Quando se trata de marketing, existe uma série de vertentes que precisam ser consideradas, e quando o assunto é analisar as ações dessa área, a gestão de marketing entra em cena.
Uma gestão de marketing trata-se do gerenciamento de processos, do plano de marketing, desde seu início até a execução, além de pessoas, para que um produto ou serviço possa cumprir os objetivos que a empresa tem, além de bater as metas e superá-las.
Fazendo parte de uma rotina de uma Empresa de Limpeza e Serviços Gerais, por exemplo, a gestão de marketing pode ter várias atividades, das quais conquistar o mercado é o principal foco de quem trabalha neste departamento.
Os gestores de marketing acabam dando uma visão mais aprofundada da área para a empresa, podendo ser serviços próprios ou terceirizados, e ajudam na definição das estratégias que podem surtir um maior efeito para aquele negócio.
Além de também realizar algumas funções mais específicas, tais como:
- Análise do mercado;
- Segmentação;
- Negociação com fornecedores;
- Alinhamento da equipe;
- Monitoramento de campanhas;
- Interação com todo o empreendimento.
Essas atividades podem acabar sendo o entendimento de como o nicho mercadológico da empresa funciona, bem como uma forma de estabelecer melhor os resultados dentro do escopo planejado pelo negócio.
A importância de mensurar resultados na gestão de marketing
Quando se presta um exame para tirar a cnh a e d, é importante ver os resultados para saber quais alternativas errou e o que acertou, como um modo de melhorar o que já está bom e consertar o que poderia melhorar.
Essa análise de resultados na gestão de marketing pode ser uma forma de entender como estão sendo as atividades da empresa, indicando o desempenho entre as estratégias que foram estabelecidas.
Os resultados podem ser mostrados conforme os softwares e ferramentas utilizadas pela gestão, que, dependendo da estratégia, pode estar ligado aos acessos das páginas oficiais, o nível de conversão de leads, os feedbacks, e até mesmo as reclamações.
A produtividade da empresa também pode ser algo que a gestão analisa junto aos demais departamentos que fabricam Válvula limitadora de pressão, uma vez que isso interfere diretamente no que está ligado aos consumidores.
Podendo variar de empreendimento para empreendimento, o tempo da análise de dados, mesmo sendo feito periodicamente, não deixa de ter uma importância para todos os negócios.
Dicas de como fazer uma boa gestão de marketing
Um marketing assertivo vai além de simples técnicas, podendo ser muitas vezes o que coloca a empresa em um patamar de autoridade e o que a faz se destacar dentre tantos negócios do mesmo ramo. Algumas dicas para isso são:
1. Fazer a análise SWOT
Entender o empreendimento é uma das primeiras ações que uma gestão deve fazer, tanto nos ambientes internos, ou seja, dentro do próprio negócio, como os externos, em relação ao mercado, o que pode ser feito através do SWOT.
Também conhecido como FOFA, para sua tradução em português, esta matriz faz uma medição de ambiente interno analisando as forças e as fraquezas do negócio internamente, e as oportunidades e ameaças externas à empresa.
Com esta análise, uma empresa de pão de queijo recheado congelado pode destacar sua força como a qualidade do produto que é usado no serviço, balanceando com as fraquezas em certas épocas do ano que podem prejudicar o negócio.
As oportunidades que surgem são em termos como impostos reduzidos, e as ameaças podem ser consideradas até mesmo um negócio de adesivação perto de onde a empresa atua.
Portanto, a gestão de marketing da companhia, ao utilizar esse formato de análise, deve sempre balancear os seus pontos negativos com os pontos positivos para criar as estratégias.
Como que fazer para sobreviver quando há situações de fraqueza e ameaça, o crescimento que as oportunidades junto às fraquezas podem trazer, o crescimento quando se une às forças com as oportunidades, e os cuidados quando as forças se aliam com ameaças.
2. Uso dos 4 P’s
Sendo um guia para quando se está estabelecendo uma estratégia de marketing, os 4 P’s podem ajudar a empresa a ter um objetivo de vendas e usar esses recursos para concretizá-los.
