O que é uma plataforma descentralizada

As plataformas descentralizadas estão se tornando os maiores aliados dos traders brasileiros, e os motivos estão logo abaixo

O avanço da tecnologia já conseguiu atingir níveis surpreendentes, e podemos ver isso através dos ativos digitais que estão cada vez mais se tornando valiosos aliados de investidores, e também das mais variadas empresas que atuam no ambiente digital. Com o fortalecimento das criptomoedas, muitas exchanges estão surgindo no mercado, principalmente em território nacional e, com isso, a negociação de cripto ativos como TRX está se tornando uma cultura. 

Mas essas negociações estão surgindo, muitas vezes, sem o conhecimento sobre o assunto, e isso pode fazer milhares de pessoas perderem dinheiro, ao buscar exchanges abusivas que cobram taxas altas para realizar a movimentação de ativos. Então, para começar a auxiliar aqueles que buscam aumentar sua receita gerada através das negociações de criptomoedas, saber mais sobre as exchanges descentralizadas pode ajudar.

Conhecendo melhor as exchanges descentralizadas

Quando o assunto é exchange descentralizada, para entendê-la é preciso esvaziar a mente e não pensar nas plataformas convencionais, conhecidas como exchanges centralizadas. 

Uma DEX, como é popularmente conhecida, consegue fornecer ao seu usuário total liberdade de tomar decisões sobre a plataforma. No caso, os serviços que eram para ser realizados na plataforma centralizada, serão distribuídos entre todos os usuários da DEX, ao invés de serem mantidos por um único órgão central. 

Dessa forma, o usuário tem maior poder sobre seus ativos, além de mantê-los mais privados do que as convencionais exchanges que todos conhecem. Um dos benefícios de realizar negociações através da rede descentralizada, é que o usuário não possui a obrigatoriedade de se revelar para conseguir vender ou comprar ativos, na verdade, basta ele ter acesso à internet e conectar suas wallet que conseguirá realizar as negociações facilmente.

Atualmente, muitos traders vivem através das exchanges descentralizadas, já que elas entregam ao seu usuário uma maior criptografia em suas operações, impossibilitando, assim, que possíveis assaltantes virtuais consigam rastreá-los e roubem suas carteiras. 

Um fato curioso que aqueles que pretendem utilizar as DEXes precisam saber é que elas são todas construídas em cima de blockchains públicas. Neste caso, todas as DEX que existem, usam um sistema similar ao do blockchain, no caso, tokens, contratos e camadas, porém, isso não quer dizer que elas são todas iguais, afinal, cada uma irá variar de acordo com os códigos transcritos para construir a DEX.

Agora que foi destrinchado o assunto sobre o que é uma plataforma descentralizada, é necessário saber também quais são as principais existentes no momento, não é mesmo? 

Conhecendo as melhores exchanges descentralizadas

Como foi citado anteriormente, cada plataforma possui suas diferenças, portanto, saber quais são as melhores é algo que irá variar de usuário para usuário. Então, conhecer as duas mais utilizadas no momento pode ajudar o trader a encontrar aquela que irá agradá-lo mais.

Changelly

A primeira plataforma descentralizada que será citada é a Changelly, conhecida por ter suporte ao vivo 24/7 e também por possuir taxas baixas. Essa DEX consegue fornecer para o usuário diversos bônus, porém, o mais interessante é seu cashback de U$ 10 de volta. Essa DEX também oferece compatibilidade de negociação com diversas criptomoedas existentes, tornando-se então a primeira opção atraente para os negociadores de ativos.

dYdX

A segunda opção que traz diversos benefícios atraentes é a dYdX, que traz como principal diferencial a opção de realizar negociações mensais gratuitamente. Além desse diferencial único, essa plataforma descentralizada também não cobra taxas para depósitos ou saques, tornando-se então perfeita para aqueles negociantes iniciantes. 

Já o seu contra, é que ela não possui bônus para novos usuários e, também, a gama de moedas digitais que ela suporta é bastante limitada, quando comparado com a primeira opção da lista. Como pôde ser visto, saber qual é a melhor opção irá depender da “demanda” que o trader possui.