SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que otimiza as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa.
Suas ações costumam ser divididas entre tecnologia, autoridade e conteúdo, tendo como propósito alcançar um bom posicionamento nas páginas do Google e em outros buscadores para gerar tráfego orgânico.
Aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa de maneira orgânica é o objetivo de muitas empresas, afinal, isso transmite credibilidade porque os usuários sabem que o Google seleciona muito bem as respostas que oferece.
Embora seja possível investir em links patrocinados para aparecer com um bom posicionamento, os resultados orgânicos são frutos de muito trabalho de otimização para entregar materiais à altura das exigências dos buscadores.
O Google faz uma série de orientações sobre como deve ser uma página bem estruturada e qual é o nível de qualidade dos conteúdos para que eles apareçam entre os primeiros resultados organicamente.
As estratégias de SEO pretendem entregar exatamente isso, por essa razão, este artigo vai mostrar o conceito de SEO, quais são suas principais técnicas, como colocá-lo em prática e onde é possível aplicá-lo.
O que é SEO?
As empresas criam seus sites para compartilhar informações com o público, com isso, mais pessoas passam a conhecer o negócio. Trata-se do principal canal de comunicação, além de ser a base para as estratégias de marketing digital.
Mas não basta apenas criar um site, é necessário trabalhar com ele para que esteja de acordo com as exigências dos buscadores. É dessa forma que vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa quando o usuário fizer uma busca relacionada.
Assim como uma fachada em acrílico ajuda a loja física a se destacar em sua localização, o SEO vai destacar o canal digital, algo ainda mais importante para empresas que vendem na internet.
Toda vez que uma página é publicada, os buscadores fazem sua indexação para que seja encontrada por quem procura assuntos relacionados a ela. Só que existem milhares de páginas sendo publicadas diariamente, o que aumenta a concorrência.
O SEO cumpre justamente a função de melhorar a plataforma, por meio de um conjunto de técnicas que vão influenciar os algoritmos dos buscadores e definir qual será a colocação daquela página nos resultados de pesquisa.
Principais técnicas de SEO
Para falar a verdade, o SEO reúne diversas técnicas de otimização e todas elas trazem inúmeros benefícios para os negócios, por exemplo:
- Aumento do tráfego orgânico;
- Melhora no ranqueamento;
- Aumento das conversões;
- Desenvolvimento de autoridade.
Mas para alcançar todos esses benefícios, uma empresa de laudo de insalubridade e ltcat precisa investir em algumas estratégias, e entre as principais estão:
Escolher palavras-chave relevantes
Usar boas palavras-chave é uma técnica simples e fácil. Antes de criar o conteúdo que será publicado no site, a organização precisa saber quais são os termos mais procurados por seu público-alvo.
Existem palavras de cauda longa e palavras de cauda curta. As de cauda curta possuem mais tráfego, mas também são mais disputadas, tendo no máximo duas palavras em sua composição, por exemplo, “marketing digital”.
Por outro lado, as palavras de cauda longa possuem menos tráfego, mas pouca concorrência, sendo formada por mais de duas palavras, como “dicas de marketing digital”. Por conta disso, apresentam um potencial maior para o negócio.
Criar conteúdos relevantes
A segunda maior estratégia de SEO é conhecida como marketing de conteúdo. Essa ação consiste em criar textos relevantes, relacionados aos assuntos de interesse do público e que englobam o segmento de atuação do negócio.
O objetivo não é vender os produtos e serviços, por isso, um escritório de arquitetura pode criar um texto que fale sobre dicas de fachada em acrílico para lojas.
O material não está tentando vender nada, mas ao mesmo tempo está falando sobre um assunto interessante para o público e relacionado com aquilo que a empresa faz.
Usar texto âncora
Texto âncora é aquele pequeno trecho que fica visível em um link quando o usuário faz uma pesquisa. Esse texto envolve a palavra-chave presente no material e é importante para fazer com que o usuário clique no link.
Além disso, ele é fundamental para que o próprio buscador faça um bom ranqueamento durante as buscas.
Como fazer SEO
Além de saber quais são as principais técnicas de SEO, é fundamental saber como colocá-las em prática. Uma das coisas mais importantes nesse processo é descobrir o que a persona está pesquisando.
