O marketing de atração, também conhecido como Inbound marketing, é um dos principais conceitos que temos na atualidade, considerado por muitos, como uma das estratégias mais eficientes e com melhor custo-benefício para atingir o público-alvo.
Para quem não conhece, esse é um termo que foge um pouco do que estamos acostumados a ver no marketing tradicional, sabe os clássicos anúncios de televisão ou rádio? Ou até mesmo um link patrocinado que você viu enquanto navegava em alguma rede social? Bom, essa é a forma tradicional de fazer marketing: a empresa vai até o seu cliente.
No inbound, esse caminho é o oposto, o consumidor vai até à empresa, isso é feito através da construção de confiança, fidelidade e uma série de aplicações que despertam a atenção do público, fazendo com que ele se interesse pela marca de maneira muito mais natural, simples e prática.
É como um sensor de presença para iluminação, a pessoa vai até o local e a luz se acende automaticamente, sem ele precisar ir até o interruptor, trazendo praticidade, facilidade e é claro, muita eficiência.
No texto de hoje, separamos 5 dicas para aplicação do inbound marketing que vão te ajudar e muito durante a sua jornada, bora conferir um pouco mais sobre elas e como serão eficazes para aplicar esse conceito na prática? Confira!
1 – Conheça por completo, toda a jornada de compra do seu consumidor
O primeiro passo para aplicar o inbound marketing de forma prática no seu negócio, é conhecer por completo, toda a jornada de compra do seu consumidor, isso vai te ajudar a montar e produzir conteúdos estratégicos no momento certo, para a pessoa certa.
A jornada costuma ser dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração e solução e decisão de compra. Procure analisar cada uma delas com detalhe, entender sua persona e saber a hora certa de agir, alcançando o público correto de maneira eficaz, de nada adianta oferecer seu produto logo de cara para alguém que está o conhecendo, e nem mandar conteúdos iniciais para quem já quer comprar.
Sendo assim, saiba o que enviar, para quem e na hora e da maneira correta, seja criterioso, cuidadoso e detalhista em relação a tudo, isso vai te ajudar a nutrir seus leads durante todo o processo e aumentar a probabilidade de sucesso.
2 – Crie um blog e mantenha ele sempre atualizado com o SEO
Uma das principais ferramentas do inbound marketing são os blogs, eles ajudam a aproximar seu público de você através de conteúdos de extrema qualidade e fácil entendimento, poste com uma certa frequência falando sobre assuntos diversos relacionados ao seu segmento.
Se você atua com a fabricação de puxadores de plástico, por exemplo, é importante trazer informações atualizadas sobre o produto. Isso ajuda a informar melhor as pessoas, ganhar visibilidade, e faz com que elas conheçam mais sobre seus serviços.
Além disso, use o SEO ao seu favor para otimizar seu blog e fazer com que ele alcance o topo das plataformas de busca, otimize sua página com constância, e busque gerar visibilidade para ficar constantemente no topo.
3 – Crie conteúdos ricos e uma boa landing page
Se tem uma estratégia que costuma atrair pessoas e muitas vezes, convertê-las principalmente em leads, são os chamados conteúdos ricos, eles costumam ser materiais mais completos e detalhados do que um texto de blog por exemplo, compostos muitas vezes por e-books e webinars.
Procure produzir o máximo de conteúdos ricos possíveis para atrair mais pessoas a conhecerem sobre o seu negócio, com eles, não se esqueça de uma boa e completa landing page, ideal para atrair as pessoas e falar mais sobre o seu negócio, principalmente para novos usuários.
4 – Não se esqueça dos conteúdos audiovisuais
Outra ferramenta que acaba sendo bem útil são os conteúdos audiovisuais, o consumo de vídeos e de mídias em áudio como podcasts representam cerca de 80% do que as pessoas, em médio, consomem na web, sendo assim, é claro que essa é uma forma eficiente de aplicar o seu inbound marketing.
Procure usar as redes sociais para postar esses conteúdos, além também de seu blog e site, ao invés de escrever sobre suas câmaras de refrigeração, mostre elas de maneira prática e eficiente, acredite, esse é um formato que pode te surpreender com os resultados positivos.
5 – Aposte no e-mail marketing
Fechamos nossa lista com o saudosista e-mail marketing, considerado por muitos, como uma estratégia ultrapassada, essa ferramenta é ideal para que você tenha uma comunicação direta com seu público, principalmente aqueles que já tem um certo interesse em seu negócio.
Se faz a venda de lavadora ultrassônica, você pode enviar informações valiosas e newsletters mensais, o que faz com que as pessoas conheçam e se aprofundem mais na sua empresa, além disso, você pode enviar conteúdos conforme o consumidor vai avançando nas etapas de compra, o que te dá mais precisão nos seus envios e aproximação com o público.
O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para aplicação do Inbound Marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!