Com o passar dos anos as estratégias de marketing tem se tornado cada vez mais imersivas, com o intuito de ser algo mais natural e impactante para os clientes, o marketing tem se transformado em algo que vai além de oferecer um produto ou serviço de forma direta, sem nenhum tipo de contexto ou ação prévia. 

Com essa necessidade cada vez mais constante de trazer autonomia para o cliente e fazer com que cada experiência seja única, existe um conceito que tem se destacado bastante conhecido como marketing sensorial, esse termo se refere ao uso e exploração dos 5 sentidos dentro do marketing. 

Sabe aqueles sentidos que aprendemos na escola em nossa infância? Olfato, paladar, visão, tato e audição? Bom, cada um deles é explorado aqui no marketing sensorial, sabe aquela sensação de sentir o cheiro de uma comida apetitosa, ou de colocar seu pé em um sapato de segurança? É exatamente a aguça dos sentimentos que são explorados aqui. 

No texto de hoje iremos mostrar para você tudo sobre o marketing sensorial, o que ele significa, como são divididos os 5 sentidos, qual a sua aplicação de forma geral, bora explorar melhor esse conceito e entender os motivos que fazem ele ter tanto sucesso? Então vamos lá!

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial que para muitos também é conhecido como marketing de experiência, se trata de uma estratégia que tem como principal objetivo criar vínculos e cativar o consumidor utilizando os 5 sentidos presentes no corpo humano. 

Desse modo, o seu foco é fazer com que o subconsciente seja aguçado através desses sentidos gerando estímulos que influenciam diretamente no poder e na reação de compra, ele “brinca” com esses sentidos e explora ao máximo a geração de uma sensação que desperte a vontade e o interesse do público. 

Sabe quando você entra em um restaurante e sente um cheiro delicioso de hamburger e instantaneamente já fica com fome? Ou quando você está andando pelo shopping e consegue ouvir uma música extremamente agradável que te dá vontade de entrar naquele local? Bom, esses são exemplos de marketing sensorial, são ações que estimulam o seu subconsciente e fazem com que você realize alguma atividade após seu sentido ser aguçado. 

Abaixo, separamos cada um dos sentidos e a sua atuação dentro do marketing sensorial, bora conferir cada um deles?

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Olfato

O olfato é para muitos, o carro-chefe do marketing sensorial, sendo usado como uma das estratégias mais fortes desse conceito, isso porque, cheiros remetem lembranças, e quando bem trabalhados, são associados de forma instantânea na cabeça dos clientes. 

Além disso, um cheiro agradável pode despertar vontades e sentimentos impulsivos, como citamos acima, um cheiro de uma comida agradável em alguém que está com fome pode ser determinante para que ele consuma aquele alimento.

Então trabalhe bem com seu regulador de pressão de gás, encontre o aroma certo e o sucesso vem como consequência, veja aromas inesquecíveis que marquem sua loja, despertam lembranças e que sejam eficientes para seus consumidores. 

Paladar

Se engana que o paladar só é utilizado no ramo alimentício ao distribuir amostras grátis de comidas, na verdade, essa estratégia é mais usada em outros segmentos, sabe aquela clínica de estética, salão de cabeleireiro ou clínica médica na qual você costuma passar horas e horas esperando?

Oferecer um bom lanche ou uma boa bebida podem tornar a sensação de espera muito mais agradável e uma ótima ferramenta para que a pessoa volte aquele local, afinal, quem não se sente mais confortável ou até com vontade de retornar a um ambiente no qual consumiu algo gostoso?

Visão

A visão é outro sentido muito poderoso para ser explorado já que trabalha justamente com a identidade visual da sua marca, um branding bem feito com um logotipo marcante com ótimas cores e formatos, ou até mesmo o design da sua loja ou de seus produtos fazem total diferença na decisão de compra. 

Quem consegue trazer algo diferente e marcante, consegue se fixar na mente do consumidor, basta pensar por exemplo, na combinação entre amarelo e vermelho com a letra “M”, qual marca vem na sua cabeça? Ou o preto e vermelho com a letra “N”, só de falar a combinação você já sabe que marca é, e instantaneamente, ganha mais e mais apreço por ela. 

Então é necessário caprichar em todos os detalhes, procure ser marcante, capriche até mesmo na porta corta fogo, seja criterioso, combine bem suas cores, invista no seu logotipo e na sua identidade visual, trabalhe bem com a visão que as pessoas têm de você e faça com que a sua marca seja lembrada só de “bater o olho”. 

Tato

O tato costuma ser bem complicado de ser explorado, o primeiro ponto é que ele é mais explorado por empresas físicas, dentro do mundo digital, o tato só é abordado no envio de brindes ou com o próprio produto, como uma camisa 100% algodão ou com algum tipo de relevo diferente na estampa. 

Já em espaços físicos ele pode ser explorado de uma forma mais otimizada, como por exemplo dentro da sua infraestrutura, talvez investir em um sofá ou uma cadeira mais confortável, uma porta fácil de ser aberta, um espaço maior de movimento, um capricho maior no seus produtos, tudo isso influencia as pessoas a se sentirem confortáveis e identificarem a qualidade de um negócio. 

Audição

Fechamos nossa lista com a audição, que é mais um sentido totalmente subjetivo, um som ou uma música podem fazer com que o usuário volte ao passado e seu subconsciente remeta uma lembrança positiva, por tanto, saiba escolher a playlist certa. 

Entenda o que seu público gosta de ouvir, veja as tendências do momento e toque músicas que estejam conectadas com a identidade da marca, procure representar bem a personalidade através do som e explore muito bem a demonstração do que é a sua empresa através da audição. 

Quais as vantagens do marketing sensorial?

Agora que você entendeu mais sobre ele vamos aos seus benefícios, começando pela conexão criada com o próprio consumidor, como falamos lá no começo, o marketing procura ser cada vez mais diferente e ter abordagens cada vez mais imersivas, e o sensorial trabalha justamente isso. 

Ele consegue transmitir uma sensação única, fazendo com que a pessoa tenha cada sentido aguçado, fazendo com que o consumidor se envolva cada vez mais com a empresa que vende broca para aço, um bom marketing sensorial consegue conectar, atrair e fidelizar clientes com uma enorme facilidade. 

É possível converter as pessoas sem que você fique empurrando seus produtos, tornando o hábito de compras muito mais natural, além de deixar a identidade da sua empresa muito mais definida, alinhada e caricata, causando reconhecimento e fixando ela no imaginário do seu público. 

Ele é realmente relevante? Vale a pena implementá-lo?

Em resumo ,sim, vale muito a pena trabalhar com o marketing sensorial, ele é uma estratégia relevante ainda mais para o mundo que vivemos hoje, onde os usuários buscam um contato natural e cada vez mais imersivo. 

É claro que você não precisa pensar no barulho feito pelo seu motor para portão eletrônico, longe disso, mas se atentar aos detalhes e explorar os sentidos é uma ótima forma de se aproximar do público e fazer com que a sua marca tenha cada vez mais a sua própria identidade. 

O que achou do texto de hoje? Gostou do marketing sensorial? Conte para a gente o que achou sobre ele nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar ele com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.