O TikTok é o assunto do momento! Essa rede social que consiste na publicação de conteúdos em formatos de vídeos se tornou uma verdadeira febre no Brasil á fora alcançando a incrível marca de 1 bilhão de usuários em janeiro de 2022, de acordo com o Data Reportal, ela possui 74,1 milhões de usuários ativos no nosso país, sendo a 5ª mais acessada.
A tendência é que ela continue crescendo cada vez mais, e é claro que todo esse sucesso abre diversas possibilidades dentro da mesma, inclusive para quem trabalha com marketing digital e deseja anunciar seus produtos e serviços dentro da plataforma, mostrando um pouco mais como funciona, por exemplo, uma dobra de chapa e atraindo novos clientes até a sua empresa.
A montagem de campanhas e anúncios nas redes sociais é algo comum muito utilizada em outros canais como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin, mas é claro que, com a popularização do TikTok, fazer propagandas dentro dessa rede acaba sendo algo atrativo, mas como começar a investir nessa plataforma? Como criar o seu próprio anúncio?
No texto de hoje, iremos te ensinar como fazer campanhas pelo TikTok de maneira eficiente e que geram ótimos resultados. Bora conferir? Então, vamos lá!
Crie a sua conta no gerenciador de anúncios do TikTok
O primeiro passo para fazer uma campanha pelo Tik Tok é justamente criar a sua conta dentro do gerenciador de anúncios, o ideal é ter familiaridade com a plataforma e já ter uma conta pessoal.
A primeira coisa é acessar a plataforma de gerenciar e criar a sua própria conta, preenchendo dados como e-mail e senha, depois é o momento de adicionar as informações do seu negócio, incluindo país/região que está presente, fuso horário e moeda para cobrança, além de dados como endereço, estado, CEP, nome da empresa e por aí vai.
Por fim, é hora de selecionar uma forma de pagamento, fazer uma revisão de todos os seus dados e ver se o formulário foi preenchido da forma correta. Após isso, basta enviar para a aprovação e aguardar até 24 horas.
Escolha o objetivo da sua campanha
Com a conta criada, é hora de começar a planejar a sua campanha. Sendo assim, é necessário escolher qual será o objetivo dela, existem três principais: o de reconhecimento, que tem como foco mostrar o anúncio para mais pessoas gerando visibilidade.
A consideração, que pode servir para gerar leads, maximizar os views dos vídeos, indicar o download de um app ou gerar mais leads, e por fim a conversão, que mira justamente aquele contato mais direto fazendo com que as pessoas comprem os produtos e serviços e tomem uma atitude concreta.
Essa é uma parte importante que deve ser analisada com calma e feita de forma bem planejada, assim como um Projeto de instalações elétricas, necessita de atenção. Veja o objetivo que melhor se enquadra com seu perfil e invista nisso.
Conheça os tipos de anúncios e veja qual melhor se encaixa para você
Assim como o Instagram tem os Stories, Reels, Feed e Carrossel, no TikTok existem várias opções diferentes para que você crie seus anúncios, e é necessário escolher qual será o formato utilizado durante toda a sua campanha, então é necessário conhecer cada um e ver qual quer executar.
O primeiro são os tradicionais anúncios no feed, ele pode ser através de imagens incluindo o nome da marca e o texto do anúncio, e o mais tradicional que seria o de vídeo, com durações que variam entre 5 segundos até 1 minuto.
Outra opção é o chamado Spark que permite o impulsionamento de conteúdo da conta para outros usuários, fazendo com que você não precise criar um anúncio do zero, esse modelo costuma ter 24% mais conversões e 142% mais engajamento do que os do feed comum.
Segmente sua audiência e defina um orçamento
Objetivo check, formatos check, com essas duas resoluções é hora de começar a segmentar a sua audiência ou seja, para quem aquele anúncio será vinculado, você vai abordar o público geral? Ou irá coletar características específicas como aqueles que têm interesses em vídeos de um Carregador Florestal?
Após definir o público, é necessário saber quanto gastará com aquela campanha, você pode criar vários grupos de anúncios e colocar uma quantidade em cada um deles, seja para realizar testes ou fazer uma veiculação diversificada e efetiva.
Verifique com precisão o valor investido e monte um orçamento completo e preciso.
Escolha sua estratégia de leilão e otimização
Agora é o momento de otimizar a sua campanha, e para isso você precisa entender qual a sua meta para isso: cliques, conversão ou alcance? Tudo estará conectado com o objetivo principal que foi citado lá em cima, em seguida, comece a pensar no seu leilão.
Talvez prefira usar um custo máximo por clique, visualização ou 1.000 impressões, ou opte por investir em um custo médio para cada anúncio, ou até mesmo queira fazer um sistema de menor custo, veja aquilo que é melhor e o quanto está disposto a pagar e a forma como quer fazer isso.
Crie o seu anúncio
Com todas as etapas finalizadas chegou a hora de criar o seu tão sonhado anúncio, ele provavelmente terá o formato de vídeo então procure se adaptar a plataforma, veja as trends, siga as dancinhas e faça algo criativo e natural.
O Tik Tok é uma plataforma divertida onde quase metade (43%) das pessoas têm entre 18 e 24 anos, então o ideal é que seu anúncio seja compatível com o feed geral como um Display de acrílico.
Seja espontâneo, divertido e extremamente criativo, verifique os formatos de vídeos mais utilizados e invista em um conteúdo próximo a isso.
Fique de olho nas métricas
Com seus anúncios no ar é o momento de ficar de olho nas métricas, verifique constantemente seus resultados, veja as mudanças que estão acontecendo e adapte a sua campanha para obter os melhores resultados possíveis.
O que achou do texto de hoje? Preparado para usar o Tik Tok? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.