O marketing principalmente o digital, tem se tornado uma grande tendências nos dias de hoje, sendo um recurso praticamente obrigatório dentro de qualquer negócio, mais de 63% da população mundial está conectada na internet, são cerca de 5 bilhões de pessoas de acordo com pesquisas do Global Overview Report, sendo que só nas redes sociais, temos aproximadamente 4,6 bilhões.
Tantas pessoas conectadas ajudam o marketing a se consolidar cada vez mais, existem vários dados que comprovam isso, de acordo com o Hubspot 85% dos profissionais de vendas acreditam que o marketing ajuda a melhorar muito seus resultados, já 87% dos líderes das empresas que vendem filtro de ar para compressor, por exemplo acreditam que o marketing pode ajudar a crescer exponencialmente um negócio.
Com tanto sucesso e consolidação, essa é uma área que vem evoluindo ano após ano, e sendo cada vez mais prioritária dentro das corporações, sendo assim, até mesmo se um negócio deseja realizar o aluguel de empilhadeira, é preciso trabalhar bem sua campanha de marketing alcançando o público certo da maneira certa.
E para conseguir identificar a estratégia mais adequada, é preciso acompanhar a evolução do mercado e as tendências que surgem a cada novos 365 dias. No texto de hoje, nós vamos mostrar alguns itens obrigatórios que não podem faltar de jeito nenhum dentro da estratégia de marketing do seu negócio durante todo o ano de 2023, bora conferir? Então vamos lá!
Marketing de influência
Se tem uma tendência que tem crescido cada vez mais nos últimos anos é o chamado marketing de influência, para quem não conhece, esse é um conceito que se baseia na utilização dos influenciadores digitais para a divulgação de uma marca, produto ou serviço de forma geral.
Os influencers estão em alta no mercado atual, você provavelmente deve seguir pelo menos um influenciador e já deve até mesmo ter comprado algum produto ou consumido algo de uma marca indicada por eles, afinal, cerca de 76% dos usuários das redes sociais, falaram que já compraram algo indicado por eles.
Esses profissionais possuem uma grande fã base, com um público consistente e fiel a eles, então se você encontrar o influenciador certo para ser seu “porta-voz”, essa pode ser a grande oportunidade de aumentar suas vendas tirando produtos do carrinho de carga virtual do seu site e gerar reconhecimento para o seu negócio.
Conteúdos audiovisuais
Em 2022, os conteúdos em vídeo representaram cerca de 82% de todo tráfego da web, além deles, os podcasts também estão em crescimento, registrando cerca de 41 milhões de ouvintes brasileiros no ano passado.
Os números só mostram o quanto os conteúdos com formato audiovisual estão em alta no mercado, e devem se consolidar cada vez mais, as pessoas preferem consumir algo nesse formato, apoiando seu dispositivo em um display em acrílico e apreciando o conteúdo de uma maneira mais simples.
Se você quer ter sucesso com o marketing, em 2023 um fator que não pode faltar é a inclusão dos conteúdos audiovisuais, eles são obrigatórios para garantir o sucesso do seu negócio, então aposte em variedades mas principalmente, no uso dessas ferramentas.
Mobile first
Em qual tipo de tela você está lendo esse texto? Bom, aposto que a maioria das pessoas respondeu pelo celular, certo? Afinal, no Brasil cerca de 67% das pessoas acessam a web de forma única e exclusiva através de seus smartphones, correspondendo a mais de 51 milhões de acessos exclusivos dentro dessa tela.
Os números podem até assustar, mas é algo natural devido ao sucesso e a praticidade que os celulares representam no nosso dia a dia, com esse crescimento, se tornou uma prioridade do marketing, utilizar cada vez mais conteúdos que se adaptem a esse formato de tela.
Por esse motivo, o chamado mobile first é obrigatório nas suas estratégias, seja na criação de um site e na aplicação do SEO, na criação de anúncios ou na adaptação de alguma campanha, tudo deve estar muito bem adaptado e podendo ser acessado por dispositivos mobiles, lembre-se, o público dos smartphones costumam ser os maiores, então é preciso se adaptar a isso.
Uso do data driven
Quem trabalha com marketing a um tempo sabe o quanto as tomadas de decisões são cruciais para definir o bom ou o mal desempenho de uma estratégia, o problema é que por muitos anos, as escolhas eram feitas baseadas em suposições, achismos ou expectativas, o que podia acabar resultando em algo negativo para o negócio.
Com a evolução da internet e a coleta de dados sendo algo cada vez mais constante, o chamado data driven cresceu e hoje é crucial dentro de qualquer estratégia de marketing. Coletar, analisar e aplicar os dados da maneira certa, pode ser o diferencial em diversos aspectos, como encontrar o público-alvo certo, segmentar bem o seu mercado, bolar as melhores campanhas e estratégias, acertar nas suas escolhas, fazer mudanças pontuais durante o seu processo e por aí vai.
São inúmeras vantagens que obrigam qualquer profissional de marketing a aplicar o data driven na sua rotina estratégica, sendo ele o responsável por encontrar melhor, por exemplo, policiais ou pessoas interessadas nos produtos que você vende, como sua algema policial, o marketing baseado em dados é algo obrigatório.
Experiências híbridas omnichannel
A palavra híbrida se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos, com a estabilização pós pandemia, muitas empresas começaram a adotar esse sistema de trabalho que mescla o presencial com a distância, tornando algo único e eficiente para grande parte das pessoas, e se isso foi aplicado dentro do mundo profissional, ele também aparece dentro do marketing.
As experiências híbridas tem se tornado algo fundamental para esse setor atualmente, que fornecem algo completo para os colaboradores, muitas pessoas preferem comprar em lojas físicas, porém começam a sua pesquisa dentro da web, por tanto, adotar um modelo híbrido significa juntar o melhor desses dois mundos.
Procure adotar o omnichannel estando presente em diferentes canais e de maneira eficiente sempre mantendo a experiência do consumidor intacta, isso auxilia a pessoa durante sua compra e acaba sendo algo essencial para garantir uma boa jornada para o consumidor.
Posicionamento bem definido e pautas sustentáveis
Por fim, o último ponto que não pode faltar na sua estratégia de marketing é a implementação de um posicionamento bem definido dentro de qualquer empresa, efetivar um bom branding e saber trabalhar bem uma marca tem se tornado algo crucial.
Mais do que isso, é preciso se posicionar a favor de pautas que chamem a atenção do público, como a diversidade, acessibilidade e a sustentabilidade. Pesquisas apontam que principalmente a Geração Z, são 57% mais leais a marcas que se importam com causas sociais.
Sendo assim, estruturar bem a imagem de uma empresa é algo que deve ser abordado nas estratégias de marketing, podendo ser esse o grande diferencial para que o seu detergente concentrado seja escolhido no meio da concorrência.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.