Se você trabalha com marketing talvez o mais importante sejam os resultados, certo? A geração de leads ou a concretização de uma venda é sem dúvidas, um dos momentos mais satisfatórios para quem atua nessa área, mas para que chegue nesse ponto, o usuário deve passar por uma série de etapas e vinculações relacionadas ao seu negócio,afinal, você não acha que a alguém vai tornar cliente do seu negócio da noite para o dia sem justificativas, certo?

Existe todo um caminho que o consumidor passa antes de concretizar uma transação, algo bem detalhado como os serviços de caldeiraria, por exemplo, e você já imaginou saber cada passo e ter cada informação sobre a jornada do seu cliente desde o primeiro contato até a efetivação da compra? Parece algo distante ou um sonho a mais, mas na verdade, isso não passa do chamado funil de marketing.

Esse é um conceito que indica exatamente cada etapa do usuário desde o primeiro contato até a conversão relacionada ao seu negócio, e todo passo é crucial dentro de uma empresa, é a partir dele que o profissional de marketing define suas abordagens e entende melhor como chegar no cliente de acordo com o seu entendimento sobre o seu negócio.

Ainda está um pouco confuso? Fique tranquilo, pois no texto de hoje iremos te mostrar o que é o funil de marketing e como ele funciona na prática, bora conferir mais sobre esse que é um dos termos mais importantes dentro desse universo? Então vamos lá!

O que é o funil de marketing?

O funil de marketing é um dos conceitos mais conhecidos desse segmento e tem um papel fundamental em toda a montagem de uma campanha, ele se trata de uma pirâmide invertida contendo três etapas: o topo, o meio e o fundo do funil, cada usuário passar por cada uma delas, porém ela vai ficando cada vez mais estreita, representando a jornada de compra de um cliente. 

No começo, você vai atrair vários visitantes e conforme for realizando suas ações, o número de pessoas vai diminuindo até chegar nos usuários que efetivamente se tornaram clientes do seu negócio, e isso é o que representa o funil de marketing. 

Dessa forma ele representa a jornada de compra dos seus consumidores, desde o primeiro contato com a sua empresa até a compra do seu produto , ele serve para entender melhor o comportamento de acordo com cada fase, acompanhar toda a jornada e até dar o suporte correto de acordo com as necessidades. 

Com o uso do funil de marketing, é possível segmentar o público-alvo de maneira eficiente ajudando em todas as etapas desde o seu conhecimento até de fato, a transação, de forma resumida ele pode ser dividido em quatro estágios: visitantes, leads, oportunidades e por fim, vendas. 

Cada uma delas pode estar englobado dentro de uma etapa do funil, abaixo, vamos falar sobre cada uma delas e explicá-las melhor para você entender, confira!

Topo do funil – aprendizado e descoberta

A primeira etapa do funil de marketing é o conhecido topo do funil, essa é a fase de aprendizado e descoberta dos usuários, nesse primeiro momento, a pessoa está buscando soluções para um problema ou necessidade, e começa a pesquisar sobre determinado assunto. 

Talvez seu motor para portão eletrônico tenha quebrado, então você começa a pesquisar sobre motores que encaixem com a sua necessidade, dessa forma, vai tendo o primeiro contato com diferentes empresas que atuam neste segmento, aprendendo e descobrindo mais sobre o assunto. 

Essa primeira fase ajuda a conhecer mais sobre o mercado que o consumidor está sendo inserido, o conteúdo aqui deve ser feito de forma atrativa e mais leve, como posts em blogs ou redes sociais, infográficos e newsletter, tudo bem informativo e é claro, introdutório. 

Meio do funil – reconhecimento do problema

A segunda etapa é o chamado meio do funil, aqui a pessoa já conhece um pouco melhor sobre o assunto que está inserido e começa a reconhecer melhor sobre o seu problema e entender o que precisa fazer para solucioná-lo. 

Aqui o usuário já está ciente da solução e começa a querer avaliar melhor suas opções e se aprofundar ainda mais no assunto, geralmente, essa é a etapa onde o visitante acaba de se tornar lead, então ele já conhece a sua marca e está interessado em saber mais sobre ela, antes de concretizar uma venda. 

Checklists, posts longos para blogs, templates, planilhas e calculadoras, entre outros conteúdos são ideias para nutrir o lead, mantê-lo informado e fazer com que ele se aproxime cada vez mais do seu negócio, lembre-se, ele já conhece sobre o seu negócio, então esse é o momento de você convencê-lo de que a sua porta corta fogo é a ideal para as suas necessidades. 

Fundo do funil – decisão de compra

Chegamos na última etapa do funil de vendas conhecida também como a decisão de compra, aqui o usuário já tem noção de todas as opções, já conhece tudo sobre seu problema, compreende melhor sobre as suas soluções e agora está pronto para tomar uma decisão de compra. 

Ou seja, após tanto se informar, esse é o momento dele de fato, concretizar uma transação, porém é claro que não funciona de forma tão simples assim. aqui ele vai buscar a melhor oferta e provavelmente será convencido por aquele que apresentar a melhor solução para o seu problema. 

Essa é uma etapa crítica é extremamente importante dentro de qualquer funil, então é necessário ser cirúrgico nas suas escolhas e ter uma abordagem precisa para convencer de fato, os usuários a comprarem o seu produto e escolherem a opção fornecida pelo seu negócio. 

Webinars, catálogo de produtos, avaliação gratuita, promoções, vouchers entre outros, podem ser utilizados para convencer e persuadir o usuário a se tornar consumidor da sua marca. 

Pós-venda

De maneira resumida, as três etapas acima completam o funil de marketing, mas também vale ressaltar o chamado pós-venda, assim como um regulador de pressão de gás tem papel fundamental para um botijão, o pós-venda também possui uma atuação determinante dentro do funil de marketing. 

Isso porque, após finalizar todas as etapas, e o usuário se tornar um cliente da sua marca, é importante manter o contato e trabalhar com a fidelização daquela pessoa, isso faz com que surja uma nova etapa dentro do funil, que trabalha justamente essa comunicação mesmo depois da transação. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o funil de marketing? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.