A palavra-chave nada mais é do que um termo composto por uma ou mais palavras e utilizado pelas pessoas para fazer pesquisas nos buscadores e obter respostas para as suas dúvidas e necessidades.
Para fazer um bom trabalho com marketing digital, é muito importante compreender o conceito de palavra-chave, pois ela faz parte de muitas estratégias, desde anúncios pagos até a criação do site da marca.
Também é parte importante de uma das maiores estratégias digitais, conhecida como SEO (Search Engine Optimization), que otimiza as páginas do site para que elas sejam encontradas entre os primeiros resultados de pesquisa.
Quando os empreendedores, gestores e profissionais de marketing começam a estudar SEO, um dos elementos mais falados é a palavra-chave e saber escolhê-la é fundamental para otimizar os elementos.
Só que ela também precisa ser bem escolhida na hora de criar um anúncio pago, uma publicação nas redes sociais, dentre outras ações digitais. Mas é comum ter algumas dúvidas, quando não se conhece bem sobre o assunto.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é palavra-chave, quais ferramentas facilitam sua busca e como pesquisá-las para suas estratégias de marketing digital. Confira.
Entenda o que é palavra-chave
A palavra-chave nada mais é do que o principal instrumento de pesquisa, sendo termos que podem ser compostos por uma ou mais palavras. Trata-se da forma como o usuário escreve aquilo que deseja pesquisar na internet e esclarecer suas dúvidas.
Mesmo que o termo seja autoexplicativo, é muito importante entender o que isso significa, principalmente para quem vai começar a trabalhar as estratégias de SEO agora.
Se alguém acessar o Google e digitar “Especialista em Peugeot” utilizou essa palavra-chave para encontrar informações sobre o assunto, e portanto, as palavras-chave nada mais são do que instrumentos de busca.
Tenha em mente que toda pesquisa se origina de um termo composto por uma ou mais palavras e elas apresentam para o buscador qual é o problema do usuário. Ou seja, são termos usados para obter respostas e solucionar problemas.
Quem é profissional de marketing sabe que as palavras-chave são usadas para dar direcionamento na hora de criar as páginas de sites e blogs.
Nesse contexto, quando você define uma palavra para uma página, transmite uma mensagem para o Google e mostra para ele qual é o conteúdo que está sendo tratado na plataforma.
Se o proprietário fizer a escolha correta do termo usado, seu material será exibido entre os primeiros resultados de pesquisa. Por isso é tão importante saber escolher as palavras-chave corretas.
Ferramentas para buscar palavras-chave
Uma empresa de galpão metálico modular pode usar diversas ferramentas para pesquisar os termos que vai utilizar em suas estratégias. Entre as principais estão:
- Google Keyword Planner;
- Semrush;
- Google Trends;
- UberSuggest.
O Google Keyword Planner é a ferramenta do Google e tem como objetivo ajudar a criar campanhas otimizadas para o Google Ads.
Também é uma excelente ferramenta para fazer diagnósticos da estratégia, identificar o que funciona ou não e os dados são organizados em uma planilha para facilitar a análise.
Outro recurso é o Semrush, que embora não ofereça dados precisos de navegação, traz um relatório completo sobre as tendências, além de dar dicas sobre os caminhos que a marca pode seguir para garantir o sucesso de seu conteúdo.
É muito importante analisar o próprio site e suas páginas, assim como de seus concorrentes para saber quem é considerado referência nos resultados.
Existe a versão gratuita desta ferramenta e ela traz uma visão geral, no entanto, a versão paga possibilita um planejamento mais completo.
Quanto ao Google Trends, trata-se de uma ferramenta gratuita que ajuda a descobrir, por meio de determinado termo, quais pesquisas relacionadas a ele que os usuários têm feito.
Os resultados podem ser filtrados por país ou estado, ou então período e fontes dentro das áreas de pesquisa.
Por fim, um fabricante de caixa de madeira de feira pode usar o UberSuggest para acesso a sugestões de palavras-chave. Para isso, basta inserir um termo que pretende trabalhar, o idioma e a área de pesquisa.
Também é possível clicar nas sugestões de termos que aparecem como melhores opções para trabalhar.
