O Brasil possui cerca de 152 milhões de usuários dentro da internet, o que representa 81% da população acima dos 10 anos, e desses, 55% das pessoas acessam a web exclusivamente pelo celular, enquanto mais de 98% entram em sites utilizando os dispositivos móveis.
Só por esses números você já pode perceber o quão presentes os celulares estão na vida das pessoas e como elas têm preferência por esse recurso atualmente, e é claro que com todo esse sucesso, é necessário se adaptar à essa nova realidade.
Sendo assim, as empresas estão investindo cada vez mais para que seus sites sejam responsivos e se adaptem bem aos diferentes formatos de tela, mas assim como uma caixa de pizza personalizada que é feita de forma especial, aqui você deve colocar a mão na massa e fazer as coisas, e não apenas esperar acontecer.
Pensando nisso, no texto de hoje nós separamos as principais otimizações para mobile que o seu site precisa ter. Bora conferir quais mudanças devem ser feitas para que você consiga alcançar o público da maneira correta e mais efetiva? Vamos lá!
Escolha um Web Design responsivo
O primeiro ponto que olhamos ao abrir um site pelo celular é justamente o seu web design, se você já acessou uma página que funcionava de um jeito pelo desktop e quando entrou pelo mobile ela estava totalmente bagunçada, você sabe como isso é negativo na visão do usuário.
Sendo assim, é necessário que você capriche e consiga escolher e criar um web design que seja totalmente responsivo, e se adapte a esse aparelho, sem que a tela fique distorcida ou o design, no geral, fique esquisito.
Isso ajuda em praticamente todos os aspectos do site, melhorando o seu SEO e a experiência do usuário, sendo um princípio básico da adaptação mobile.
Adapte aos elementos e reveja seu conteúdo
Um site possui diversos elementos e é preciso se atentar a cada um deles, afinal, os dispositivos móveis contam com a utilização dos polegares e a tela é consideravelmente menor, então qualquer elemento fora de sincronia pode fazer com que a pessoa dê cliques involuntários ou acabe tendo dificuldades na sua navegação.
Se atente com os botões, barras de rolagem e os menus em geral, faça um tamanho bom e adaptável ao mobile sem que a pessoa tenha dificuldades durante a sua navegação, esse é um detalhe tão importante quanto o uso de Equipamentos de combate a incêndio em prédios corporativos.
Fique de olho na sua formatação e opte até mesmo pela inserção de um “resumo” ou uma versão menor de um conteúdo muito longo, isso ajuda a deixar mais simples a leitura nos celulares, incentivando o acesso.
Use a AMP
A marcação de Páginas Móveis Aceleradas, também conhecida como AMP, atua diretamente com os resultados das buscas disponíveis pelo Google mobile, e tem como principal objetivo, ampliar a velocidade de carregamento dos sites através dos celulares.
Ela foi implementada em 2016 e é extremamente útil para qualquer site que queira ingressar como dispositivo móvel, além de sua velocidade, ela também ajuda na inserção de mais conteúdos, ampliando bastante o seu alcance, vale a pena pesquisar e saber mais sobre ela.
Verifique sua velocidade de carregamento
Falando em velocidade de carregamento, esse é um ponto crucial para a otimização do seu mobile, sendo assim, mesmo que utilize o AMP, verifique com frequência e faça testes recorrentes na sua velocidade, o conteúdo não pode demorar para aparecer e tudo deve ser visto de maneira rápida e eficiente.
Isso vai trazer uma vantagem em relação aos seus concorrentes, já que as pessoas tendem a escolher sites que carregam mais rápido, proporcionando assim uma experiência de navegação muito mais eficiente.
É importante tomar cuidado com alguns fatores como o excesso de textos ou imagens na página, isso pode afetar diretamente a sua velocidade, assim como uma Bomba centrífuga é o centro do abastecimento de condomínios, a velocidade é quem dita a qualidade do site.
Se atente ao tamanho das imagens
O conteúdo visual é necessário dentro de qualquer site, é ele quem traz dinamismo e interatividade para as páginas, porém é claro que é necessário ter um cuidado a mais quando falamos sobre eles.
Por mais que as imagens sejam importantes, é preciso que elas tenham o tamanho correto e comprimido para responderem bem ao mobile, por mais que você queira uma imagem de alta qualidade, é necessário entender as limitações e procurar oferecer algo que caiba dentro da sua página.
Procure comprimir e converter esses conteúdos para que encaixem bem dentro das telas dos dispositivos móveis ao mesmo tempo que tragam uma experiência completa e agradável aos usuários.
Evite o uso de flash
Flash nada mais é do que um software utilizado para criar conteúdos animados para a web, e por mais que ele seja extremamente popular , na atualidade ele já está caindo no esquecimento muito por conta do seu “prejuízo” referente aos sites mobiles.
Sendo assim, mesmo que pareça algo atrativo, evite o uso da ferramenta, pois ela é totalmente dispensável e pode ser substituída por outras condições. Sem ela, sua página ficará mais leve e transparente como um Display de acrílico.
O que achou do texto de hoje? Preparado para otimizar seu site para o mobile? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.