O marketing sensorial é uma técnica que visa despertar os sentidos do consumidor para influenciar positivamente sua percepção sobre um produto ou marca. A ideia é criar uma experiência agradável e inesquecível, que esteja alinhada às características do produto e às expectativas do público-alvo.
Para isso, são utilizados diversos estímulos, como cheiros, sons, cores e texturas. Tudo isso é pensado para despertar os sentidos do cliente e influenciar de forma positiva sua percepção sobre o produto ou marca.
O marketing sensorial pode ser aplicado em diversos ambientes, como lojas, restaurantes e eventos. Além disso, cada vez mais as empresas estão investindo em embalagens que também utilizam essa técnica para chamar a atenção das pessoas.
Neste conteúdo vamos abordar como o marketing sensorial funciona, quais são os seus principais objetivos e como ele pode ser aplicado na sua organização. Gostou do tema? Então fique conosco!
Entendendo mais sobre os 5 sentidos
Ao pensar no marketing sensorial, muitas pessoas acreditam que é apenas comercializar os seus produtos ou serviços de forma convincente. No entanto, existem cinco sentidos usados para criar uma experiência que estimula o cliente e o leva a tomar uma decisão. Estes cinco sentidos são o olfato, visão, tato, paladar e audição.
Vamos focar em como cada um destes sentidos podem ser usados para melhorar a experiência do cliente, assim como o exaustor axial, é fundamental para deixar o ambiente mais agradável.
Afinal, os sentidos são usados para fornecer informações que alertam as pessoas a se orientarem melhor no mundo ao seu redor. Por exemplo, os olhos ajudam a identificar a cor de algo e as orelhas ajudam a escutar ruídos.
Estes sentidos são usados também em marketing sensorial, onde as empresas usam sensações para promover a compra de seus produtos ou serviços. Aqui estão as principais características desses elementos:
1. Olfato
O olfato pode ser usado para criar um ambiente acolhedor que faz o cliente se sentir confortável ao se aproximar de um produto, além de recordá-lo das suas memórias afetivas, por isso é muito importante que todos os locais da empresa tenham o mesmo olfato.
2. Visão
A visão também tem um papel fundamental no marketing sensorial, pois as cores e formas atraem a atenção do cliente e sempre são as primeiras impressões que ficam, então investir em uma porta de entrada que chame a atenção, para o interior da loja física ou virtual é essencial.
3. Tato
O tato tem um forte senso de toque que pode influenciar a consciência do consumidor, pois ao entrar em uma loja de ensaios não destrutivos, por exemplo, além de visualizar a embalagem o cliente também irá querer sentir a textura, verificar a qualidade, entre outros fatores.
4. Paladar
O paladar é usado para criar um sabor agradável para restaurantes, ou lugares onde essa prática é adotada, como ser recepcionado com café, água e até mesmo biscoitos. Na decisão final de compra com certeza isso pende na balança de experiência do consumidor.
5. Som
O som tem um importante significado para a marca, pois é usado para criar recordações, também faz com que estimule a calma ou até mesmo agitação do cliente, para isso a playlist escolhida é crucial.
Por meio da regulação de temperatura, umidade e sons, é possível criar um ambiente que ajuda a estimular os cinco sentidos acima mencionados, hoje existem até mesmo Placas Fotovoltaicas que ajudam empresa a ter uma visibilidade socioambiental, aproveitando e conscientizando os clientes.
Como resultado, as empresas podem obter melhores resultados ao usar sensores de qualidade e assim criar uma experiência única que é interessante e convincente para as pessoas.
Criando vínculo emocional com o cliente
O marketing sensorial cria um vínculo emocional com o cliente, de forma que essa relação seja sólida e duradoura, pois hoje além dos preços estabelecidos e a qualidade dos produtos, as pessoas buscam interação e reconhecimento em suas empresas e marcas preferidas. Isso mostra o poder de influência sob seus clientes.
Por exemplo, no caso de uma empresa que tenha o serviço de conserto de aquecedor a gás, o uso de cores quentes, aromas suaves e música calma durante o atendimento pode ajudar a criar um ambiente acolhedor e cativar o cliente.
Ao identificar as necessidades do consumidor, combinadas com essa estratégia, as organizações podem gerar uma conexão emocional com o público-alvo e, consequentemente, gerar mais vendas.
Conclusão
Dentro da empresa, é possível aplicar o marketing sensorial de diversas formas, seja por meio do uso de cores, sabores, odores ou texturas. Dessa forma, é possível criar um ambiente propício para que os funcionários explorem todos os sentidos na hora de vender os produtos ou serviços.
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