Os 4 P’s significam produto, preço, praça e promoção. O produto é o que será ofertado aos consumidores, como uma catraca gabinete, e o preço está relacionado com o valor que irá ser cobrado de forma que atraia os consumidores e traga lucro ao negócio.
A praça é o local da venda e quais os benefícios que esse local trará ao empreendimento, bem como a promoção está ligada aos anúncios que irão ser os responsáveis por fazer a divulgação do produto, e também da empresa.
Podendo ser por e-mail, ou algum anúncio nas redes sociais ou até mesmo outdoors, a promoção é um dos pontos responsáveis dos quais atraem os consumidores.
Ter os 4 P’s nas estratégias de marketing pode fazer com que a gestão tenha ainda mais controle sobre o que está sendo feito, podendo ajudar na coordenação e na construção de algumas etapas.
3. Ter atenção com partes menores e tradicionais
Embora pareçam partes que possam ser deixadas para trás, alguns detalhes menores podem fazer a diferença em uma gestão de marketing, principalmente aos que se referem à ações e até em termos considerados tradicionais.
Detalhes que podem passar despercebidos na gestão podem ser importantes em um futuro próximo, por isso, é essencial que se tenha uma boa atenção a eles.
4. Observar as tendências do mercado
Passando por transformações ao longo dos anos, o mercado cria tendências das quais é importante acompanhar para não ficar para trás, principalmente quando se há uma concorrência de revestimento alto relevo branco.
Essas tendências ajudam até mesmo na captação de leads que buscam a modernidade, e assim, faz com que a empresa ganhe um destaque entre o segmento mercadológico em que atua.
5. Trabalho em equipe
Esse ponto é algo importante quando se trata da gestão de marketing, posto que é sempre um trabalho a ser feito em equipe, que pode variar o tamanho de cada grupo e suas habilidades, capazes de tornar a empresa ainda mais completa.
A equipe se mostra necessária para tomar todas as decisões sobre os melhores layouts e tamanhos para Caixa de isopor para transporte, e ainda pode ajudar nas soluções e nos empecilhos que aparecerem em torno de um anúncio.
Além de variar de empresa para empresa, a gestão de marketing pode ser feita com uma equipe e a automatização de alguns processos, bem como formas mais tradicionais para realizar a gerência do departamento.
Como será o futuro da gestão de marketing?
Com a evolução do mercado e do marketing digital, as próximas tendências para a gestão devem estar ligadas com a questão tecnológica, como a automatização e o uso de inteligência artificial.
O que pode colaborar com a segmentação, que torna-se ainda mais definida para saber onde os investimentos devem ser concentrados, bem como evitar o desperdício de montante no que não está mais surtindo efeitos positivos para a empresa.
Podendo também serem gradativamente mais procuradas para se ter planejamentos mais assertivos sobre o produto, a gestão de marketing se mostra como um departamento pilar para uma empresa de Coleta de resíduos industriais.
A gestão de marketing também tem a tendência de criar algumas etapas humanizadas, como uma forma de ainda manter o consumidor para que ele não se sinta como sendo apenas uma venda para a empresa, e sim, uma forma de construir uma relação com ela.
Este formato de humanização, junto à tecnologia, é perceptível para o consumidor que pode desenvolver uma relação ainda mais sólida com a companhia, o que contribui com o planejamento das estratégias de marketing.
Considerações finais
Uma gestão de marketing pode contribuir para que um empreendimento possa ter uma base mais sólida quando se trata de anúncios, conquistar leads e se estabelecer no mercado dentre a concorrência.
Realizada em equipes, a gestão é um meio para que o empreendimento também descubra as tendências do mercado e adote-as como uma forma de trazer mais clientes.
Podendo explorar os conceitos do marketing digital, a depender do segmento, as estratégias que a gestão constrói podem contribuir com o destaque de um produto ou serviço, bem como tornar a empresa uma referência no mercado.
Com ações humanizadas e em conjunto com a tecnologia, a gestão de marketing possui grandes chances de se estabilizar ainda mais no futuro, e com isso, se tornar ainda mais requisitada pelas empresas, para buscar um relacionamento com o cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.