É importante dizer que palavras-chave genéricas, geralmente compostas por uma ou duas palavras, costumam ser mais disputadas, por isso, é mais difícil ranquear utilizando esses termos.
Como pesquisar palavras-chave
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito de palavra-chave, chegou o momento de saber como pesquisar esses termos. É necessário seguir um passo a passo, veja:
Escolher uma ferramenta
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma ferramenta que vai te ajudar a pesquisar os termos que pretende usar.
Um estabelecimento de revelação de fotos 15×21 vai descobrir qual é o volume de busca mensal para determinada palavra, o quanto ela é concorrida nas buscas pagas e orgânicas e o custo por clique, caso seja utilizada em anúncios pagos.
Essas ferramentas também mostram outras ideias de palavras relacionadas ou semelhantes aos termos que você gostaria de usar, trazendo uma visão mais ampla sobre as possibilidades para o conteúdo.
Conhecer seu site e dos concorrentes
Durante a pesquisa por palavras-chave, também é importante analisar seu próprio site e o site dos concorrentes, pois ajuda a encontrar algumas ideias de conteúdos, identificar temas que não são trabalhados e aumentar o diferencial do seu canal.
Por meio dessas ferramentas, é possível comparar domínios e descobrir quais palavras são mais utilizadas pelos concorrentes e os pontos fortes de cada uma delas.
É assim que o negócio vai encontrar as otimizações necessárias e ter ideias valiosas para seus projetos.
Se uma empresa de instalação de piso laminado na parede estiver iniciando uma campanha agora, essa análise vai ajudar a entender o que funciona para a persona e como a organização pode fazer algo diferente de seus concorrentes e se destacar.
Saber quais são as intenções da persona
Atualmente, as empresas investem na criação de conteúdos sobre assuntos relacionados à sua área de atuação e que sejam do interesse da audiência, como no caso de uma academia que dá dicas sobre alimentação.
O objetivo não é alcançar pessoas que estão fazendo dieta, mas aquelas que querem melhorar seu aspecto físico, perder peso ou conseguir um rendimento melhor nos exercícios físicos.
Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, vai perceber que alguns termos possuem milhões de buscas, o que parece ótimo à primeira vista, mas, na verdade, é muito difícil ranqueá-los.
Supondo que esta academia utilize como palavra-chave “dieta”, vai precisar competir com muitos outros canais no ranqueamento.
Por outro lado, se uma empresa de construção utilizar o termo “toldo para porta de cozinha”, não vai competir com tantas páginas e suas chances de ranqueamento são bem melhores, pois o termo possui 5 palavras.
O que queremos dizer é que é importante buscar palavras-chave relacionadas com o conteúdo, e no que diz respeito ao funil de vendas, é importante adequar o termo ao momento em que o cliente se encontra na jornada de compra.
Termos muito amplos e pouco relacionados com o produto ou serviço tendem a alcançar pessoas que ainda estão no início da jornada, enquanto as palavras mais específicas são mais voltadas para quem já está pronto para consumir.
Compreender a relação entre volume e dificuldade
Uma empresa especializada em regularização contrapiso não deve focar apenas no volume de busca, principalmente quando a organização está trabalhando o início da estratégia e ainda não possui uma presença online forte.
As palavras-chave com uma média muito alta de buscas costumam ser mais concorridas, portanto, fica muito mais difícil alcançar uma boa posição utilizando esses termos.
Por outro lado, quando as buscas são menores, a concorrência automaticamente também é menor, o que se traduz em resultados muito mais rápidos.
Termos mais longos são conhecidos como palavras-chave de cauda longa e estão mais relacionados à marca, sendo uma excelente opção para atrair pessoas mais qualificadas para o momento da compra.
Por exemplo, se uma loja utilizar o termo “máquina de café expresso para restaurante” em seu conteúdo, vai atrair exatamente os usuários com perfil ideal para consumir seus produtos.
Considerações finais
As palavras-chave são fundamentais para estabelecer uma boa estratégia de marketing digital e garantir que o negócio conquiste um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
Mais do que isso, elas garantem o sucesso das campanhas pagas, a qualidade do conteúdo e ajudam as marcas a impactarem o público que desejam.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o assunto e como usar as melhores ferramentas para pesquisar as palavras-chave de suas estratégias de marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.