A princípio, aprender francês nunca foi tão fácil, dado a disponibilidade de ferramentas que nos ajudam a se desenvolver na língua. Além disso, grande parte desses recursos são gratuitos, o que torna nosso caminho rumo à fluência ainda mais simples.
Mas, embora a tecnologia esteja a nosso dispor no que se refere a aprender francês, será que você a está utilizando da forma correta? Se a resposta for não, fique com a gente até o final desse artigo e descubra como ela pode ser fundamental no seu processo de aprendizagem.
Qual a importância da tecnologia para aprender outro idioma?
Se antigamente a única maneira de se tornar bilíngue era através dos livros, hoje em dia não é mais assim.
Com o advento da internet e o aumento do número de pessoas com acesso a essa ferramenta, a quantidade de informações disponibilizadas ao grande público tem crescido de forma descomunal.
Em outras palavras, é muito provável que, a partir de uma simples pesquisa, você encontre conteúdos de valor relacionados ao seu campo de interesse.
Do mesmo modo, para aqueles que querem aprender a falar francês, saiba que esse objetivo pode ser alcançado de diversas formas diferentes – aplicativos de idiomas e aulas online são alguns dos exemplos.
Dito isso, no próximo tópico você aprenderá a utilizar a tecnologia a seu favor e se tornar fluente em francês de um jeito rápido e eficiente.
4 maneiras de usar a tecnologia para se desenvolver no francês
Aulas online
De antemão, se matricular em um curso é o modo mais comum de se aprender algo, seja uma segunda língua ou até mesmo uma nova profissão.
Contudo, as aulas que antes só podiam ser ministradas em um espaço físico, agora podem ser assistidas remotamente
Isso quer dizer que você pode se tornar fluente em francês sem precisar sair da sua casa, tendo um professor a seu dispor nos momentos em que achar mais conveniente.
Inclusive, a disponibilidade de horário é outro ponto positivo dessa prática, já que você poderá montar seu cronograma de estudos de acordo com a sua agenda.
Streamings como Netflix e Spotify
Engana-se quem pensa que esses dois aplicativos servem apenas para assistir a séries e escutar músicas. Na verdade, eles são excelentes recursos para quem está aprendendo francês e precisam ser implementados no seu plano de estudos.
A começar pela Netflix, que possui milhares de filmes e séries com áudio e legendas em francês. Use ambas as opções para se habituar a língua e aumentar o seu vocabulário.
Com relação ao Spotify, explore o mercado fonográfico da França e de outros países francófonos, sempre lembrando de acompanhar a letra da música enquanto ela é reproduzida nos seus fones de ouvido.
Aplicativos de idiomas
Você já deve ter ouvido falar do Duolingo e do Hellotalk, correto? Entretanto, embora ambos os apps sejam excelentes, o foco principal deles não é o francês.
Assim, uma alternativa a essas opções são os apps de idiomas que ensinam uma variedade de línguas, como por exemplo o Italk e o Babbel.
No primeiro, você tem a oportunidade de selecionar tutores residentes de países nativos e praticar conversação de uma forma leve e descontraída.
Já no segundo, basta baixar o aplicativo no seu smartphone, se cadastrar e começar a concluir as lições e os desafios dispostos na plataforma.
Configuração dos aparelhos eletrônicos em francês
Pode parecer algo simples, mas alterar o idioma dos seus dispositivos eletrônicos fará toda a diferença lá na frente. Sendo assim, acesse as configurações do seu smartphone e escolha o francês como língua principal. Faça o mesmo com o seu notebook, desktop ou tablet, caso tenha um.
E então, o que achou das nossas dicas? Lembrando que, caso esteja procurando um professor particular de Francês em São Paulo, saiba que a Percursos Idiomas é a sua melhor alternativa.
Isso porque a escola possui uma metodologia de ensino diferente das escolas tradicionais, além de contar com professores capacitados e com anos de experiência no mercado.
Desse modo, se você quer aprender francês de uma forma eficiente e divertida, acesse nosso site agora mesmo e fale com um de nossos atendentes.