Marketing é um estrangeirismo proveniente do inglês feita pelo justaposição de dois termos, que são “market” (mercado) e “Ing” (ação). Em tradução literal para o português, significa, portanto, “mercado em ação” ou “ação para o mercado”.
Trata-se de uma atividade de negócios que envolve técnicas que permitem que a empresa conheça seu mercado de atuação e o público-alvo, tendo como finalidade criar estratégias de posicionamento e aumentar as vendas.
Alguns especialistas classificam o marketing como um processo pelo qual pessoas obtêm aquilo que precisam, por meio de uma oferta e da negociação de produtos e serviços.
O marketing também é classificado como uma área de conhecimento que envolve todas as atividades relacionadas à troca e orientadas para satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, além de alcançar os objetivos da empresa.
O marketing também possui um conceito contemporâneo que se resume a capacidade de gerar valor econômico, por meio de estratégias que envolvem a construção de um relacionamento de longo prazo satisfatório entre a marca e os clientes.
Investir em marketing é essencial, por isso, este artigo vai explicar a importância da gestão de marketing, como ele pode aumentar as vendas, qual é a sua função e quais são os seus 3 objetivos.
Gestão de Marketing e a sua importância
A gestão de marketing é importante porque cada vez mais as empresas estão se conscientizando sobre a necessidade de conhecer o mercado em que atuam, criar valor para o cliente e se manterem competitivas.
Existem vários processos de pesquisa de mercado, segmentação, definição de posicionamento da corporação e para compreender o meio em que ela atua.
Um fabricante de cadeira dobrável articulada faz isso por meio de ferramentas fundamentais que ajudam a encontrar o posicionamento ideal para o negócio, além de desenvolver vínculos com os clientes, de modo a fidelizá-los.
O planejamento estratégico é um dos recursos fundamentais, utilizados na administração, gestão e execução das estratégias de marketing, permitindo uma visão clara sobre o mercado de atuação, além de ajudar a traçar metas e objetivos palpáveis.
A gestão de marketing também é fundamental para organizar as etapas das ações traçadas e garantir que as metas sejam cumpridas.
Garante a competitividade do negócio, por meio de estratégias bem estruturadas, considerando a identidade da companhia, de modo que suas soluções sejam reconhecidas pelos consumidores.
A gestão de marketing precisa ter como propósito alcançar os clientes ideais, o que envolve a elaboração de um planejamento que apresenta o perfil do público, com base em seu comportamento.
Por fim, somente por meio de uma boa gestão de marketing é possível analisar os resultados para saber quais são os caminhos certos e errados, considerando números e estatísticas.
Marketing digital: como aumenta as vendas?
O marketing digital reúne diversas estratégias capazes de aumentar as vendas da empresa, isso porque ele traz benefícios como:
- Reforça a marca;
- Atrai clientes;
- Permite a segmentação;
- Fideliza os clientes;
- Destaca a empresa;
- Divulga a marca.
Quanto mais um fabricante de móveis para cozinha planejada com ilha pequena aparece para o público, mais pessoas passam a conhecê-lo e se tornam clientes.
As estratégias de marketing digital são as melhores opções para obter leads e ter contato com pessoas que realmente têm potencial de compra. Por meio das estratégias certas, o negócio consegue se expor, ser relevante e alcançar engajamento.
Não é necessário gastar dinheiro divulgando a empresa e tentando impactar consumidores que não possuem perfil para o negócio. É possível estruturar as campanhas segmentando as ações por regiões, perfil de público, data, horário, entre outros.
A organização consegue mensurar os resultados por meio das estratégias, algo que traz informações para saber se as ações são realmente bem-sucedidas.
Organizações com presença constante conseguem construir um relacionamento próximo com os clientes, algo fundamental para transformá-los em fãs da empresa, e eles mesmos vão divulgar os produtos e serviços para outras pessoas.
Mas além de estar na internet, uma empresa de monitoramento veicular em tempo real precisa de ações bem estruturadas para ultrapassar os concorrentes que estão há mais tempo no mercado.
É assim que vai atrair pessoas que procuram informações sobre produtos e serviços específicos e indivíduos que recorrem à internet para esclarecer dúvidas, se entreter e buscar conhecimento.
Qual é a função do Marketing?
Uma das funções do marketing é estudar o mercado, sendo esta uma etapa muito importante do planejamento porque permite conhecer melhor o segmento em que a empresa está inserida.
