O funil de vendas está entre as estratégias mais assertivas que uma empresa pode usar para melhorar o desempenho comercial do seu negócio.
Seu intuito é ajudar a marca a crescer mais, e o funil faz isso fornecendo dados sobre como o público se comporta e ajuda a desenvolver planos estratégicos.
Criar uma boa estratégia é mais do que essencial para que o negócio que vende cortina na sanca de gesso, por exemplo, possa ter as melhores oportunidades de venda.
Até porque, se baseado nos dados adquiridos, se torna possível elaborar as melhores ações para alcançar vários objetivos como aumentar as vendas, concertar mais, entre outros.
Por isso, se uma marca não contar com uma estratégia de funil de vendas, ela pode estar perdendo a oportunidade de achar bons clientes e alavancar o negócio.
Com isso em mente, este artigo explicará mais sobre o que é um funil de vendas e suas etapas, além disso, dará algumas dicas de como usar essa estratégia em um negócio.
Em que consiste o funil de vendas?
O funil de vendas são todas as etapas que o cliente percorre, do primeiro contato até decisão de adquirir algum produto ou serviço da marca de auto elétrica de carros.
Ele trabalha a cada passo que o cliente dá e estuda formas de passar as melhores orientações que convençam os leads a passarem para as próximas etapas.
As etapas que serão mostradas a seguir podem ajudar os leitores a entenderem melhor como funciona cada momento desse processo.
Cada uma dessas etapas são essenciais para que o negócio desenvolva as melhores e mais assertivas ações que colaboram para que eles queiram continuar no funil.
É possível usar funis de venda também como um tipo de ajuda para que o negócio possa caminhar na direção mais correta para sua evolução.
No entanto, vale lembrar que o que se espera não é fechar a compra de todo jeito, mas sim mostrar para os leads que eles precisam do que o negócio está oferecendo.
E isso pode não ser tão rápido quanto o que muitos esperam ou acham, por isso, na maioria das vezes, é necessário contar com essa estratégia como sendo de curto para médio prazo.
Entenda as etapas do funil
Quando as pessoas falam sobre a jornada que os leads têm, é essencial seguir alguns passos, até porque se eles se desviarem o mínimo que seja tudo pode dar errado.
Para entender melhor sobre como funciona essa estratégia, conheça cada uma das suas etapas e como elas funcionam para um negócio que vende pelicula de proteção solar para janelas.
Primeira etapa: topo de funil
A primeira etapa do funil de vendas, o topo, é chamada de etapa de reconhecimento ou etapa de consciência em relação a um problema que uma pessoa não considerava.
Como muitas pessoas pessoas chegam em um site no mesmo dia, o topo do funil ajuda a atraí-los mais oferecendo bons conteúdos com informações completas levando essas visitas a se tornarem novos leads.
Através de informações estratégicas que são coletadas, já é possível começar a ter uma relação mais próxima com esses novos leads.
No entanto, é essencial ter em mente que muitas dessas vendidas também não se tornaram leads, pois podem avaliar que as soluções apresentadas não são as que elas precisam.
Por isso, essa etapa do funil é tão essencial. Ela qualifica os usuários que podem um dia vir a se tornar clientes do negócio de limpeza de bancos de carros com extratora graças à coleta de dados.
Segunda etapa: meio de funil
O meio do funil leva o nome de etapa de consideração ou reconhecimento, onde o lead reconhece que realmente tem um problema e que a marca pode ajudá-lo.
Depois disso, é o momento em que eles tentam lidar com esses problemas sem contar com a ajuda de ninguém para resolvê-los.
E, nesse momento, a empresa deve mostrar-se solicita e que suas soluções podem ser uma boa maneira de lidar com algo ou resolver um problema.
Terceira etapa: fundo de funil
A terceira e última etapa do funil é a etapa de decisão ou definição de um plano que possa ajudar a resolver a situação que o lead está passando.
Nessa etapa, a empresa que vende máquina de café cápsula 3 corações deve ajudar os leads a tomarem a decisão mais assertiva e que mais pode ajudá-los, tenha ela a ver com o negócio ou não.
