Internacionalizar sua marca é o sonho de muitas empresas que desejam alçar vôos maiores, afinal, quem não quer ver a sua instituição no topo, sendo reconhecida por todos e até mesmo vista por pessoas além da fronteira?
Acredite, por mais que você pense ser um desejo longínquo esse é um sonho bem plausível, mas nada fácil de ser conquistado, para isso é preciso conseguir expandir o seu negócio, aumentar a sua receita e fazer com que a sua empresa seja escalonável.
É claro que temos diversos exemplos de grandes empresas modernas que alcançaram e traçaram esse caminho, como o caso das gigantes Uber, Netflix, Amazon, Google e Apple, mas isso está longe de ser uma tarefa simples, muito pelo contrário, não é como configurar um ultrassom industrial, a missão é árdua, e para muitos aterrorizante.
Mas calma, não pense que é impossível, para dar certo, é preciso seguir um conjunto de estratégias que auxiliem a sua jornada, e no texto de hoje, separamos as melhores ações para expandir seu negócio para mercados internacionais, aumentar a sua receita e alavancar de vez a sua marca, bora conferir? Então vamos lá!
Entenda o mercado externo
Quem deseja dar um salto grande e internacionalizar a marca não adianta simplesmente tentar migrar para outro país ou vender seus produtos para fora sem ter o mínimo conhecimento, é preciso acima de tudo, entender e estudar o mercado externo.
Primeiro comece fazendo uma análise de quais regiões o seu negócio pode ser atrativo, quais países ou cidades podem receber seus produtos de maneira eficiente e que alavancaram o seu rendimento, comece com uma análise mais próxima aqui mesmo na América do Sul e vá analisando o cenário aos poucos.
Cada país tem normas específicas, então entenda aqueles mais flexíveis para o que você oferece, compreenda as necessidades de cada local, a sua demanda, e faça um estudo de cada ponto de interesse de forma aprimorada e detalhada, opções é o que não falta, então tenha paciência para achar a que se enquadra melhor com a sua marca.
Saiba como efetuar transações internacionais
Com a pesquisa sobre o melhor país em andamento, é importante compreender como são realizadas as transações internacionais, ir para fora do país é diferente e requer uma certa malícia adicional, a primeira grande mudança é em relação a moeda, de nada adianta encher um carrinho de supermercado fora do país e tentar pagar com o real, não vai adiantar, então é preciso ficar de olho nas chamadas taxas cambiais e como realizar transações profissionais com um bom custo-benefício.
Fique de olho na moeda local, nos rendimentos médios de empresas parecidas com a sua no exterior, os ganhos convertidos para o real, além disso, confira como é toda a parte burocrática presente naquele lugar.
Como citamos acima, cada país funciona de um jeito, e é preciso entender tudo sobre as transações internacionais antes de buscar se instaurar em uma determinada localidade.
Conheça as normas técnicas e veja a acessibilidade de criar filiais
Falando em burocracia, a nossa terceira dica é justamente o conhecimento aperfeiçoado em relação às normas técnicas presentes naquele espaço, neste ponto, você já deve ter algumas opções de países ou cidades que deseja ingressar com a sua marca, certo? Então talvez estudar as localizações ajude a bater o martelo com mais convicção.
Procure conhecer e estudar a legislação do local, além disso identifique as normas técnicas necessárias como leis trabalhistas e registro de marca, consulte a embaixada para te auxiliar caso necessário, e busque ter o conhecimento total de tudo que é necessário para ingressar dentro do país.
Também verifique a possibilidade de abrir uma filial no exterior, como funciona a parte operacional de ter uma loja física e outros detalhes, é preciso ter conhecimento de tudo antes de tomar qualquer atitude prévia.
Monte estratégias para atender as demandas de novos locais
Daqui para frente é preciso começar a sua internacionalização, com todas as questões burocráticas resolvidas, é necessário começar a captar o cliente no exterior, para isso, comece criando estratégias de marketing que sejam funcionais para aquele local.
Aqui no Brasil, usamos muito o marketing digital nas redes sociais principalmente no Instagram, será que isso também conta no local que você está entrando? Quais são as demandas e como se comporta o público daquela região?
Procure estudar muito bem as demandas desses novos locais antes de sair por aí oferecendo suas Mangueiras de hidrante de qualquer jeito, quanto mais conhecer, mais assertiva serão suas estratégias, então estude, veja o comportamento do público e monte conceitos que supram as necessidades de forma específica.
Fortaleça a sua marca interna
Para se fortalecer no mercado externo é preciso acima de tudo, manter sua marca interna sólida, sendo assim, procure crescer justamente aqui dentro do Brasil antes de dar um salto grande para o exterior, aumente a sua receita e se consolide aqui antes de qualquer coisa.
Busque fortalecer a sua marca interna e aumentar a sua receita nacionalmente, quando estiver seguro, isso faz com que seja mais fácil migrar para o exterior.
Globalize a sua empresa
Quem busca a internacionalização precisa ter uma empresa globalizada, isso significa que o seu negócio deve abrir as portas para oportunidades no exterior e enxergar alguns conceitos de forma diferente e muito mais completa.
Comece pela sua equipe, tanto local quanto lá fora, todos precisam ser adeptos a globalização, com dominância no idioma e disponibilidade para interagir com clientes de fora, sua marca também pode passar por um rebranding que representa melhor essa expansão.
Não adianta ficar como uma caixa de papelão no próprio canto, quem quer aumentar a receita e internacionalizar a marca, precisa abrir a mente e globalizar a sua empresa, com mudanças que façam com que ela seja vista e aceita no mundo todo.
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