Gerar leads é um processo muito importante no marketing, já que ele envolve atrair pessoas interessadas pelos produtos e serviços, capturando as informações de contato para futuras interações.
O lead, portanto, é alguém que demonstrou interesse pela empresa de alguma forma, seja preenchendo um formulário, assinando uma newsletter ou fazendo o download de um conteúdo.
O objetivo dessa ação é criar um canal de comunicação com potenciais clientes que estarão envolvidos ao longo do tempo. À medida que eles avançam na jornada do cliente, a empresa vai nutri-los com informações relevantes e oportunidades de compra.
Mas todo esse trajeto precisa ser percorrido de forma eficiente, pois além de atrair potenciais clientes, a geração de leads também ajuda a construir relacionamentos promissores.
São consumidores que serão orientados ao longo do funil de vendas e, eventualmente, serão convertidos em clientes satisfeitos. Isso é muito importante para o crescimento e o sucesso da organização.
Mas alguns gestores e empreendedores têm dúvidas sobre como proceder para gerar leads e ter sucesso com essa estratégia.
Para ajudar, este artigo vai explicar quais são as principais técnicas usadas para gerar leads, como criar conteúdo relevante e personalizado contribui com esse processo e quais são os canais de marketing mais eficazes para gerar e nutrir leads.
Técnicas para gerar leads
A geração de leads está relacionada ao desenvolvimento de uma variedade de técnicas e estratégias para atrair pessoas interessadas e capturar suas informações de contato. Algumas das principais são:
- Landing pages;
- Formulários;
- Conteúdo de qualidade;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Publicidade online;
- SEO.
As landing pages são páginas projetadas especificamente para converter visitantes em leads, contendo informações relevantes e um formulário de contato. Para que seja eficaz, precisa ser clara, concisa e direcionada para uma ação específica.
Um chaveiro para carros 24 horas também deve criar formulários para capturar informações de contato dos visitantes. Eles devem ser simples e fáceis de preencher, solicitando apenas informações como nome e e-mail.
Oferecer conteúdo de qualidade também é uma maneira eficiente de atrair leads, e essa estratégia pode ser colocada em prática por meio de blogs informativos, vídeos, ebooks, webinars, infográficos, entre outros tipos que resolvem problemas e atendem necessidades.
Quanto ao e-mail marketing, essa é uma ferramenta muito poderosa para nutrir potenciais clientes, visto que a empresa pode enviar conteúdo personalizado, informações relevantes e ofertas especiais para manter o engajamento.
As contas nas redes sociais ajudam a compartilhar materiais relevantes e a direcionar o tráfego para landing pages e formulários de captura, além disso, podem ser usadas para promover concursos e promoções que incentivam as inscrições.
Os anúncios pagos em mecanismos de busca, redes sociais e outros canais digitais também são muito úteis porque podem ser segmentados para alcançar o público-alvo.
O anúncio de um buffet churrasco para casamento , por exemplo, vai direcionar o tráfego para as páginas de destino específicas como formulários de captura.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também precisam fazer parte desse processo porque ajudam a aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa e atrai tráfego orgânico.
Desse modo, é primordial se certificar de que o conteúdo e as páginas de destino estão otimizados para palavras-chave relevantes.
O papel do conteúdo relevante
A criação de conteúdo relevante desempenha um papel muito importante para captar leads qualificados, pois se trata de uma estratégia que ajuda a atrair e envolver potenciais clientes com interesse nas soluções.
Materiais personalizados são projetados para atender às necessidades específicas do público, o que demonstra que a empresa compreende os problemas e desafios enfrentados pelas pessoas.
Quando esse material é adaptado às preferências e interesses dos visitantes, eles se tornam mais propensos a se envolver com o que é publicado. Gerar identificação é a melhor forma de atrair leads que estão ativamente interessados.
Outro benefício é que esse tipo de material ajuda a nutrir relacionamentos com os potenciais clientes ao longo do tempo.
Por meio de e-mails, newsletters, entre outros canais, a marca pode fornecer informações relevantes e valiosas para manter o engajamento.
Para uma escola particular período integral , também é uma forma de segmentar a audiência com base em critérios como localização, comportamento anterior, histórico de compras e interesses, direcionando mensagens específicas para cada segmento.
Conteúdo personalizado também tem mais probabilidade de resultar em conversões, pois se ele consegue responder às perguntas dos consumidores e resolver seus problemas, essas pessoas vão preencher formulários e fornecer suas informações.
