Atualmente, a necessidade de estar na internet fez com que as empresas passassem a pensar mais adequadamente na forma como elas conquistam a atenção do público, destacando-se diante da concorrência, e o Marketing de Conteúdo existe para isso.
Qual é o significado de Marketing de Conteúdo?
O Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para atrair clientes, seja através da criação de conteúdos relevantes, como a publicação de textos, vídeos, fornecimento de e-books ou através de postagens nas redes sociais existentes.
Na verdade, o Marketing de conteúdo não promove diretamente uma marca, ele tem como objetivo não só atrair o público-alvo como também oferecer soluções para os problemas enfrentados pelos clientes.
Ele é um investimento primordial para a grande maioria das empresas de rastreamento de animais domésticos, por exemplo, para que elas consigam visibilidade no ambiente virtual e consequentemente conquistar novos clientes.
Ainda no conceito do seu significado, o Marketing digital é a forma como se obtém o crescimento da rede de clientes e de potenciais clientes para que seja adquirida uma visão positiva de uma marca, produto ou serviço.
Com o seu uso, geram-se mais possibilidades de fechamento de negócios relativos à venda de placa de energia solar 400w. Essas vendas são impulsionadas por meio da veiculação de conteúdo, que produz maior poder de escolha para os consumidores.
Seguindo essa lógica, esses conteúdos precisam ser úteis para esclarecer uma dúvida, ensinar algo ou trazer algum benefício para quem os lê ou assiste. A venda em si será apenas uma consequência disso.
É assim que que negócios especializados em plafons de sobrepor conseguem divulgar mensagens e conteúdos importantes para seu público de forma mais rápida.
Ainda existem poucos profissionais à moda antiga que não investiram em marketing de conteúdo, mas os que trabalham com essa estratégia já reconhecem suas vantagens.
As etapas do Marketing de conteúdo
A elaboração das estratégias do Marketing de conteúdo passa por cinco etapas distintas. São elas:
- Planejamento;
- Elaboração da persona;
- Criação de conteúdo relevante;
- Distribuição do conteúdo;
- Medição de resultados.
Dissecando melhor cada etapa, o entendimento será ainda maior para quem pretende utilizar-se do Marketing de conteúdo nas empresas de vigilâncias desarmadas, por exemplo. Por isso, seguem os devidos esclarecimentos:
Planejamento
Nessa primeira fase, o planejamento da empresa precisa deixar claro a responsabilidade de cada pessoa envolvida nesse processo, definindo também como as metas devem ser alcançadas.
Elaboração da persona
Quando a persona é definida, os conteúdos criados passam a ter sentido, pois sabe-se exatamente para quais pessoas eles serão direcionados.
Criação de conteúdo relevante
O conteúdo pode ser elaborado e utilizado em diferentes tipos de formatos, desde que correspondam ao público para o qual ele é voltado.
Distribuição do conteúdo
Além da produção do conteúdo, é fundamental espalhá-lo nos canais onde a persona se encontra, como as mídias sociais ou as listas de e-mail.
Medição de resultados
Essa é a fase em que é necessário identificar se as estratégias estão ou não funcionando. É por meio dessas análises e mensuração de resultados que se torna possível saber os dados referentes ao tráfego, interações sociais e também ao networking e SEO.
Então, a conclusão é que com o Marketing de conteúdo é possível alcançar resultados positivos nas empresas de serviços de recepção, principalmente no sentido financeiro.
5 Motivos para investir no Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo pode ajudar diversas empresas na geração de leads, ao criar conteúdos relevantes para as personas que foram identificadas. Abaixo, foram listadas 5 razões para investir nessa estratégia:
- Constitui uma base sólida nos relacionamentos empresariais modernos;
- Conteúdo pode inserir-se em diversas estratégias;
- Os custos são menores;
- A empresa pode mostrar que é especialista no ramo em que atua;
- É a chance da empresa educar o mercado a respeito de seus produtos e serviços.
Por essas razões, o investimento em Marketing de conteúdo torna-se essencial para serviços de aluguel de máquina de limpeza de piso, pois com ele é possível atrair o público, para mais à frente realizar a maior quantidade de vendas possível.
Vantagens do Marketing de Conteúdo
Abaixo algumas das vantagens percebidas dentro das empresas, ao se utilizar o Marketing de conteúdo:
Aumenta o tráfego do site
A empresa que adota o Marketing de conteúdo tem um número de visitas muito maior em seu site, possibilitando que esses visitantes possam se tornar, futuramente, clientes fiéis aos seus produtos e serviços, alavancando as vendas.
