As empresas precisam estar atentas às certificações mais reconhecidas no ramo em que atuam. Veja por que a certificação PQO é relevante e como consegui-la

Quem possui uma empresa sabe que é preciso mostrar por que ela é confiável e relevante em seu segmento. Por isso, licenças e certificações são importantes, já que ajudam a consolidar a autoridade de uma companhia.

Dependendo do ramo escolhido, alguns desses documentos são condição para que uma empresa consiga operar legalmente no mercado, pois assegura o compromisso com segurança e a sua conformidade com normas específicas. Você já ouviu falar da PQO Compliance? Veja mais sobre a importância dessa certificação e como obtê-la.

O que é a certificação PQO?

O Programa de Qualificação Operacional (PQO) visa elevar o padrão de segurança e qualidade nas operações do mercado financeiro. Criado pela B3 (Bolsa de Valores Brasileira, sediada em São Paulo), esse programa se destina a profissionais que atuam nos mercados financeiros e de capitais, segmento com exigências regulatórias cada vez mais rigorosas.

O PQO é voltado para a qualificação e o aprimoramento de conhecimentos técnicos e, assim, garante que tais profissionais estão aptos a desempenhar o seu trabalho, com conhecimento e competência. 

Vale pontuar que qualquer profissional ou interessado em obter tal certificação pode fazê-lo, mesmo se não tiver vínculo com algum participante da B3. As áreas que podem receber esse tipo de certificação são: Compliance, Risco, Operações, Comercial, Liquidação, Back Office, Cadastro e Custódia.

A certificação PQO Compliance, por exemplo, é voltada aos profissionais que supervisionam os procedimentos de controle interno em corretoras e instituições financeiras. Tais profissionais devem prevenir a ocorrência de crimes como fraude, lavagem de dinheiro, entre outras. Já o PQO Riscos se direciona a quem monitora riscos associados às operações realizadas na B3 e deve avaliar vários fatores que possam trazer insegurança às operações. Cada certificação PQO tem um escopo específico, voltado para as necessidades e os desafios de cada perfil profissional.

Saiba o que é a Certificação PQO e como tirar

Vantagens da certificação PQO

Qualquer profissional ou demais interessados podem obter certificação PQO. Entre as vantagens de ter essa certificação, está a possibilidade de haver mais chances de conseguir melhores trabalhos, já que instituições financeiras reconhecem essa certificação e buscam profissionais qualificados.

Essa certificação também pode consolidar o reconhecimento profissional ao demonstrar que o profissional certificado tem competência e credibilidade em sua atuação. Por fim, tal certificação demonstra a preocupação do profissional em se manter atualizado sobre as regulamentações do mercado.

Uma das condições para ter esse certificado é fazer uma atualização constante, o que pode incluir a realização de cursos de reciclagem e a participação em eventos e treinamentos periódicos. Esse processo garante que o profissional continue a ser reconhecido como qualificado e atualizado.

Como tirar

Para obter a certificação PQO, é preciso primeiramente se inscrever para o exame avaliatório pela Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD), que pode ocorrer tanto de forma presencial quanto virtual. Após pagar o valor da taxa, o candidato deve marcar a data da avaliação em até 60 dias. 

O candidato deve responder a 60 questões em até 3 horas e acertar pelo menos 60% delas (ou 36 questões). Durante a prova, há fiscais para monitorar a aplicação da avaliação e evitar fraudes.

No site da B3, existem materiais gratuitos para apoiar os interessados em prestar essa prova. Tais materiais trazem os assuntos mais cobrados na prova, tais como renda fixa e variável, derivativos, regras do sistema financeiro nacional, mercado de câmbio, tributação, risco corporativo, fundos e clubes de investimentos, controles, auditoria interna e compliance, entre outros.

O mercado financeiro exige conhecimento altamente técnico e especializado. Decisões mal pensadas ou pouco fundamentadas podem provocar prejuízos enormes. Por isso, os profissionais da área devem se manter atualizados e serem reconhecidos com capacidade técnica e competência suficiente para exercer a sua função.