A corporação vai atrair mais leads com probabilidade de se tornarem clientes, o que reduz a quantidade de leads qualificados e economiza tempo e recursos.
Quando eles se tornam clientes, é porque tiveram uma experiência positiva com os materiais, o que aumenta a sensação de satisfação e ajuda a construir relacionamentos duradouros.
Um fabricante de gerador de energia predial precisa interagir com contatos qualificados porque isso fornece feedback valioso para ajustar e aprimorar as ações de marketing, além de aumentar a eficiência da geração de leads.
Canais de marketing mais eficazes
A eficácia dos canais de marketing para gerar e nutrir potenciais clientes pode variar de acordo com o público-alvo, setor e estratégia específica do negócio, entretanto, existem aqueles que se destacam. São eles:
E-mail marketing
O e-mail marketing é um canal muito eficaz para gerar e nutrir leads porque a empresa pode criar campanhas de e-mail direcionadas, segmentadas e personalizadas para se comunicar com potenciais clientes de maneira direta.
Entre os conteúdos que podem ser enviados estão as newsletters informativas, atualizações sobre produtos, ofertas especiais e convites para eventos.
Redes sociais
As redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras, desempenham um papel muito importante para atrair leads.
Um pet shop com banho e tosa perto de mim vai compartilhar materiais relevantes, interagir com os seguidores e direcionar o tráfego para landing pages e formulários de captura.
Além do mais, anúncios segmentados nas redes sociais são uma maneira de alcançar potenciais clientes qualificados com base em critérios demográficos e interesses.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que envolve a criação de materiais relevantes e de alta qualidade, como publicações em blogs, vídeos, webinars, infográficos, entre outros.
São capazes de atrair potenciais clientes interessados, ajudam a construir confiança em relação à marca e demonstram a autoridade do negócio em seu segmento.
Webinars e eventos online
Realizar webinars e eventos online é uma maneira de gerar potenciais clientes, tendo em vista que as pessoas que se inscrevem demonstram interesse no assunto.
Ao longo do evento, a organização pode coletar informações de contato e no trilhos com materiais relevantes, até que estejam prontos para comprar.
Publicidade online
Um anúncio sobre exame toxicológico demissional em mecanismos de busca, como o Google Ads ou nas redes sociais, são altamente eficazes para gerar leads.
Eles conseguem fazer isso porque a organização pode segmentar com precisão seu público-alvo e direcionar essas pessoas para formulários de inscrição e landing pages.
Chat ao vivo e bate-papo
Muitas empresas oferecem chat ao vivo ou bate-papo por mensagens no site para que os visitantes façam perguntas e forneçam informações em tempo real.
É uma estratégia muito eficaz para gerar leads, uma vez que oferece uma forma de interação imediata entre os consumidores e a marca.
Programas de indicação
A empresa pode incentivar clientes existentes a indicar amigos e conhecidos para gerar leads de alta qualidade.
Ao fazer isso, uma clínica de exames laboratoriais para cachorro vai aproveitar a confiança de seus clientes para atrair outros consumidores.
Chatbots inteligentes
Outra opção é integrar chatbots inteligentes ao site porque se trata de uma maneira eficaz de envolver os potenciais clientes.
Eles fornecem respostas instantâneas a perguntas frequentes, coletam informações de contato e direcionam os visitantes para recursos relevantes.
Além disso, também proporcionam experiência interativa e conveniente que pode resultar na geração de leads qualificados.
Remarketing
Outra estratégia muito eficaz para nutrir leads que já interagiram com a empresa, mas ainda não tomaram uma ação desejada é o remarketing.
Às vezes, a pessoa pode estar procurando todo tipo de informação sobre o produto ou serviço, como alguém que quer saber sobre toldo de trilho preço , mas não toma uma ação específica.
Quando isso acontece, é interessante exibir anúncios personalizados em diferentes canais porque vão incentivar a pessoa a tomar uma ação.
Considerações finais
Para que o processo de geração de leads seja bem-sucedido, é necessário combinar várias estratégias e personalizar a abordagem.
Tudo deve ser com base nas características do público-alvo, como a criação de conteúdo personalizado que ajuda a atrair, envolver e converter os consumidores.
Mas também é necessário combinar vários canais de marketing para gerar uma estratégia coordenada e relevante.
Por meio das melhores práticas, a organização consegue aumentar a eficácia da geração e nutrição de leads, construindo relacionamentos sólidos para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.