As empresas precisam investir em marketing por várias razões, e uma delas é devido à necessidade de aumentar a visibilidade e conquistar reconhecimento de marca. Isso fortalece a empresa e a torna mais familiar para o público.
Estratégias de marketing eficazes atraem novos clientes, algo que pode ser alcançado por meio da publicidade, marketing de conteúdo, redes sociais, entre outras ações que destacam os produtos e serviços da organização.
Além de atrair novos visitantes, também é fundamental para manter os clientes existentes, e a fidelização é alcançada por meio de estratégias de relacionamento, programas de recompensa e comunicação contínua.
Em mercados competitivos, a falta de marketing pode deixar uma empresa em desvantagem, então, esse investimento é uma forma de acompanhar ou superar a concorrência, mantendo a companhia relevante.
Trata-se de um recurso poderoso para aprimorar a comunicação com o público, compartilhar mensagens importantes, novidades e informações úteis.
O negócio vai conseguir segmentar e direcionar seu público com maior precisão, o que resulta em campanhas eficazes e um bom retorno sobre os investimentos.
Uma das principais estratégias atualmente é o marketing de influência, por isso, este artigo vai explicar seu conceito, como identificar influenciadores relevantes e quais são os passos fundamentais para desenvolver parcerias bem-sucedidas.
Conceito de marketing de influência
O conceito central por trás do marketing de influência é a ideia de que as pessoas são influenciadas por indivíduos com autoridade, credibilidade e seguidores em um determinado nicho.
Nessa estratégia, as organizações colaboram com os criadores de conteúdo para promover produtos, serviços ou mensagens diretamente para o público.
Ao investir nessa abordagem, uma loja com fachada em ACM preto vai se basear na premissa de que as recomendações e avaliações dos influenciadores têm um impacto significativo nas decisões de compra e na opinião dos consumidores.
Mas para compreender ainda mais esse conceito, é muito importante saber quais são seus pontos-chave. São eles:
- Autoridade e credibilidade;
- Audiência segmentada;
- Engajamento autêntico;
- Confiança do consumidor;
- Amplificação de mensagens;
- Diversidade de nichos.
Os influenciadores são considerados especialistas em seus nichos, portanto, possuem autoridade e credibilidade perante os olhos dos seguidores.
Essas pessoas compartilham os mesmos interesses com o criador de conteúdo, além de características demográficas, o que permite alcançar um público específico.
A prática também se concentra em criar materiais autênticos e genuínos, em que os influenciadores compartilham suas experiências reais com os produtos e serviços.
As recomendações feitas por eles são confiáveis para muitos consumidores, e as marcas conseguem se beneficiar dessa confiança para influenciar a decisão de compra.
Se o criador de conteúdo está indicando uma confecção de boné personalizado com nome, vai ampliar as mensagens de marketing de uma maneira que ressoa com os seguidores.
É uma estratégia que abrange uma ampla gama de nichos, desde beleza e moda até tecnologia, viagens, saúde, entre outras possibilidades.
Como identificar influenciadores relevantes?
Para identificar influenciadores relevantes, a empresa precisa seguir algumas etapas e elas vão garantir que a parceria seja eficaz.
A primeira coisa é definir os objetivos da organização, que pode ser aumentar a conscientização da marca, impulsionar as vendas, gerar leads, criar conteúdo específico, promover um evento, entre outros.
Ter essa compreensão é fundamental para direcionar a busca, mas também é essencial conhecer bem o público-alvo. A marca deve estar ciente sobre as características dessas pessoas, como dados demográficos, interesses e comportamentos.
Essas informações são muito importantes para encontrar influenciadores com seguidores que estejam alinhados ao público do negócio.
Existem várias ferramentas de pesquisa de influenciadores que podem ajudar nesse processo, identificando aqueles que mais combinam com o nicho.
É importante usar plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn, pois elas são muito úteis para pesquisar e identificar influenciadores relevantes.
Uma das formas de fazer isso é procurar hashtags relacionadas ao setor e analisar as contas que têm um grande número de seguidores e um bom nível de engajamento.
Uma empresa de treinamento introdutório de segurança do trabalho precisa verificar o engajamento dos influenciadores em suas publicações, bem como a credibilidade dos seguidores para fazer parcerias bem-sucedidas.
Outra coisa essencial é analisar o tipo de conteúdo que é criado e compartilhado, pois ele precisa ser relevante para a marca, seus produtos e serviços.
Também vale a pena verificar se ele já fez parceria com outras empresas semelhantes ou concorrentes, pois isso pode indicar uma boa afinidade com o setor.
