Quando se fala de estratégia de marketing digital é imprescindível falar sobre remarketing e retargeting, mas você sabe o que vem a ser esses termos tão utilizados?
Geralmente quando se entra em um site de compra, e-commerce, e não se finaliza a venda, chega um email tentando fazer com que o usuário volte atrás e conclua a compra, isso é o famoso remarketing, que visa na estratégia de marketing digital através do e-mail.
Muitos confundem o remarketing com o retargeting, devido às suas semelhanças dentro do marketing digital, porém existem diferenças e são estratégias essenciais para se fidelizar clientes e alcançar objetivos de crescimento no seu negócio.
O remarketing é utilizado em forma de e-mail marketing, já o retargeting tem como finalidade mostrar através de anúncios em redes sociais ou sites o produto em que o usuário demonstrou interesse e não comprou, podendo fazer com que esse usuário volte atrás e adquira aquele produto ou serviço.
Para entender melhor sobre esse assunto é importante estudar assuntos relacionados com gestão de marketing e vendas para usar as melhores estratégias e conseguir alcançar o seu objetivo.
Quais as diferenças entre remarketing e retargeting?
Como vimos anteriormente existe uma certa diferença entre o remarketing e o retargeting, porém muitas pessoas ainda confundem essas duas estratégias, isso porque os dois compartilham objetivos em comum, isto é, impactar mais uma vez o lead que demonstrou interesse anteriormente, para que isso gere conversão.
Porém existem diferenças entre os dois métodos, pois o retargeting utiliza mídia paga para promover a conversão dos leads, através de anúncios em redes sociais, e em sites de busca, tendo o mesmo intuito.
Já o remarketing é mais direto ao ponto, enviando emails e ações feitas pelo usuário do site, que tem o mesmo objetivo de converter esses leads e potenciais clientes.
É importante ter uma gestão de marketing e comunicação para saber qual a melhor estratégia a utilizar no seu negócio, porém para se obter ainda mais sucesso as duas unidas podem levar a resultados extraordinários.
Como unir as duas estratégias?
Unir as duas estratégias é uma ótima forma de conversão de leads, sendo indicado usar o retargeting fora e dentro dos sites, on-site e off-site, misturando essas estratégias junto com o remarketing.
As ações em combinação, impactam de forma positiva o usuário tornando a presença online da marca mais completa de forma que chame a atenção do consumidor.
Unidos as estratégias geram resultados porém é necessário tomar certos cuidados para que isso não se torne agressivo ao usuário que pode impactar de forma negativa caso os anúncios sejam repetitivos. Para obter sucesso nas estratégias é preciso:
- Ter um planejamento estratégico;
- Ter segmentação;
- Ter qualidade;
- Passar confiança do produto ou serviço para o usuário.
Criar um planejamento estratégico irá fazer com que os dois métodos sejam complementares, mandando uma quantidade de emails que impacte o cliente positivamente e não de forma negativa, tornando aquilo maçante ao usuário, fazendo com que o mesmo não queira mais saber informações da marca.
Ter uma segmentação certeira é o que faz com que a estratégia dê certo, direcionando esforços das campanhas unidas dos produtos que os leads realmente tiveram interesse, levando satisfação a eles e mais oportunidades de conversões de vendas.
Além da segmentação é preciso ter qualidade na campanha verificando se as abordagens estão impactando o cliente e ao momento do interesse e compra desse usuário, levando em conta sua persona com planejamento certo, passando qualidade e confiança da marca para esse lead.
Determine a duração da campanha do produto trazendo veracidade e relevância ao consumidor, mensurando resultados e verificando se essas ações estão sendo correspondidas por esse usuário, quais são mais bem sucedidas e qual a melhor estratégia a continuar utilizando.
Com um curso de empreendedorismo a distância suas chances de fazer uma campanha certa ao consumidor é bem mais provável, já que dentro do curso será aprendido estratégias específicas para seu negócio.
Além desse tipo de curso, outros estudos podem passar mais confiança nas suas estratégias de divulgação e angariação de novos clientes, como por exemplo uma faculdade de vendas e marketing.
Como usar o retargeting para atingir os leads do fundo do funil?
É preciso utilizar o retargeting com clientes já existentes, ou seja aqueles que já adquiriram da sua marca em algum momento, mas há um tempo não compra mais. Usando uma segmentação específica com esses usuários com certeza irá converter os acessos em vendas, esse tipo de estratégia de marketing digital se for bem utilizado pode trazer bons resultados.
Crie anúncios baseados no engajamento da página, se você percebeu que seus leads tem interesse em determinado produto, então continue adicionando anúncios e mostrando soluções para que tenham ainda mais interesse e encontrar a solução do problema.
Com a gestão comercial ead será ainda mais eficaz os métodos utilizados, sabendo fazer com que o empreendedor gere conteúdos de qualidade para seus leads.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.