É assim que o negócio vai identificar boas oportunidades e maneiras de se destacar em relação aos concorrentes. Depois de fazer esse levantamento, o marketing também ajuda a definir o melhor posicionamento para a organização.
Cada empresa, como no caso de um fabricante de mini extrusora, possui suas fases de vendas, visto que o processo de decisão para quem quer comprar uma bolsa é totalmente diferente de quem quer comprar uma casa.
O marketing consegue percorrer as fases pelas quais cada consumidor passa até que esteja pronto para comprar, e é justamente por isso que essas estratégias também são capazes de conhecer os clientes.
É muito importante estudar o consumidor para saber quais são seus gostos e desejos, porque ele procura uma marca ao invés de outra, entre outras informações que tornam as ações mais eficientes.
Outra função do marketing é planejar a comunicação da companhia, uma vez que todas as interações realizadas por ela podem contribuir de maneira positiva ou negativa para sua reputação.
Também é por meio dele que a organização vai atrair novos clientes, promover campanhas promocionais e construir autoridade em seu segmento de atuação.
Quais são os 3 objetivos do Marketing
Quando alguém pesquisar alguma informação no Google, por exemplo, sobre Buffet de crepe para casamento, deseja esclarecer esta dúvida e está bem próxima da aquisição.
O papel do marketing é identificar e satisfazer as necessidades de todos os agentes presentes na relação de compra e venda, portanto, empresa e cliente.
É uma área que faz com que um bem ou serviço seja divulgado e que uma ideia seja comprada pelo público. Mas para entender melhor como tudo isso funciona, é necessário conhecer os 3 principais objetivos do marketing.
Ele possui muitos outros propósitos, mas esses 3 objetivos são essenciais para as empresas e para os clientes. São eles:
Aumentar as vendas
Esse é o objetivo primordial e mais essencial do marketing, e, apesar disso, porém, é muito importante, porque lida diretamente com a receita da empresa, afinal, a organização precisa vender para que possa se manter sustentável e competitiva.
Embora o marketing não se referia apenas às ações de vendas, boa parte de suas estratégias ajuda a atrair e converter clientes.
Um fabricante de tela moeda em aço inox também precisa dele porque nenhum produto ou serviço consegue se vender sozinho.
É nesse processo que entra o mix de marketing para definir preço competitivo, distribuir a solução nas praças com potencial de compra e promover as mercadorias para as pessoas certas.
Lembrando que as receitas com o aumento das vendas precisam ser superiores ao valor investido em marketing, caso contrário a organização terá prejuízos.
Aumentar a visibilidade da marca
Antes de pensar em vender ou fidelizar os clientes, o negócio precisa ser conhecido pelas pessoas, e é justamente nesse momento que ele vai trabalhar a publicidade e a propaganda.
É dessa forma que um fabricante de portão social de alumínio branco terá acesso a diversas práticas, como definição de persona e pesquisas de mercado, para divulgar seu nome e oferecer seus produtos e serviços.
A organização precisa ganhar visibilidade e popularidade com as pessoas que realmente vão se interessar por suas soluções, e isso é feito nos canais certos e nos momentos mais adequados.
Fidelizar clientes
Por fim, nenhuma empresa sobrevive apenas tentando conquistar novos clientes, na verdade, ela também precisa conquistar a lealdade de quem já compra com ela.
Isso é importante para trazer mais previsibilidade aos lucros, mas também é muito mais barato manter um cliente que já comprou com o negócio do que conquistar um cliente novo.
Para um fabricante de bateria de caminhão 180 amperes, também é um processo muito mais simples porque ele já conhece o perfil de seus clientes.
Existem diversas estratégias que ajudam a fidelizá-los, como no caso do marketing de relacionamento, programas de fidelidade, marketing de conteúdo, entre outras.
São ações que ajudam a manter os compradores engajados durante o pós-venda e que ainda oferecem uma experiência de compra completa, por meio da oferta de produtos complementares.
Considerações finais
Investir em marketing é uma necessidade para os negócios, independentemente de seu segmento de atuação e precisa ser um processo devidamente trabalhado por profissionais capacitados.
É assim que a companhia vai alcançar seus objetivos, tornar seu nome mais conhecido entre os consumidores, se destacar entre os concorrentes e conseguir manter a competitividade em um mercado cada vez mais acirrado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.