Após cerca de dois anos extremamente complicados para o setor de eventos devido a pandemia, esse segmento acabou ganhando um certo destaque e voltando a funcionar aos poucos após a normalização e flexibilização impostas, durante o ano de 2022 onde esse mercado teve sua retomada, foram promovidos uma movimentação de cerca de R$ 33,1 bilhões, e a tendência é que isso aumente ainda mais em 2023.
Com o segmento voltando aos eixos é preciso começar a se preocupar com tudo que engloba esse setor, como o espaço, a infraestrutura, a contratação de mão de obra, a alimentação e até mesmo a caixa de pizza personalizada que será utilizada.
No meio de tudo isso, uma preocupação que deve vir à tona dentro desse setor também são as campanhas de marketing. Grande parte do público ainda está meio desligado sobre a volta dos eventos, e muitas pessoas não lembram ou nem sabem quais os eventos que estarão disponíveis, onde e quando.
Por esse motivo, o marketing tem papel crucial para auxiliar nessa retomada e fazer com que o setor se fortaleça e cresça tanto quanto antes, no texto de hoje, nós iremos mostrar 6 grandes dicas para elaborar um plano de marketing focado dentro do setor de eventos, bora conferir? Então vamos lá!
- Conheça qual será o público do evento
Cada evento possui um público específico, um festival de música sertaneja vai ter um nicho de pessoas diferentes do que um evento geek ou de games, assim como uma feira de empreendimento vai atrair pessoas diferentes do que um evento que aborda sobre serviços de caldeiraria.
Cada evento é único, então se você quer criar uma campanha de marketing eficiente, é necessário entender um pouco mais sobre ele, procure pesquisar qual será o evento, quem será o público-alvo, quais as suas características e qual o tipo de consumidor que entrará dentro daquele evento.
É preciso ter dados detalhados, então crie pesquisas, colete os dados junto a empresa que está realizando os eventos, veja interesses em redes sociais e procure se aprofundar bastante com a coleta de informações, definir a persona do evento é uma etapa crucial para que tudo dê certo.
- Entenda melhor sobre o local e o objetivo do evento
Além do público-alvo, o segundo passo é entender melhor sobre o local e o objetivo do evento, procure ir até aquele lugar antes para que você consiga criar a sua campanha com informações relevantes como sobre o sinal de internet, número de tomadas, projetores, disponibilidade de equipamentos eletrônicos, iluminação, alimentação, banheiros, área de fumantes, decoração e por aí vai.
Quanto mais você souber sobre o local, mais pode usar alguns fatores dentro da sua campanha, além de tirar potenciais dúvidas dos consumidores que podem ser determinantes para eles confirmarem ou não presença.
Também entenda melhor qual o objetivo do evento, sua limitação de espaço, e o que eles buscam, querem lotação máxima ou preferem um público mais seletivo? O evento é mais fechado ou mais aberto? Existe alguma característica preferencial dentro do evento como ser voltado para as crianças ou aberto a todos? Confira tudo isso de forma prévia.
- Monte um planejamento
Com os dados sobre o público coletados, o local do evento analisado e os objetivos alinhados, é hora de começar a montar o seu próprio planejamento, aqui você irá separar todos os detalhes de como quer elaborar seu plano de marketing e como deseja que ele seja executado.
Comece definindo de fato a sua persona, o local do evento, a data e seus objetivos, depois, comece a deixar bem claro o que você quer com aquela campanha, adicione as métricas que serão usadas para o monitoramento, e coloque os números esperados de alcance, visibilidade e interação, que são geralmente, mais exigidos dentro dos eventos.
Não se esqueça também de alinhar seu orçamento, a quantia que será investida, os valores precisos e o retorno esperado, se for preciso, pegue o martelete demolidor e refaça tudo, caso necessário, seu planejamento deve estar preciso, com números alinhados e objetivos sincronizados com aquilo que você mais deseja.
- Se antecipe e monte um cronograma de acordo com as datas
Com seu plano realizado, é hora de começar a montar um cronograma relacionado a sua execução do plano de marketing, para isso, é preciso se antecipar bastante, para ter sucesso na divulgação de um evento, é necessário que tudo seja planejado entre 6 e 3 meses antes dele acontecer.
Esse é o tempo ideal para as pessoas conhecerem mais sobre ele, se programarem e confirmarem presença, além da compra de ingressos caso tenha, por tanto, procure se antecipar bem e criar um cronograma de conteúdos e de execução de acordo com as datas.
Comece com algo mais leve e que chame a atenção inicial, depois, vá criando aquele senso de urgência nas pessoas, mostrando mais detalhes sobre o evento, monte conteúdos que progridem conforme a data se aproxima e trabalhe bem o fator de dia único.
- Crie conteúdos específicos e explore os diferentes canais
Cronograma em mãos, então agora é hora de começar a criar conteúdos específicos e começar a explorar diferentes canais, como citamos acima, é preciso que a sua campanha acompanhe a proximidade da data do evento, então vai criando anúncios e conteúdos diferentes de acordo com o passar do tempo.
Siga seu calendário estabelecido no tópico anterior e atue com campanhas semanais, sempre com algo criativo e que apresente a chegada do evento, o dinamismo aqui faz total diferença para alcançar o sucesso.
Também é necessário usar diferentes canais de comunicação, as redes sociais vão ajudar bastante na divulgação do seu evento, assim como uma empresa de demolição possui seu próprio site, o seu evento também deve ter um, isso ajuda as pessoas a entenderem melhor sobre o que acontecerá e coletar todas as informações possíveis.
- Realize a divulgação em massa e metrifique os resultados
Depois de todas essas etapas é hora de finalmente realizar a divulgação em massa, comece sempre seguindo o seu cronograma e aposte nos canais escolhidos previamente, vá divulgando conforme o combinado e tente sempre alcançar o maior número de pessoas possíveis de acordo com seu público selecionado.
Além disso, fique de olho e metrifique os resultados, acompanhe seu desempenho, saiba se sua campanha está realmente funcionando, quais as mudanças necessárias e confira se tudo está saindo do jeito que planejou.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.