Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto a taxa de conversão é importante dentro de qualquer estratégia, incluindo é claro, o chamado tráfego orgânico. Por mais que você aposte na criação de anúncios de vendas mais diretos, grande parte dos seus leads se transformarão em clientes justamente dentro do seu site, de forma natural.
E para que isso aconteça com frequência, é necessário manter uma boa taxa de conversão, afinal, do que adianta centenas de visitantes diários dentro da sua página se você não conseguir convertê-los a comprar seus produtos? É a mesma coisa que produzir uma ótima caixa de pizza personalizada sem conseguir ter um bom volume de pedidos, isso só resultará em investimentos descartáveis.
Pensando em melhorar a sua conversão dentro do seu tráfego orgânico temos justamente o chamado CRO, essa que é uma estratégia fundamental para quem mira melhorar o seu desempenho, mas você conhece ela? Que tal saber um pouco mais sobre? Então no texto de hoje iremos mostrar para você o que é o CRO no tráfego orgânico, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o CRO?
Conversion Rate Optimization, ou também conhecido como otimização da taxa de conversão, nada mais é do que uma estratégia baseada em aprimorar constantemente um website para melhorar a sua taxa de conversão, visando atrair e principalmente converter mais usuários.
O principal foco do CRO é justamente aperfeiçoar o site e aproveitar melhor o tráfego orgânico já pré-estabelecido dentro da página, dessa forma, esse é um conceito que utiliza o máximo potencial e explora a página fazendo com que ela seja cada vez mais otimizada.
A ideia por trás do Conversion Rate Optimization é justamente melhorar a taxa de conversão dentro do site, dessa forma, ele atua diretamente com o tráfego orgânico, e como consequência ajuda a otimizar as vendas gerando mais eficiência e é claro, aumentando o lucro do seu negócio.
Ele ajuda a entender o que o site precisa e encontrar alternativas para otimizá-lo e gerar o melhor para que os usuários passem de visitantes para compradores.
Qual a importância do CRO?
Todo mundo sabe o quão importante o tráfego orgânico é para uma empresa, certo? Afinal, construir uma base sólida de visitantes é sem dúvidas, algo extremamente positivo dentro de qualquer negócio, porém, mesmo que os usuários cheguem de maneira natural, todo esse movimento tem um certo custo.
A produção de conteúdo, o uso do SEO e de outros artifícios exigem um certo gasto de dinheiro e também de tempo para serem concretizados, você não está apenas expondo o seu material em um displays em acrílico, e sim criando estratégias que chamam a atenção das pessoas, mas do que isso adianta sem uma boa taxa de conversão?
Claro que é importante se destacar e fazer com que os usuários cheguem até a sua página, porém isso não adianta de nada se a sua taxa de conversão for considerada baixa, para que um grande volume de usuários na sua página se você não consegue transformá-los em clientes? E é exatamente aí que entra o CRO.
Ele ajuda a economizar recursos como tempo e dinheiro, além de melhorar seus resultados sem necessariamente aumentar o seu trabalho, o ticket médio é outro fator que aumenta bastante com a utilização desse conceito, já que ele melhora auxilia o chamado cross-selling.
Como funciona o CRO?
Agora que você já sabe o que significa e qual a sua importância, é hora de entender um pouco melhor como funciona o CRO, afinal, como é possível otimizar os sites mirando de forma exclusiva o aumento da taxa de conversão? Bom, por mais que pareça algo complicado, acredite, é bem mais simples do que você imagina.
A primeira etapa de uma boa estratégia de CRO é a coleta de dados e informações, se você quer adaptar o seu website para agradar o seu público é necessário se basear em fatos e não em suposições, sendo assim,é preciso entender o tipo de conteúdo que as pessoas querem consumir e realizar testes de acordo com aquilo que você acredita ser mais vantajoso.
Após muita coleta e uma boa quantidade de informações analisadas é hora de não só receber os dados, mas também de interpretá-los da maneira correta, saiba o que eles significam e como eles podem ser aplicados dentro da sua página, para isso, uma ótima recomendação é a utilização dos chamados testes A/B.
Assim como a broca para aço, existem inúmeras opções que podem ser usadas dentro da sua página, verifique aquelas que mais agradam os usuários e confira os maiores índices de conversão, também é importante ficar de olho nos resultados e manter uma otimização constante.
O que fazer para melhorar o CRO?
É claro que o CRO é fundamental dentro de qualquer estratégia de marketing digital, e agora que você já sabe disso, é crucial que comece a utilizar algumas estratégias para auxiliar a melhorar o seu desempenho de forma geral.
A primeira forma é se preocupar com a experiência do usuário, foque em uma página responsiva, e traga exatamente aquilo que a pessoa quer durante a sua navegação, o segundo ponto é justamente a geração do tráfego para dentro do site.
Porém aqui não estamos falando apenas do tráfego orgânico convencional, e sim o aumento da qualidade do seu tráfego, de nada adianta focar em atrair mais visitantes sendo que eles não se interessam pelo seu acoplamento flexível, procure por usuários que realmente tenham interesse na sua página e no assunto abordado de forma geral.
Por fim, também recomendamos o uso de CTAs chamativos e cativantes, isso causa um impacto inicial positivo e pode ser determinante para qualquer usuário concluir uma conversão.
Vale ressaltar que o CRO é uma estratégia que combina muito bem com o SEO, e juntas podem se complementar gerando tráfego de qualidade e aumentando as conversões, então vale a pena ficar de olho na combinação entre elas.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.