O WhatsApp é disparada, a rede social mais utilizada no Brasil, são cerca de 120 milhões de usuários, consagrando o nosso país como o segundo que mais possui contas no mundo inteiro.
Ficando atrás apenas da índia, para se ter uma noção do seu sucesso, 99% dos brasileiros que tem celular, possuem o Whatsapp s baixado, sendo que a média de uso da ferramenta é de 30,3 horas mensais.
Toda essa popularidade fez com que a plataforma crescesse e expandisse suas oportunidades, criando em 2018, o tão famoso Whatsapp business, que nada mais é do que a versão empresarial da plataforma que tanto estamos acostumados a manusear.
Junto com ele, foram implementados diversos novos recursos como o uso da etiqueta personalizada para separar usuários e o envio de mensagens automatizadas, o que abriu uma ótima margem para a criação de campanhas de marketing.
Afinal, com um app tão popular, os resultados em campanhas podem ser surpreendentes, ultrapassando as expectativas e se consolidando como uma das principais formas de chegar até o público.
No texto de hoje, separamos 6 técnicas de marketing para aplicar utilizando o whatsapp business, que tal turbinar suas campanhas e dar um up na sua comunicação usufruindo de uma plataforma tão consolidada como o whatsapp? Bora ver como? Então vamos lá!
- Envie novidades e trabalhe seus lançamentos (sem exageros)
Uma das funcionalidades presentes no whatsapp business é a criação das tão famosas listas de transmissões, com elas você pode produzir e realizar o envio em massa de conteúdo, o que pode ser ótimo para a divulgação de novos produtos, lançamentos e novidades sobre a sua empresa.
Através disso, você pode ter um contato mais direto com seu público e mostrar um pouco mais sobre as novidades que estão surgindo dentro do seu negócio, tudo de forma direta e muito mais eficiente do que em outros canais como site ou as outras redes sociais.
Porém, vale ressaltar um detalhe: não exagere! Não inunda o whatsapp dos seus clientes com propagandas, procure ser sutil na sua abordagem, faça o envio automatizado para uma lista específica e de forma ocasional, sem importunar o usuário ou fazer com que ele receba aquilo todos os dias.
- Programe mensagens e estabeleça um diálogo constante
Uma ótima técnica disponível dentro do whatsapp business é a programação e a automatização no envio de mensagens, através da plataforma você consegue criar textos e deixá-los engatilhados, assim como usar chatbots para te ajudarem a conversar com os usuários.
Essa pode ser uma ótima opção tanto com uma mensagem de boas-vindas, ou para suprir alguma dúvida que a pessoa tenha ficado sobre a sua chapa de aço inox. Procure programas para estabelecer um diálogo constante com os usuários, mas é claro, sempre seguindo a recomendação que vimos acima.
Nada de lotar a conversa, atue de forma ocasional, seja para informar sobre algo, para atendimento ou em caso de muito tempo de ociosidade, configure as mensagens certas e conte com a automatização para o envio de textos assertivos e eficientes.
- Esteja disponível para dar suporte e trazer um ótimo atendimento
O marketing vai além de você apenas chamar e enviar propagandas para o cliente, é necessário pensar também em todo o processo de vendas, e é aí que o whatsapp business aparece, procure usar essa plataforma como uma ferramenta para dar suporte e realizar o atendimento ao público.
Redirecione seus outros canais de comunicação até ela, e sempre tenha seu link disponível, centralizar as informações e realizar o atendimento no whatsapp pode ser muito mais benéfico tanto para você quanto para o usuário.
Utilize os recursos dos chatbots e das mensagens automáticas para atender com ainda mais velocidade, precisão e garantir que toda a comunicação com os usuários seja otimizada e precisa.
- Utilize o status e o catálogo para divulgar seus produtos
Como você deve saber, o whatsapp business é uma plataforma que apresenta inúmeras ferramentas para serem utilizadas ao seu favor, entre elas, temos justamente o catálogo e o status.
O primeiro é o local onde você pode acrescentar todos os seus produtos e serviços, precificá-los e deixá-los a disposição para qualquer pessoa que tiver interesse, é importante mantê-lo sempre atualizado e trabalhar até mesmo com o seu envio constante tanto para que os clientes confiram as novidades, quanto para novos usuários entenderem com o que seu negócio trabalha.
Já o status funciona como os stories do Instagram, sendo ideais para mostrar um pouco melhor sobre a rotina da sua empresa, apresentar seu laudo avcb e outras curiosidades, ou atuar com o lançamento de novos produtos, ou serviços.
É interessante sempre realizar postagens nos status mostrando mais sobre o seu negócio, o que você vende e a sua área de atuação.
- Usufrua das etiquetas para personalizar suas campanhas
Lembra lá no começo quando falamos sobre as etiquetas? Bom, para quem não conhece, essa é uma ferramenta que ajuda a separar os usuários colocando uma cor de acordo com a classificação deles, você pode separar, por exemplo, em categorias como: cliente, lead frio, lead quente, pedido feito, aguardando envio, e por aí vai.
Com isso, você consegue montar campanhas mais eficientes e direcionadas de acordo com o status de cada usuário, tendo muito mais precisão e assertividade na criação e envio de conteúdos, além de manter tudo mais organizado.
As etiquetas permitem que você envie ofertas especiais e personalizadas, e tenha a comunicação certa de acordo com o nível da pessoa em relação ao seu negócio, deixando a campanha muito mais volátil, e com uma variedade maior de ações.
- Crie conteúdos específicos para whatsapp
Por fim, a melhor forma de aproveitar o marketing no whatsapp business é criando campanhas que sejam específicas para a plataforma, procure por conteúdos com formato de texto ou utilize o status como citamos acima, crie uma linguagem mais despojada e uma mensagem cativante para os usuários.
Faça toda a metrificação de resultados como taxa de abertura e recebimento de mensagens através da plataforma, segmente seu público-alvo e pense na sua criação visando, justamente, utilizar essa rede social.
Não divulgue um link externo do seu grupo gerador de energia, procure criar campanhas específicas, pensadas e planejadas exclusivamente para o seu whatsapp.
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