Estar presente no mundo digital requer alguns cuidados para que o conteúdo criado realmente agregue valor e seja acessado por todos os usuários. Uma dessas práticas é o site responsivo, que se ajusta ao tamanho de todas as telas.
Importante para que o tráfego do empreendimento continue crescendo, um site responsivo é fundamental para que o material criado pelo empreendimento ou profissional possa ser consumido no computador, tablet, smartwatch e, principalmente, no celular.
Quando um site é colocado no ar, seja ele voltado para lavagem poltrona ou dicas de decoração, é necessário não apenas pensar em todo o conteúdo que estará dentro dele, mas também no design, campo responsável por deixá-lo responsivo.
O que é um site responsivo
A tecnologia está avançando cada vez mais e podendo ser acessada em diversos tipos de aparelho, em especial o celular, que consome 5,4 horas do dia do brasileiro, de acordo com a pesquisa realizada pela State of Mobile em 2021.
Isso quer dizer que boa parte do tempo as mídias sociais e os sites são consumidos por meio dos smartphones, o que requer que esses conteúdos se encaixem nas pequenas telas, promovendo uma experiência agradável para o leitor.
Explicado em termos técnicos, um site responsivo é uma página da internet que realiza uma aplicação de regras nos dados CSS, que são aqueles responsáveis por adicionar estilo na página da web, de forma que ele caiba em qualquer dispositivo.
Por exemplo, um empreendimento de porta de giro vidro temperado constrói um site responsivo. Assim, se o usuário acessá-lo pelo computador verá as imagens maiores, o menu de navegação na horizontal e outros pontos.
Já se o acesso ocorrer pelo celular, o menu estará na vertical e as imagens reduzidas, para que ele tenha a melhor experiência.
Ter um site responsivo é um quesito muito importante para o posicionamento do empreendimento no meio digital. Isso porque é uma forma de atrair e fazer com que os visitantes passem mais tempo na página consumindo os conteúdos do negócio.
E ter usuários tão ativos é um ótimo sinal, principalmente quando o objetivo principal é transformá-los em leads e depois convertê-los em consumidores da marca, seja ela voltada para tratamento de piso hospitalar ou outro segmento.
Além disso, esse posicionamento também significa que a empresa está por dentro das tendências digitais, ou seja, é uma marca atualizada e que se preocupa com a experiência de quem está do outro lado da tela.
Dessa forma, os principais motivos para que uma empresa ou profissional invista em um site que seja responsivo são:
- Melhor experiência do usuário;
- Diminui a taxa de rejeição;
- Aumenta as vendas;
- Maior compartilhamento.
Esses são os principais motivos que devem pesar na hora de definir como será o design de uma página da web, afinal, são vantagens importantes para o empreendimento.
Por meio dessa prática, o negócio consegue desenvolver melhor suas ações no campo do marketing digital, criando conteúdos que irão ser consumidos com maior facilidade por quem está do outro lado da tela.
- Melhor experiência
Como dito anteriormente, pensar em como será o contato e a vivência do usuário com a marca é um ponto muito importante, pois será um fator primordial para que ele volte a consumir os conteúdos e até mesmo produtos ou serviços do empreendimento.
Dessa forma, se um escritório de arquitetura deseja atrair mais clientes para comprar uma sala planejada pequena apartamento, por exemplo, ele deve pensar em como o potencial consumidor verá o negócio por meio do acesso ao site.
- Diminui a taxa de rejeição
Quem é da área do marketing, em especial o marketing digital, sabe da importância das métricas para saber se as estratégias que estão em ação realmente estão funcionando da maneira correta e atingindo o público-alvo.
E uma dessas métricas é a taxa de rejeição, que indica por quanto tempo o usuário permaneceu no site. Caso ela esteja muito alta, o responsável pela página precisa pensar em formas de melhorar e reverter esse quadro.
Afinal, uma alta taxa também faz com que o Google e outras plataformas vejam o conteúdo como algo irrelevante, diminuindo o tráfego, prejudicando o rankeamento da página que pode deixar de aparecer logo no início da busca.
- Aumenta as vendas
Para quem busca conquistar potenciais consumidores, de forma que eles sejam transformados em leads, manter um bom site, que agregue valor para quem está do outro lado da tela é um ponto crucial.
