Nos últimos anos, o universo corporativo tem evoluído cada vez mais, com empresários sempre em busca de firmar um negócio próspero. Poucos sabem, mas as metas de marketing são fundamentais para levar isso adiante.
De fato, cada um pode ver a prosperidade de um jeito diferente, por isso que algumas empresas surgem no bairro e permanecem ali para sempre. Ao passo que outras começam no quintal de casa e se tornam multinacionais gigantescas.
Mas seja como for, nenhum empreendedor jamais vai dizer que gosta de trabalhar na incerteza, com falta de ordem e de domínios sobre o que está acontecendo. Nesse sentido, toda firma precisa ser sustentável, seja qual for seu tamanho.
Por exemplo, um empreendimento que desenvolve artes gráficas na área de banner açaí, se ele quiser atingir um patamar de firma séria e sólida, vai precisar dessa sustentabilidade. Só que hoje alguns pensam que essa palavra remete apenas à ecologia.
Como se uma marca sustentável fosse aquela que faz marketing verde, que não polui o meio ambiente e só utiliza matérias-primas renováveis. É claro que isso também é fundamental, mas o conceito de ser sustentável vai muito além.
Ele inclui, entre outras formas, ter controle financeiro da empresa, garantindo que ela permaneça no azul (ou no verde, como dizem alguns), em vez de estar sempre no vermelho. Inclui também, fundamentalmente, a qualidade de vida dos funcionários.
É nesse sentido que ser sustentável incluirá, por fim, o planejamento de marketing, como capítulo essencial do próprio Business Plan (Plano de Negócios) da marca. Ou seja, falar em metas de marketing não é algo vago e impreciso.
Trata-se de sentar com os donos, sócios ou responsáveis da empresa para discutir traços tão fundamentais quanto os famosos pilares de missão, visão e valores. Dessas reuniões de líderes é que surgirão documentos e diretrizes de crescimento.
Então, se a firma atua na área de acompanhamento visita domiciliar, um serviço específico da área da saúde, ela vai rediscutir todo seu valor de mercado. Isso inclui entender melhor o público-alvo e até a concorrência.
Naturalmente, é o próprio marketing quem discute isso, pois esse departamento é o mais habilitado para compreender essas variáveis e prever cenários possíveis. Ou seja, ele vai desde esferas mais abstratas e remotas até questões práticas.
É o marketing quem vai firmar a cultura organizacional daquele negócio, bem como a filosofia de trabalho que vai guiar desde os donos e líderes até os colaboradores que estão na linha de frente, trabalhando na operação.
Ao mesmo tempo, também é ele quem vai colocar metas de crescimento no curto, médio e longo prazo. Geralmente, se a empresa já tem experiência com isso, ela vai fechar metas anuais, com confirmação por volta de novembro ou dezembro.
Assim, um ou dois meses antes do próximo período se iniciar, o departamento já terá definido todas as metas a serem atingidas. Além do mais, isso já permite a definição do orçamento e da mão de obra necessários para atingir os objetivos.
Lembrando que isso pode incluir várias missões, não apenas aumentar as vendas. Na verdade, quando falamos de uma empresa de caldeiraria, esse quesito costuma vir do próprio departamento de vendas.
O que não quer dizer que o marketing não possa ajudar de modo ativo nesse processo, inclusive, ele não só pode como deve fazer isso. Mas a verdade é que seu papel vai muito além, pois ele precisa mergulhar de cabeça no funil de vendas inteiro.
Ou seja, é papel do marketing reformular e preparar todos os esforços de pré-venda e de pós-venda também, algo que o departamento comercial não alcança. Por exemplo, geração de conteúdo e de leads fica com o marketing, não com os vendedores.
Além disso, disparar e-mails, newsletters e pesquisas de satisfação para continuar o contato com quem já é comprador, também é papel do marketing, não das vendas. Enfim, tudo isso mostra como não é nada fácil falar em metas de marketing.
Por esse motivo decidimos escrever este artigo, mostrando como tudo isso vai muito além de simplesmente distribuir panfletos na rua, e além de apenas ativar a rede de display de anúncios dos buscadores como o Google, ou das grandes mídias sociais.
O mais bacana é que essa visão ampla evoluiu tanto que pode contribuir para qualquer tipo de empresa, seja da parte de serviços como reparo de cabo de alumínio isolado, seja no setor de vendas no varejo, como no caso de uma loja de bairro.
Desta forma, se o seu grande objetivo agora é mergulhar de cabeça em uma visão disruptiva sobre como alcançar e definir as melhores metas de marketing possíveis para a sua empresa, então basta seguir com a leitura deste texto.