O foco é que as soluções que o negócio apresentou realmente ajudem as pessoas e, caso não seja a melhor escolha, busquem algo que os ajude.
Como utilizar essa estratégia em um negócio?
Depois de entender o que é o funil de vendas e como ele funciona com cada uma das suas etapas, extremamente essenciais para o crescimento de um negócio, é importante conhecer alguns passos para aplicar a estratégia. São eles:
Faça um mapeamento da jornada do cliente
O mapeamento é o que vai definir cada uma das etapas do funil de vendas e que ajudará a conhecer melhor a persona do negócio.
Para conhecer os perfis dos clientes ideias, é crucial conversar com os clientes que a marca tem, principalmente os que sempre consomem sua marca e gostam dela. Pergunte sobre:
- Hábitos;
- Problemas;
- Desejos;
- Necessidades.
Além de ajudar a entender o que eles precisam, esse tipo de pesquisa ajuda a saber tudo o que os clientes querem no processo de compras.
Assim como a maneira que eles preferem ser chamados, os canais de comunicação que eles mais gostam, o tipo de linguagem com a qual se sentem confortáveis, o que chama a atenção deles, é muito mais.
Ao levar em conta esses e muitos outros pontos, o processo de desenvolvimento de uma estratégia, independente de qual seja, será mais bem sucedido do que o esperado.
Monte e estude as etapas da jornada de compra
A montagem de cada uma das etapas da jornada de compra do cliente também é um processo essencial que todo negócio que vende chave codificada Renault deve fazer.
O processo de vendas de uma empresa deve contar com quatro etapas essenciais: a chegada das visitas, a transformação em leads, a apresentação e identificação de oportunidades e a transformação em clientes.
Na hora de elaborar o plano de vendas, é mais do que essencial deixar cada uma das etapas bem montadas, para que todas sejam efetivas e o cliente em potencial não desista no meio do processo.
Garanta que o funil de vendas seja bem estruturado
Depois de elaborar as etapas do funil e construí-lo à maneira do seu negócio de plotagem banner, é a hora de fazê-lo funcionar para trazer os resultados que se espera.
Não esqueça que um funil de vendas tem a função principal de trazer mais eficiência ao negócio e de aumentar sua produtividade em processo gerais como o ciclo das vendas.
Por isso, ele deve ser aplicado da maneira mais eficiente possível. Caso contrário, não trará os resultados que se deseja e terá que sofrer uma repaginação.
Porém, se ele funcionar e ser bem aplicado, ele deve sempre passar por períodos de atualizações e testes, para garantir que continue funcionando da melhor maneira possível.
Essa estrutura pode ser mudada a todo momento, isso porque ela é totalmente baseada nos consumidores, que estão mudando e evoluindo seus pensamentos e interesses a todo momento.
Portanto, para se manter presente no mercado em que o negócio atua, as atualizações são mais do que essenciais em todo processo.
Tenha uma equipe preparada
O ponto final a se discutir sobre o funil de vendas é a criação de um plano bem estruturado em relação à divisão dos trabalho do time.
Cada uma das pessoas envolvidas deve conhecer seu papel, principalmente as que estão trabalhando no setor de marketing que é o ponto central.
Para garantir que o sucesso da estratégia chegue, ter uma equipe eficiente é mais do que essencial, todos devem estar bem alinhados, assim como suas funções.
Isso garante que o trabalho seja bem sincronizado e que o negócio que vende papelão ondulado com plastico bolha alcance suas metas.
Considerações finais
Criar um bom funil de vendas, que seja bem estruturado, é a parte mais importante para que o processo de vendas seja um sucesso e os custos das operações não sejam tão elevados.
Um bom plano pode impulsionar o negócio e trazer lucros jamais vistos durante toda a sua existência, seja em uma pequena empresa ou uma grande organização.
Entender cada uma das etapas que os clientes passam, e garantir que eles entendam todo o processo pelos quais estão passando, pode ser o diferencial das demais concorrentes.
Por isso, busque entender mais as necessidades do público em cada uma das etapas, pois elas podem ser a resposta para muitas dúvidas que a marca tenha.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.