Você já parou para pensar o que leva um consumidor a comprar determinado produto ou consumir um serviço específico? Já se perguntou quais as razões para que sejam tomadas certas atitudes? Bom, muitos acreditam fielmente que é o preço ou a qualidade que fazem total diferença, já alguns preferem acreditar que é uma junção de fatores e que não existe nada muito específico, alguns por outro lado, afirmam ser a apresentação e o atendimento, a abordagem que a marca tem com o que vai vender, mas afinal quem está certo nessa história?
Bom, como pudemos observar acima não existe um consenso no meio de toda essa história, afinal, não podemos afirmar que tem algo certo ou errado, o hábito do consumidor e a efetivação de uma compra está muito mais vinculada a parte subjetiva, muitas vezes, a conexão criada pode fazer a diferença como um acoplamento flexível na ligação entre duas juntas rotativas, já em algumas situações, o simples fato da conveniência fez total diferença.
No meio de tanto debate e discussão, surge justamente o chamado neuromarketing. Mesmo que o ser humano seja um tanto imprevisível e o hábito de compra possa ser algo subjetivo, entender o comportamento do consumidor pode fazer total diferença para a sua empresa.
Saber o que as pessoas procuram e o que elas almejam com a sua marca pode definir o seu sucesso, pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar mais sobre como usar o neuromarketing para te ajudar a entender o comportamento do consumidor, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o neuromarketing?
O neuromarketing é uma área da ciência que busca estudar e compreender os fatores essenciais que influenciam um consumidor a tomar uma decisão durante a sua compra, sendo assim, podemos resumir como uma área de estudos que mira compreender os motivos que levam um cliente a comprar um determinado produto ou consumir certos serviços.
Isso faz com que as empresas que vendem máquina de embalar compreendam seus consumidores e criem estratégias baseadas nos seus estudos, o que ajuda a direcionar melhor o seu foco e tomar decisões mais assertivas durante a elaboração do seu planejamento.
O termo neuromarketing é a junção das palavras neurologia com marketing, e foi desenvolvido e criado na década de 90, por um estudo realizado pelo médico Gerald Zaltman da universidade de Havard, ele usou equipamentos de ressonância magnética para fins mercadológicos, compreendendo assim a real influência que alguns estímulos neurológicos podem ter durante uma decisão de compra.
Como ele funciona na prática?
Ninguém sabe explicar ao certo, o que faz uma pessoa escolher determinado produto ou tomar uma certa ação durante a sua jornada de compra, em alguns casos, realizar o aluguel de empilhadeira pode ser uma necessidade, mas o que determina a sua escolha daquele produto específico, daquela marca e daquela empresa?
Grande parte da decisão de compra do consumidor está vinculado ao subconsciente das pessoas e o neuromarketing visa abordar justamente uma camada mais profunda do cérebro humano, usando aparelhos como a própria ressonância, é possível medir de forma exata, o que norteia uma escolha durante uma tomada de decisão de consumo.
Vamos supor que você esteja em dúvida entre duas embalagens uma azul e outra rosa, com o neuromarketing é possível obter muito mais do que a opção pessoal de cada um, é possível enxergar como o subconsciente reage a cada opção e qual a escolha a ser tomada, compreendendo o impacto positivo de cada uma delas, e fazendo com que seja compreendido o que as pessoas guardam em relação ao seu consumo.
Abaixo, separamos alguns pontos de como utilizar o neuromarketing como forma de compreender o comportamento dos consumidores.
Psicologia das cores
Uma das ou talvez a forma mais natural de aplicar o neuromarketing como forma de estudo é justamente com a utilização da já popular psicologia das cores, é comprovado que o ser humano tem reações diferentes com determinadas cores, e que essas causam sensações opostas ao serem apresentadas, esse é um dos aspectos visuais mais importantes na escolha de um consumidor e compreendê-la é fundamental.
Um grande exemplo disso é o uso do amarelo por grandes redes de fast food, como o Mc’ Donalds, Burguer King, Habib’s ou Subway, além de ser uma cor chamativa que pode ser vista a distância, ainda é considerada como uma cor que tem o potencial de abrir o apetite, o que eleva o nível de consumo dentro do restaurante.
Cada cor possui sua particularidade, o azul pode passar conforto e segurança, enquanto o vermelho paixão e emoção, já o roxo inovação e inteligência e o laranja sentimento agradável e amigável, cada uma tem sua particularidade e é essencial conhecê-las para aproveitar ao máximo delas.
Storytelling
Quem não gosta de contar ou ouvir uma boa história? O conceito do storytelling é esse, não só mostrar o seu painel de aço, mas sim toda a história por trás do seu corte e dobra de aço de forma completa, no meio dessa contagem, é possível entender melhor o comportamento do consumidor e como ele reage a certas histórias.
Cada trecho envolve o produto, a marca e o cliente, fazendo com que o lado emocional fique mais aflorado e seja possível compreender como ele se sente em determinadas situações que são citadas.
É possível ver suas identificações, os pontos mais tocantes, e quais os aspectos que foram apresentados que mais mexeram com os sentimentos do seu consumidor.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são caracterizados como ações ou frases específicas que despertam um sentimento quase que instantâneo no consumidor, fazendo com que esses realizem uma determinada ação de forma quase que subconsciente e instantânea, como a compra de um produto ou o clique em um botão.
Existem vários gatilhos mentais que despertam sensações diferentes, como urgência, escassez, entre outros, aplicá-los faz com que você entenda melhor sobre o comportamento dos consumidores em situações onde é preciso agir rápido e existe uma certa pressão para a sua tomada de decisão.
Acrescentar um gatilho de escassez, por exemplo, te ajuda a entender como o usuário age quando existe um produto em falta ou quando o tempo está se esgotando, verificando as ações do seu subconsciente sobre uma situação apertada.
Elementos de uma imagem
Outro ponto visual impactante são os elementos de uma imagem, você pode pensar que ter uma imagem bonita já seja o suficiente para a tração do consumidor, mas não é bem assim, para usar uma furadeira, é necessário escolher a broca específica para cada situação, como uma broca para aço ou para madeira, e aqui, cada elemento de uma imagem também interfere em situações diferentes.
Estudos indicam que o direcionamento de o rosto em uma foto, faz total diferença na percepção da imagem para o consumidor, vide o exemplo da Mona Lisa, um dos quadros mais famosos do mundo, algum elemento que chame a atenção tende a se destacar mais, enquanto até o posicionamento das cores afeta o seu consumo.
No neuromarketing cada detalhe faz a diferença e entender melhor sobre ele pode ser essencial para que você consiga obter os melhores resultados.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.