ROI

ROI é uma sigla em inglês para Return On Investiments (retorno sobre os investimentos), uma métrica que permite planejar metas tendo como base resultados tangíveis e compreender se as ações estão realmente valendo a pena.

Por meio dele, a organização consegue saber o quanto ganhou com os investimentos realizados, principalmente quando se trata de marketing.

Durante muito tempo, os resultados de campanhas publicitárias eram analisados apenas na base do achismo, mas com o marketing digital, isso mudou. Suas ações funcionam por meio de uma série de métricas que mostram a eficiência dos investimentos.

Entre as várias possibilidades de medição está o retorno sobre os investimentos, mas mesmo tendo essa facilidade, muitos gestores e empreendedores não sabem qual é o retorno de suas estratégias de marketing.

No entanto, deixar de fazer esse cálculo pode trazer muitos prejuízos financeiros porque a organização mantém investimentos em estratégias que não funcionam ou que não trazem os resultados esperados.

Calcular o ROI do negócio é imprescindível para saber quais estratégias funcionam e o quanto se deve investir.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é ROI, qual é sua importância e dar algumas dicas para calcular do jeito certo.

O que é ROI?

ROI é uma métrica que permite saber o quanto de dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo com os investimentos trabalhados em diferentes canais.

Ele mostra o resultado de uma ação ou campanha, mensurando os custos com ferramentas e treinamentos na área. Com sua ajuda, a organização descobre quais investimentos valem a pena e como melhorar aqueles que não estão funcionando.

Para uma empresa que faz instalação de câmera de segurança residencial wifi, essa métrica é muito importante para avaliar as iniciativas que contribuem com os resultados.

Assim sendo, é com base no ROI que o negócio consegue planejar metas, tendo como base resultados tangíveis e compreender se vale a pena ou não investir em certos canais.

Importância de calcular o ROI

Calcular o retorno sobre os investimentos é muito importante porque a empresa consegue avaliar se seus investimentos estão trazendo os resultados esperados. Alguns dos benefícios desse cálculo são:

  • Redução de custos;
  • Noção de lucros;
  • Cálculo simples;
  • Mostra os prazos;
  • Melhora a gestão financeira.

Qualquer investimento feito pela organização e que não traz os resultados esperados precisa ser encerrado, se isso não for feito, os prejuízos serão muito grandes.

Calcular o ROI ajuda a encontrar informações necessárias para evitar as perdas, visto que avalia os investimentos de maneira profunda.

Pode ser usado para analisar as campanhas de marketing ou até mesmo a compra de materiais para o dia a dia. Com isso, a organização vai investir apenas no que realmente traz lucros para ela.

Uma loja de armário suspenso escritório precisa calcular o ROI porque assim saberá exatamente como estão suas aplicações, portanto, é algo fundamental para determinar a eficiência das decisões e o modo como os recursos são alocados.

Também tem como objetivo mostrar que dentro de certo período podem haver oportunidades melhores de investimento, maximizando os lucros.

Outra vantagem da métrica é que ela não envolve a coleta de novos números para ter informações pelo cálculo. O retorno sobre os investimentos é uma métrica já baseada em dados financeiros de contabilidade da corporação.

Isso quer dizer que todos os dados financeiros necessários para o cálculo estão disponíveis nas demonstrações geradas pela contabilidade, o que facilita na hora de analisar as informações.

Além de calcular o retorno sobre todo o dinheiro investido, também permite calcular o prazo do retorno de investimento. Trata-se de uma métrica que mostra qual é o tempo necessário para alcançar o retorno esperado.

É uma forma de ter mais equilíbrio contábil e recuperar o capital investido. Calcular o retorno sobre os investimentos permite analisar as estratégias desenvolvidas e compreender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Dentro de um processo de gestão, além de pesquisar tudo o que é necessário para o funcionamento do negócio, como aluguel impressora preço, também é fundamental calcular o ROI para melhorar a administração da empresa.

Como calcular o ROI

O cálculo do retorno sobre os investimentos se dá por meio de uma fórmula simples, sendo: ROI = (RECEITA – CUSTOS) / CUSTOS.

Por exemplo, supondo que uma empresa lucrou 200 mil e seu investimento inicial foi de 20 mil, o cálculo acontece desta forma: ROI = R $200.000,00 – R $20.000,00 / R $20.000,00. ROI = 9.