Aumenta o comprometimento com a marca
O engajamento com a marca busca a construção de um relacionamento próximo e frequente com uma audiência mais seleta, aumentando as interações dos indivíduos com a marca, resultando em recomendações e defesas para com a mesma.
Educa o mercado em que a empresa atua
Se a empresa produzir conteúdos para solucionar as dúvidas dos clientes, ela acaba educando o público no mercado em que atua, favorecendo a decisão de compra dos consumidores.
Portanto, o cliente que necessita de licenciamentos ambientais, por exemplo, se estiver satisfeito com as informações recebidas e com as soluções propostas, vai romper suas objeções para adquirir o serviço.
Gera mais vendas
O Marketing de conteúdo aumenta o número de vendas, porque foca na produção de conteúdo para guiar os leads pelo processo de compra e os prepara para a decisão de aquisição do produto ou serviço que precisam.
A empresa aparece no Google
Com o uso do Marketing de conteúdo fica mais prático e fácil de ser localizado nos mecanismos de busca, usando um blog, por exemplo, para divulgar os conteúdos na hora em que o internauta estiver procurando o que precisa.
Aumenta a lista de leads
É através da lista de leads que uma marca aciona o início do funil de vendas, podendo ser realizado por meio do e-mail Marketing, onde podem ser capturadas novas informações de contato, avolumando a lista de leads.
Cria-se um relacionamento com o público
Através das mídias sociais, blogs e e-mails cria-se a oportunidade de interagir com o público, com mais proximidade no relacionamento, podendo ele ser construído de forma personalizada onde cada contato recebe um conteúdo exclusivo por e-mail.
Fideliza o cliente
O Marketing de conteúdo é essencial no momento de fidelizar o cliente, na fase posterior a uma compra efetuada. É nesse momento que a empresa precisa prestar um bom suporte além de ter um canal de contato ágil e bem estruturado.
O novo perfil de consumidor procura uma empresa em que ele possa confiar e que esteja de acordo com seus valores e filosofias de vida. Por isso, é importante para a empresa se manter aberta para o contato no pós-vendas.
Constrói autoridade
Por meio da construção do conteúdo, a empresa passa a ter um posicionamento mais adequado na internet, favorecendo a construção da sua autoridade no mercado em que atua.
Ferramentas usadas no Marketing de Conteúdo
A lista abaixo destaca algumas das ferramentas que podem ser utilizadas nas estratégias de Marketing de conteúdo:
- Trello;
- Squirrely;
- Feedly;
- SEO Plugin;
- Buffer;
- Atomic Writer;
- Twords;
- Portent’s Content Idea Generator;
- BuzzSumo.
Essas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar a criação de estratégias de Marketing de conteúdo e podem ser usadas como um auxílio no momento de aplicá-las ao seu negócio.
Considerações finais
O marketing de conteúdo tem como responsabilidade focar na criação de conteúdos relevantes para o público-alvo, distribuindo-o gratuitamente com o objetivo de atrair e reter clientes.
Essa estratégia alavanca o fluxo dos negócios, permitindo que novas vendas possam ser concretizadas, aumentando a entrada financeira para a empresa.
Como comentado anteriormente, o Marketing de conteúdo aumenta as chances da consolidação de uma empresa de sistema de cftv industrial, ao favorecer a construção de sua autoridade. Se sobressaindo em relação à concorrência, que é bastante acirrada.
Com essa autoridade construída as pessoas passam a enxergar a organização como referência no ramo em que ela trabalha, isso acontece por conta do conteúdo que foi oferecido para seus clientes.
Quanto mais as publicações de conteúdo são veiculadas, mais aumentam as chances do negócio dar certo, e uma das melhores formas das pessoas localizarem uma empresa na internet é oferecendo um volume considerável de informações relevantes.
O Marketing de conteúdo alcança pessoas curiosas que navegam pelas redes sociais, no intuito de colherem o maior número possível de informações dos produtos e serviços de suas preferências.
Uma das principais razões para investir em marketing de conteúdo é que ele tem custos bem reduzidos, fazendo com que não seja necessário a empresa gastar dinheiro adicional em propagandas pagas para atrair novos clientes, por exemplo.
Usando o marketing de conteúdo na estratégia empresarial, a organização vai atrair pessoas que realmente possuem afinidade com o seu negócio de forma muito mais fácil. Dessa forma seus clientes serão mais fiéis e engajados com a companhia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.