A relação entre uma marca e o seu público pode ser essencial para definir o sucesso de uma empresa, e é claro que para construir um relacionamento sólido é preciso ter uma ótima comunicação,e é justamente aí que entra o tom de voz.

Claro que existem diversos fatores que compõem o branding de um negócio, mas definitivamente, um dos mais importantes é a forma e a personalidade como uma empresa de comunica com seu público, é através da fala que você consegue transmitir a sua identidade visual e mais do que isso, mostra ao povo como quer estabelecer contato com ele.

Não adianta misturar várias formas diferentes de comunicação como se estivesse colocando ingredientes em uma batedeira industrial, e esperar sair algo de útil e impactante, pois isso não vai acontecer, é preciso ter um objetivo bem alinhado, e acima de tudo precisão e coerência em relação às suas escolhas. 

Pensando nisso, no texto de hoje nós mostraremos melhor sobre o tom de voz, e qual a sua importância para qualquer marca, e é claro, como defini-lo pensando sempre em seu público, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o tom de voz?

O tom de voz significa a maneira como uma empresa se relaciona com seu público, reunindo um conjunto de valores, ações, frases e palavras que podem ser utilizadas juntamente com o consumidor, de modo com que a marca consiga transmitir uma mensagem e se estabelecer dentro do mercado. 

Um exemplo claro de um tom de voz bem definido é o da empresa de desodorantes norte americana Old Spice, a marca costuma abordar uma linguagem mais bem-humorada, com propagandas que chegam a ser até absurdas, o que torna ela única e extremamente personalizada.

Isso faz com que, só de bater o olho, você já consiga imaginar que marca que é, só pela linguagem e o tom que ela quer transmitir. No mundo de hoje, as pessoas não querem mais saber apenas de produtos e valores, e sim, de tudo aquilo que aquele empreendimento fornece, inclusive a sua própria marca. 

Portanto, o tom de voz indica o caminho e o rumo que deve ser seguido, e a forma como a empresa fala com seu público, além do exemplo que demos acima, a Rexona é um exemplo mais sério e impactante, enquanto o Starbucks possui um lado mais lúdico. 

Cada caso é único, assim como a confecção de uniformes para as empresas, então procurar qual é o seu pode ser muito mais importante do que você pode imaginar. 

Qual a sua importância para uma empresa?

O tom de voz é a forma direta como uma empresa de comunica com seu público, e muitas vezes molda a forma como as pessoas enxergam a sua própria marca, dessa forma, é através dele que você transmite a sua personalidade e mostra um pouco mais sobre como é o seu negócio, o que ele representa, quais são seus objetivos, desejos e convicções.

Mostrar tudo isso ao público-geral, ajuda a gerar confiança, e de acordo com pesquisas recentes, 88% dos consumidores entrevistados consideram esse fator como determinante para a compra ou não de um produto, marcas que tem um tom de voz bem definido, tendem a atrair as pessoas certas e serem consideradas com maior personalidade, o que cá entre nós, pode ser uma vantagem em tanto dentro do mercado. 

Fazer com que as pessoas vejam melhor sobre a sua empresa, estabelecer um diálogo limpo com um tom pré-definido, e saber como conversar com o público utilizando a sua personalidade, é sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de atrair novos consumidores, ganhar vantagem competitiva e fidelizar mais clientes.

Em um mercado cada vez mais igual, apresentar algo diferente, repleto de personalidade, pode fazer total diferença, lembre-se, não existe certo ou errado ao definir seu tom de voz, o importante é ter um tom, saber conversar com as pessoas e abordá-las da maneira correta, como se estivesse procurando fazer a calibração de instrumentos de forma assertiva. 

Como definir o melhor tom de voz para o seu público?

Se você quer definir o seu tom de voz, o primeiro passo é definir bem quem é a sua persona, entender melhor sobre o seu público e o perfil do seu consumidor ajuda a compreender o que eles querem ver e esperam da sua empresa, qual o tipo de diálogo mais aceito e como você pode chegar até eles de maneira sútil e com um alto índice de aprovação. 

Conhecendo e definindo seu público, é hora de selecionar quais os canais para se comunicar com as pessoas, para isso, veja onde elas mais estão presentes, e o formato de conteúdo mais consumido por elas, isso vai te ajudar e manter um padrão de comunicação e abordar as pessoas certas, no lugar certo e na hora certa. 

Com esses dois termos pesquisados, é hora de começar a definir quais serão as diretrizes da sua comunicação, ou seja, a forma como você vai falar com seu público de forma geral, você vai se dirigir no singular ou no plural? Quais serão as particularidades da sua marca? Ela é mais expansiva, séria, engraçada ou um meio-termo? Quais são as proibições, ou seja, assuntos que nunca podem ser comentados pela sua marca? Qual é o seu objetivo? Onde você quer chegar e qual mensagem quer transmitir?

Todos esses são pontos que você deve observar e começar a montar o seu próprio tom de voz, essas perguntas vão te dar um rumo de como encontrar a frequência certa, procure ser flexível como um toldo articulado, pense bem nas suas opções e defina o que melhor representa e é mais benéfico para a sua empresa.

Por fim, com o tom já definido, faça testes em grupo e confira a aprovação das pessoas, veja se aquele padrão encontrado é realmente o que você deseja e se é dessa forma que você quer que as pessoas vejam a sua marca.

O que achou do texto de hoje? Você já tem um tom de voz definido? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.