7 atitudes que ajudam você a render mais e garantindo seus momentos de descanso
Não ter mais que acordar cedo, se arrumar e pegar trânsito para ir ao trabalho ou assistir aulas todos os dias certamente são vantagens da popularização do home office (ou schooling). Mas quem vive essa rotina sabe que ela também tem seus desafios.
Durante a pandemia de covid-19, muita gente foi pega de surpresa e teve que se adaptar como pôde. Mas, agora, passado o período crítico, quem continua fazendo algumas atividades de casa, remotamente ou em modelo híbrido, está aprendendo certas estratégias para garantir a produtividade, mas também o descanso.
E não estamos falando apenas de adquirir os equipamentos básicos para trabalhar com algum conforto, como um monitor para PC e internet de boa velocidade. É preciso também adotar algumas estratégias para separar casa e escritório. Anote as dicas.
Arrume-se
Você não precisa vestir roupas desconfortáveis e, se preferir, pode até trabalhar descalço. Mas não é uma boa ideia levantar da cama e sentar na frente do computador de pijamas.
A dica é tomar um banho, trocar de roupa e se preparar para o cérebro entender que chegou a hora de trabalhar. Também é importante estar apresentável durante o horário do expediente, caso surja alguma reunião de última hora.
Separe um espaço
Se o seu escritório é em casa, o ideal é que você tenha um cômodo para ele, um local onde possa fechar a porta, separado da vida doméstica. Se isso não for possível, pelo menos organize um canto do quarto ou da sala destinado a essa função.
Isso é importante não apenas para garantir a sua concentração sem interrupções, mas também para guardar tudo o que precisa. É bom ter sempre à mão, além dos eletrônicos, documentos, papel, caneta e outros itens que facilitem o seu trabalho no dia a dia.
Cuide do seu conforto
O seu local de trabalho precisa ser confortável e ergonômico, para prevenir dores nas costas e outros problemas do tipo, especialmente se você passa longas horas sentado na frente de uma tela. Invista em uma cadeira ergonômica e mesa na altura certa. Cuide também da iluminação e temperatura do “escritório”.
Tenha uma rotina
Um dos problemas relatados por quem trabalha ou estuda de casa é a sensação de “estar sempre trabalhando”. Por isso, além de separar um espaço, é importante ter uma rotina, com horário de trabalho definido. Se preferir, não precisa ser o horário comercial, mas um que funcione para você e para o seu chefe.
Evite exceções
A flexibilidade é uma das vantagens do trabalho remoto, e certamente você pode se utilizar dela. Mas tenha cuidado! Sempre que possível, tente manter a rotina estabelecida. As exceções não podem virar regra, sob pena de você cair na sensação de que está sempre em horário de trabalho.
Faça intervalos
Respeite o seu horário de almoço e faça alguns intervalos ao longo do dia para tomar um café, se alongar ou conversar brevemente com alguém de casa. Mas é importante evitar a procrastinação, como você vai ver na próxima dica. O horário de trabalho é de trabalho, como se você estivesse no escritório.
Adote estratégias contra a procrastinação
Em casa, a tentação de ir deixando as tarefas para depois pode virar uma dor de cabeça na hora de cumprir os prazos. A dica é adotar estratégias para evitar as distrações durante o horário de trabalho.
Silenciar as notificações das redes sociais e pedir às pessoas que moram com você para respeitarem esse horário são boas ideias. Também não é bom trabalhar com a TV ligada. Se seu escritório está no quarto, arrume a cama para entender que não é hora de se deitar etc. Seguindo essas dicas, você vai conseguir trabalhar ou estudar de casa e ter seu descanso com tranquilidade.