Com isso, se o intuito é vender projeto arquitetônico loja de roupas, por exemplo, ter um site que se adapte a todos os dispositivos fará com que o usuário passe mais tempo na página e tenha o desejo de adquirir o serviço.
- Maior compartilhamento
Por fim, o empreendimento também conquista visibilidade orgânica, pois quem acessar o site e interagir com os materiais poderá compartilhá-los para que outras pessoas também tenham acesso a eles.
Esse benefício gera um grande volume de tráfego para o site, fazendo com que a marca seja conhecida por outras pessoas, tendo a chance de prospectar mais consumidores.
5 dicas de como ter um site responsivo
Para colocar um site responsivo no ar ou já adaptar uma página presente na internet é preciso que o profissional realize algumas ações que irão promover maior visibilidade para a página web do empreendimento, são elas.
- Flexibilidade;
- Atenção aos limites;
- Imagens flexíveis;
- Remoção do excesso;
- Janela de visualização.
Durante o desenvolvimento é preciso que o desenvolvedor se atente para os pontos citados acima, pois é primordial para que o layout seja feito da forma correta e para que o site atenda os requisitos que o coloquem dentro dos parâmetros de um site responsivo.
- Flexibilidade
O programador responsável pela criação do site precisa se atentar para os códigos de HTML que são feitos, para que o layout do site não seja tão complexo e, com isso, possa ser flexível, ou melhor dizendo, responsivo.
Apostar em um design simples além de ser uma aposta mais ágil ainda auxilia que o usuário encontre os elementos mais rápidos dentro do site, tendo uma melhor experiência.
Por isso, é importante que os sites de portas de aço para banheiro ou qualquer outro tipo de nicho se atentem a essa característica.
- Atenção aos limites
É justamente neste ponto que o quesito responsivo aparece. Durante o desenvolvimento do site, é necessário se atentar para a largura de todos os formatos das telas. O melhor caminho é já seguir padrões que foram estabelecidos, como:
- > 768 px para tablets e desktops;
- > 1024 px para telas maiores, como computadores;
- < 768 px para smartphones;
- < 480 px para smartphones menores.
Esses números são apenas uma simulação das delimitações. Para que eles sejam mais assertivos, é necessário realizar a programação da página, seja ela voltada para projeto elétrico padrão concessionária ou não.
- Imagens flexíveis
Não tem nada mais estranho e que transmita descuidado que um site com imagens em baixa dimensão e que ocupam boa parte da tela quando o acesso ocorre pelo celular.
Assim, prestar atenção nas imagens que são colocadas na página também é um passo muito importante para o desenvolvimento de um site responsivo.
Para que as imagens sejam flexíveis, existem alguns sites e aplicativos que realizam o redimensionamento da foto, de forma que o acesso ocorra otimizadamente via qualquer dispositivo eletrônico, seja celular, tablet ou computador.
- Remoção do excesso
Muitas vezes o site possui um grande problema chamado poluição visual. É quando há um grande acúmulo de tópicos, sessões, imagens, vídeos e outros materiais que não são importantes para a experiência do usuário.
Por isso, nessa hora a melhor opção é apostar no senso estético e remover os elementos que não estão agregando, deixando o site mais limpo, com uma aparência mais atrativa para o visitante.
- Janela de visualização
A janela de visualização é um recurso muito importante na hora de desenvolver um site, pois ela mostrará a página da mesma forma que o usuário terá acesso, possibilitando uma perspectiva mais analítica da situação.
Além disso, é possível adicionar nas janelas de visualização uma palavra grande, chamada de metatag, que ajuda o navegador a se adaptar ao dimensionamento do site.
Considerações finais
Apostar em um site responsivo é uma opção repleta de vantagens para os empreendimentos, que conseguem colocar em prática mais estratégias de marketing, conquistando um público ainda maior.
Independente do segmento, se é para uma clínica de recuperação para alcoólatras ou para uma loja de atacado, um site responsivo é um elemento essencial para que a comunicação do empreendimento com os usuários ocorra de forma otimizada.
Assim, ambas as partes conseguem ter os benefícios que desejam, sanando as suas necessidades e conquistando resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.