Não há como negar que atualmente, as redes sociais compõem o maior conglomerado de usuários dentre os mais distintos canais de comunicação, praticamente todas as pessoas têm acesso a pelo menos uma rede social, no Brasil, por exemplo, o número de usuários ativos em ao menos uma rede social era de 116 milhões, para um país que possui 214 milhões de habitantes. 

Além disso, o tempo médio que um brasileiro passa navegando nas redes sociais é de 3 horas e 31 minutos por dia, sendo o terceiro país no mundo inteiro que mais gasta tempo dentro dessas mídias, só pelos números, já é possível entender o impacto e a importância de usufruir das redes no seu cotidiano, certo?

Com todo esse sucesso, as redes sociais são cruciais principalmente para as empresas, é a partir delas que uma marca pode turbinar a sua visibilidade e alcançar um público muito maior, além de estabelecer um relacionamento muito mais próximo com seus usuários, como se estivessem conectados como Mangueiras de hidrante

Mas como de fato, elas podem ser utilizadas a favor do seu negócio? No texto de hoje, separamos algumas dicas para te mostrar como as empresas podem turbinar sua visibilidade utilizando as redes sociais ao seu favor, bora conferir? Então vamos lá!

A importância das redes sociais para a visibilidade das empresas

Como vimos acima, as redes sociais são, hoje, um dos mais importantes veículos de comunicação, assim como a TV era o sonho de qualquer publicitário nos anos 90, o rádio era o desejo nos anos 60 e o jornal era muito utilizado nos anos 20, as redes sociais são, atualmente, o principal meio de estabelecer uma conexão direta entre a empresa e o seu público-alvo. 

Através delas, é possível atingir um número enorme de pessoas, criando conteúdos e chegando até elas de maneira totalmente eficiente, estabelecendo uma relação mais assertiva entre a marca e o seu consumidor final. Com tantos usuários presentes, as redes sociais aparecem como a principal ferramenta de visibilidade do mercado. 

Mas vale ressaltar que é necessário ter um certo cuidado, ao mesmo tempo que esse é o canal mais visto pelo público, a concorrência por espaço também é grande, então, as empresas devem se destacar e tomar decisões estratégias para, de fato, serem eficientes. 

Se você quer ser visto, não basta apenas ter uma fachada bonita, ter seu próprio site, ou aparecer em mídias convencionais, é preciso estar presente nas redes sociais e fazer bom uso de tudo que ela fornece em termos de visibilidade, abaixo, separamos alguns pontos que merecem atenção e que se bem utilizados, podem alavancar a visibilidade da sua empresa através das redes, confira!

É preciso conhecer e selecionar bem as plataformas

O primeiro ponto para você se dar bem usando as redes sociais é conhecendo as plataformas e todas as opções que você tem disponíveis ao seu alcance, para isso, é preciso avaliar bem as redes sociais e entender quais delas se encaixam melhor dentro do perfil da sua empresa. 

LinkedIn, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest, esses são só alguns exemplos das diversas redes sociais disponíveis dentro do mercado, é preciso estudar e avaliar cada uma delas, e entender quais se encaixam melhor de acordo com o perfil da sua empresa para você marcar presença. 

Se o seu empreendimento trabalha com a montagem de produtos utilizando um Rebocador elétrico, por exemplo, talvez conteúdos em vídeo no YouTube e no TikTok podem ser ótimas alternativas, já para uma agência de marketing pode preterir o Twitter e o Instagram, enquanto um escritório de advocacia pode escolher o LinkedIn e o Facebook.

Tudo depende da sua empresa, dos seus objetivos e do funcionamento dela dentro do mercado, veja suas opções, avalie elas, e entenda onde seu negócio se enquadra melhor e como é possível aproveitar cada rede social da melhor maneira possível. 

Entenda quem é a sua audiência

Além das plataformas em si, um pouco que te ajuda bastante é entender melhor quem é a sua audiência e onde ela está localizada, o que ela gosta de consumir e todos os detalhes sobre o seu público-alvo de fato. 

Entender melhor a rede social mais acessada pelo seu público-alvo, quais tipos de conteúdo eles consomem, e como chegar até eles, ajuda você a montar um planejamento baseado nisso, aumentando assim, as chances de ampliar sua visibilidade. 

Quanto mais você compreender sobre sua audiência, mais sabe como alcançá-la utilizando as redes sociais, o que acaba se tornando um ponto crucial para que você alcance de fato o sucesso. 

Conteúdos

Se você está entrando do mundo da internet e está criando a sua primeira página das redes sociais neste exato momento, saiba que essa é uma jornada repleta de uma coisa: conteúdos e mais conteúdos. 

São eles que movem essas mídias independentes de qual você estiver presente, por tanto é preciso se atentar aos detalhes: foque sempre na qualidade dos seus conteúdos e veja temas que os usuários costumam consumir bastante.

Se as pessoas querem entender melhor o funcionamento das Carrinho de supermercado, então invista nisso, lembre-se de sempre valorizar a opinião do público. 

As redes sociais são dinâmicas, são centenas de conteúdos que passam na frente do usuário diariamente, então busque algo diferente para se destacar, monte uma marca registrada e aposte nisso. 

Por fim, é preciso manter um cronograma de postagens, a constância é tão importante quanto a qualidade, então busque fazer postagens frequentes e mantenha um calendário de conteúdos completo. 

O engajamento é a chave para o sucesso

Se falamos em redes sociais automaticamente lembramos do engajamento, e acredite, esse conceito auxilia e muito no aumento da sua visibilidade, procure sempre criar conteúdos interativos e que promovam o engajamento entre a sua marca e os seus consumidores. 

Adicione CTAs dentro das suas publicações, crie formatos interativos como as enquetes nos stories do Instagram ou as transmissões ao vivo no Facebook, e busque sempre um contato próximo com seu público. 

Quanto mais você promover o engajamento, mais os usuários que vêm de fora conhecerão sobre o seu negócio, já que algum amigo curtiu, compartilhou e comentou algo vinculado a sua página, se tornando assim, uma cadeia extremamente vantajosa para a sua marca. 

Páginas bem estruturadas e conectadas

É claro que você não vai criar conta em todas as redes sociais existentes, porém, ao selecionar as duas, ou três redes nas quais sua empresa marcará presença, é necessário que tudo esteja bem estruturado e que haja uma conexão entre elas. 

Direcione seu link para outras páginas, e não deixe nenhum canto vazio, faça como se estivesse usando uma Caixa De Papelão e preencha os possíveis espaços que vão surgindo, estabeleça uma boa conexão e monte uma estrutura compacta. 

É preciso que tudo fique muito bem conectado, que funcione muito bem e que elas apontem links entre si, trabalhando até com conteúdos auxiliares, isso fortalece sua audiência e faz com que você atraia públicos de diferentes gostos. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Este artigo foi produzido pelo time do Soluções industriais