Por que lidar com metas?
Já se foi o tempo em que um empresário podia se deixar levar pela tal do “feeling”, termo que muita gente usava no sentido de dizer que existe uma espécie de sexto sentido que todo empreendedor precisa ter enquanto empresário.
Pode até ser que exista uma vocação ou um talento específico para esse tipo de pessoa, mas contar apenas com sensações e sentimentos não tem nada a ver com um crescimento sério e sólido em termos de metas de marketing.
Pelo contrário, hoje em dia as grandes empresas se esforçam, justamente, para racionalizar os processos diários. Ou seja, é o oposto de simplesmente se deixar levar por alguma inspiração indefinível.
Portanto, se a firma lida com conserto empilhadeiras, suas metas de marketing precisam ser muito claras, podendo incluir pontos como:
- Gerar mais conteúdo;
- Fazer mais anúncios;
- Gerar mais leads e oportunidades;
- Melhorar o atendimento;
- Dominar os motores de busca;
- Dominar as redes sociais;
- Aumentar as vendas;
- Definir planos de ação;
- Dominar as métricas e monitoramentos;
- Contratar mais pessoas.
Enfim, cada uma dessas metas precisa passar pelas etapas descritas acima, em que os líderes e gestores ganham um domínio muito claro sobre o que precisa ser feito, em quanto tempo, com que orçamento e com qual mão de obra específica.
Neste sentido, o grande motivo para trabalhar com metas é que só assim a sua empresa atingirá a maturidade. Além disso, o marketing se torna um processo racional, que ainda permite pequenas mudanças sem alteração do conjunto.
Use o brainstorming
Se você quer lidar com metas que realmente poderão ser atingidas e que farão sentido para todos, uma dica de ouro é lançar mão da famosa ferramenta de brainstorming.
Termo em inglês para “chuva de ideias”, ela consiste em fazer reuniões e encontros em que todos podem se expressar e ajudar a definir os objetivos da equipe.
Claro que uma firma de documento ltcat pode sentar primeiro com a liderança e definir o aspecto macro das metas. Contudo, isso não precisa incluir cada detalhe do dia a dia, de modo que os colaboradores podem ajudar nessa parte mais detalhista.
Além disso, eles têm um conhecimento direto da rotina e das dificuldades que costumam surgir diariamente, podendo contribuir consideravelmente para definir metas que realmente poderão ser atingidas.
Hoje em dia, as grandes marcas chamam isso de cultura horizontal, no sentido de que todos estão lado a lado para contribuir com o crescimento da corporação. Em vez de uma cultura vertical e engessada, que impõe tudo de cima para baixo.
Lance mão da tecnologia
Outro segredo incrível para alcançar as metas de marketing definidas de antemão é saber fazer uso da tecnologia disponível atualmente.
Acima, falamos sobre o funil de vendas, e é focando nele mesmo que você pode começar esse esforço. Como ele cruza todos os estágios da jornada de compra, desde o pré-venda até o pós-venda, isso vai amarrar bem todas as metas do marketing.
Um exemplo clássico aqui é a implementação de um CRM (Customer Relationship Management), que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Com um software desses, uma firma da área de perícia insalubridade pode criar um histórico do contato estabelecido com cada lead, o que melhora consideravelmente a qualidade da comunicação com o público, aumentando os resultados gerais.
Além disso, mais recentemente esses programas já são integrados com aplicativos de celular, computação na nuvem e tudo o mais. Assim, a rotina das metas de marketing se torna muito mais fácil e mais eficiente, seja para vendedores internos ou externos.
A cultura 360 graus
Por fim, já não é possível estabelecer metas de marketing e atingi-las pensando apenas em um ou outro veículo de comunicação, mas sim, em todos ao mesmo tempo.
Isso é o que se chama marketing 360 graus, que implica definir metas para a mídia online tanto quanto para a mídia offline. Além de integrar a experiência do cliente, de modo que ele tenha o mesmo suporte em qualquer ponto da empresa.
Ou seja, pelo telefone ou pelo balcão, por e-mail ou por chat, o comprador sente que está falando com a mesma marca, e percebe que ela tem suas metas e objetivos muito bem definidos, mantendo sempre o mesmo nível de interação.
Considerações finais
Acima detalhamos a importância de racionalizar os processos de qualquer empresa, trabalhando com objetivos claros e bem definidos.
Além disso, demos vários conselhos e dicas que permitem definir as metas de marketing e atingi-las de modo amplo, não apenas em termos de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.