Depois disso, a empresa pode entrar em contato com aqueles que está considerando para a estratégia. Ao falar com o criador de conteúdo, é importante discutir a marca, objetivos e expectativas da colaboração.
Também é durante essa conversa que a organização vai se certificar de que existe alinhamento e compreensão mútua entre ela e o influenciador.
Ele precisa ser autêntico e genuíno em suas publicações, um fator chave para o sucesso dessas parcerias. Também é necessário avaliar métricas como alcance, engajamento, conversões e retornos sobre os investimentos.
Para uma confecção de tapete sob medida, é uma forma de determinar a eficácia da colaboração para o planejamento de marketing.
É importante lembrar que a escolha dos influenciadores deve ser baseada em como eles se alinham com a marca, seus valores e objetivos.
Nem sempre é necessário buscar os criadores de conteúdo mais populares, visto que os micro influenciadores que possuem poucos seguidores, mas altamente engajados, podem ser uma ótima escolha, dependendo do público-alvo e objetivos.
Como estabelecer parcerias?
Desenvolver parcerias bem-sucedidas no marketing de influência requer um planejamento sólido e a execução cuidadosa de várias etapas.
O primeiro passo é definir objetivos claros de parceria de marketing de influência, determinando o seu negócio quer aumentar a conscientização da marca, impulsionar as vendas, gerar leads, entre outros resultados específicos.
Em seguida, uma empresa de aluguel de escritório compartilhado deve compreender quem é seu público-alvo, suas características demográficas, interesses e comportamentos para encontrar influenciadores que estejam alinhados ao público.
É interessante usar ferramentas de pesquisa de influenciadores e plataformas de mídia social para identificar aqueles que são mais relevantes para o nicho.
Na hora de usar a ferramenta, é primordial considerar fatores como o tamanho da audiência, engajamento, autenticidade e relevância do conteúdo.
A empresa deve entrar em contato com o criador de conteúdo escolhido para falar um pouco mais sobre ela mesma, seus objetivos com essa estratégia e o que ele espera alcançar. Isso é muito importante para que o próprio influenciador entenda o que é esperado.
Se houver um acordo, é o momento de discutir os termos da colaboração, incluindo tópicos importantes, como compensação, prazos, tipo de conteúdo a ser criado, entre outras expectativas.
Para que o processo seja seguro para ambos, uma empresa de aluguel de coworking perto de mim deve elaborar um contrato para formalizar os termos.
É primordial trabalhar em conjunto para criar materiais relevantes que atinjam os objetivos de marketing. Além do mais, a empresa deve se certificar de que o conteúdo é realmente autêntico e adequado ao público do influenciador.
A organização precisa permitir que ele mantenha sua autenticidade ao promover a marca, uma vez que qualquer tipo de conteúdo deve refletir a voz e a personalidade de quem não cria, caso contrário, vai parecer uma propaganda forçada.
Aliás, é importante lembrar que esse influenciador tem determinada quantidade de seguidores justamente por conta do tipo de material que ele cria, então não é muito interessante interferir nesse aspecto.
Uma academia com aula de crossfit para iniciantes também precisa garantir todos os recursos necessários para criar e compartilhar conteúdo, como seus produtos e serviços, informações, materiais visuais, entre outros.
Deve-se monitorar o desempenho da campanha de marketing de influência, avaliando métricas como alcance, engajamento, conversões e retornos sobre os investimentos, pois isso vai ajudar a determinar o sucesso da colaboração.
A empresa precisa manter um relacionamento contínuo com seus parceiros, mesmo após a colaboração, pois isso pode levar a parcerias futuras e manter uma conexão sólida com alguém que gera conteúdo interessante na internet.
Uma clínica que oferece atendimento médico domiciliar particular precisa estar em conformidade com as regulamentações e diretrizes éticas para fazer divulgações transparentes e que realmente sejam interessantes para o público.
Finalmente, a marca só precisa avaliar o que funcionou e o que não funcionou na parceria, pois essas informações ajudam a aprimorar as estratégias de marketing de influência no futuro.
Considerações finais
O marketing de influência consegue capitalizar o impacto da influência pessoal e digital para promover produtos e serviços.
É uma ação que se baseia na ideia de que as recomendações de influenciadores são mais eficazes e autênticas do que a publicidade tradicional.
Isso acontece porque os conteúdos conseguem se conectar diretamente com o público-alvo por meio de vozes confiáveis e reconhecidas em suas áreas de atuação.
O mais importante é encontrar um influenciador digital que realmente tenha seguidores semelhantes ao público-alvo do negócio para deslanchar e conseguir bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.