Isso significa que o retorno sobre o investimento da organização foi 9 vezes o valor do investimento inicial. O resultado também pode ser multiplicado por 100 para obter a porcentagem.

Uma empresa de caldeiras flamotubulares horizontais também pode calcular a receita, considerando todo o valor financeiro obtido em decorrência do investimento avaliado.

No caso de uma campanha de marketing, é necessário delimitar os ganhos antes da verba alocada, pois essa atribuição traz clareza sobre o retorno obtido com as campanhas de marketing digital.

O custo dentro da fórmula engloba os valores investidos pela organização para obter a receita. Isso envolve diversos aspectos, como tecnologia, recursos financeiros e pessoas.

Quanto mais componentes forem incorporados ao cálculo, mais preciso será o resultado obtido, só que às vezes a complexidade pode impedir a análise porque complica algumas avaliações que poderiam ser mais rápidas.

Montando um relatório sobre o ROI

Se for necessário comprovar o ROI para o diretor da empresa, é necessário fazer isso por meio de um relatório. No entanto, muitos profissionais gastam horas para montar um relatório e apresentar os resultados das ações, retirando informações do Google Analytics.

O problema de fazer isso é que, na hora de apresentar o documento, talvez ele não faça sentido para a diretoria. Ou seja, a pessoa que vai analisá-lo pode simplesmente não entender o significado dos dados mostrados.

O gerente de marketing de um fabricante de chave codificada Chevrolet deve entender que os dados são diferentes de informações. Não adianta nada usar todos os dados disponíveis se eles não fazem sentido para a organização.

O ideal é criar um relatório mais enxuto e entregar as informações mais relevantes. Mas é importante ter em mente que os relatórios não existem apenas para provar os resultados, na verdade, também direcionam os próximos passos.

O tamanho do documento e o tempo necessário para prepará-lo não são aspectos relevantes. Isso acontece porque é muito comum ver relatórios feitos em uma hora e que trazem muito mais informações do que 50 páginas com dados desnecessários.

Se o profissional de marketing criou uma campanha para uma farmácia de medicamento manipulado para ganhar peso, precisa ter como foco as metas importantes para a companhia.

Embora eles queiram saber sobre curtidas, visualizações e impressões, elas não são as únicas métricas do negócio. É muito importante focar no retorno sobre os investimentos e no impacto dos resultados para a empresa.

Além do mais, as métricas de vaidade não são capazes de manter a organização de portas abertas, portanto, manter o foco apenas no branding não é suficiente para o sucesso da companhia.

Existem negócios que fazem um excelente trabalho de branding, mas simplesmente não conseguem converter, por isso, devem focar em ações voltadas para o ROI do negócio.

Tendo como base essas informações, fica mais fácil elaborar um bom relatório para falar sobre o retorno dos investimentos.

No entanto, primeiro, o gestor de marketing de um fabricante de cadeira jantar precisa definir o público, que nada mais é do que a pessoa com quem vai conversar sobre o relatório.

É muito necessário saber o que será apresentado e para o que será usado. Se não for possível fazer essa determinação para cada métrica apresentada, talvez seja porque ela não deveria ser usada.

Outra coisa muito importante é definir a periodicidade do relatório, lembrando que as informações precisam ser monitoradas continuamente. O contato com os dados pode ser semanal, pois isso ajuda a ver se a empresa está distante das metas pretendidas.

Uma empresa de manutenção de portão eletrônico pode usar diversas ferramentas para extrair as métricas necessárias, como no caso do Google Analytics.

Por fim, é fundamental montar um template, mas existem diversos modelos prontos na internet que agilizam o trabalho e facilitam a elaboração do relatório sobre o ROI.

Considerações finais

Nenhuma organização merece gastar dinheiro com estratégias de marketing e outras ações que não trazem resultado, mas para saber se isso está acontecendo com o negócio, é fundamental calcular o retorno sobre os investimentos.

Isso valoriza o orçamento da marca, potencializa as estratégias de marketing, torna as ações e escolhas mais assertivas, e traz muitos outros benefícios, como os que foram mostrados ao longo deste conteúdo.

Qualquer empresa que queira valorizar seu próprio dinheiro e trabalhar com estratégias mais assertivas, precisa calcular o ROI.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.