O SEO é uma estratégia extremamente técnica, mas ele pode ficar muito mais fácil se a companhia tiver a capacidade de entender os consumidores e suas dores.
Para entender todos esses pontos, uma gráfica especializada em impressão digital PVC pode conversar com seus clientes e solicitar feedback. Existem várias maneiras de fazer isso, como eventos, coletar comentários no site, atendimento por chatbot e e-mail.
Sabendo quais são as características do público, fica muito mais fácil explorar o potencial das palavras-chave escolhidas. Um dos pensamentos que devem permear esse processo é verificar se o conteúdo é útil para a persona.
Também é interessante pensar se determinado material será o melhor conteúdo que o usuário poderá encontrar sobre o assunto. Se a resposta para qualquer pergunta desse tipo for negativa, o material precisa ser refeito.
Para saber exatamente o que os usuários estão buscando, um dos métodos mais fáceis é escrever o que pretende pesquisar na página do Google e ver as sugestões que o próprio buscador oferece.
Por exemplo, ao digitar a palavra-chave “análise econômica”, antes que o usuário aperte o enter, o buscador pode oferecer complementos para essa busca, como “análise ergonômica do trabalho em escritório”.
Agora, para efetivamente atrair o público certo e avançar nas estratégias de utilização, é necessário compreender que existem 3 tipos diferentes de intenção de busca.
Uma delas é a busca informacional, ou seja, é quando o usuário pesquisa determinado termo para entender um pouco mais sobre o tópico.
Também existe a busca navegacional, que é quando o indivíduo procura um site específico porque não se lembra da URL do endereço.
Por fim, existe a busca transacional que é quando a pessoa tem intenção de comprar um produto ou serviço, é o caso, por exemplo, de alguém que pesquisa informações como “piso de madeira metro quadrado preço”.
Mas além de saber todos esses processos importantes para colocar o SEO em prática, também é importante identificar todas as plataformas onde ele pode ser aplicado, afinal, ele não serve apenas para o site institucional.
Onde usar o SEO?
Quando um fabricante de máscara personalizada tricoline pensa em começar a investir em SEO, a primeira plataforma que vem à mente é o site institucional, e isso faz todo o sentido, afinal, o site é a base do marketing digital.
Nessa plataforma, as estratégias de utilização são aplicadas por meio de várias práticas, como aquelas que foram mostradas anteriormente.
Além de fazer interferências positivas nos conteúdos propriamente ditos, essas interferências também podem ser realizadas na página em si, por exemplo, quando o proprietário do site investe em um layout responsivo.
Layout responsivo é aquele que permite que as páginas sejam acessadas por qualquer tipo de dispositivo, com carregamento rápido e organização perfeita dos elementos, e o próprio Google já falou que sites responsivos são bem posicionados.
Mas também é possível aplicar o SEO no canal da marca no YouTube, isso porque o YouTube é considerado o segundo maior buscador do mundo.
As pessoas recorrem a ele para tudo, inclusive para saber um pouco mais sobre uma empresa terceirizada de recepcionista.
Para aplicar as otimizações nesse canal, o criador do vídeo deve usar a palavra-chave no conteúdo, no texto da descrição e no título. Também pode inserir links no site institucional que direcionam o usuário para o canal da marca no YouTube.
O SEO nessa plataforma também consiste em pensar na experiência do usuário, escrevendo descrições interessantes, criando vídeos mais longos e usando tags no vídeo.
Até mesmo nas redes sociais um fabricante de bateria de caminhão 150 amperes pode usar as estratégias de SEO. Um exemplo disso é otimizar o perfil preenchendo todas as informações, focar na qualidade das publicações e usar imagens e vídeos.
Considerações finais
O SEO precisa estar presente nas estratégias de marketing de qualquer negócio porque ele faz toda a diferença na visibilidade orgânica da companhia.
Por meio dele, a empresa consegue alcançar os primeiros posicionamentos com mais facilidade, sem precisar investir em estratégias pagas, além de mostrar toda a sua credibilidade para a audiência.
É possível aplicar em diversas plataformas para conseguir um bom ranqueamento em todas elas e destacar o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.