profissional de confiança. Para isso, faça algumas pesquisas como “clareamento dental preço”, por exemplo, para avaliar os melhores e mais acessíveis em diversos procedimentos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.