Como todos sabemos, o aprendizado só se dá por meio de repetições do ensino de conteúdos, o que muitas vezes não é possível de ser feito em cargas horárias regulares. E é justo aí onde a importância das aulas particulares se revela.
Por outro lado, é claro que existem alunos de todas as idades que sentem dificuldades em entender certos conteúdos, o que é mais um motivo comum para a contratação do serviço de professores particulares.
Mas, enquanto nós estamos falando, você pode estar se perguntando o que de fato é e como funciona uma aula particular. Pensando em pessoas como você, criamos este artigo especial.
Aqui nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse meio de ensino, como os seus benefícios, o porquê de contratar e os principais tipos de aulas particulares.
É preciso dizer que essas informações são vitais para pais de alunos em idade escolar, vestibulandos e até adultos que tenham algum objetivo especial, como passar em um curso universitário, por exemplo. Portanto, continue lendo!
O que são aulas particulares?
A aula particular é um tipo de serviço educacional focado em matérias ou disciplinas específicas, que, no geral, são o “calcanhar de Aquiles” de algum aluno.
Inclusive, hoje em dia dá para achar aulas particulares sobre qualquer disciplina, desde as mais “fáceis” até as que põem mais medo nos alunos, como matemática, língua portuguesa, língua inglesa e outras matérias da área de ciências exatas.
No geral, as aulas particulares são dadas por professores especializados e têm um cronograma próprio, que foca em “atacar” as principais dores dos alunos naquela disciplina.
Esse meio tem alta taxa de eficiência e conversão, esteja o aluno em qualquer faixa etária. Afinal, vale a pena destacar que até mesmo cursinhos preparatórios para vestibulares e concursos também têm uma pegada de aulas particulares.
Por fim, não é demais dizer que hoje em dia a adesão às aulas particulares está ainda mais fácil por causa do Ensino a Distância (EAD), onde os alunos podem receber esse reforço de qualquer lugar, por meio da internet.
4 benefícios das aulas particulares
Como podemos notar até aqui, as aulas particulares podem ser uma grande aliada do ensino de crianças, jovens e adultos. Mas você já tem em mente os seus reais benefícios? Saiba mais nos tópicos a seguir.
- Vai direto ao ponto;
- Tem um formato de ensino personalizado;
- Cresce a motivação do aluno;
- É flexível.
Vai direto ao ponto
Como já citamos antes, alguns alunos têm dificuldades em certas matérias, e, ainda, em temas específicos dentro de certa matéria.
A prática da aula particular vem justo para quebrar essa objeção, pois o professor estará ciente da dificuldade do aluno e irá focar naquela área de estudo em que ele tem mais problemas.
Isso melhora a compreensão global do tema estudado, elevando o nível do aluno em sala de aula e fora dela, trazendo valiosos benefícios para a pessoa.
Tem um formato de ensino personalizado
As escolas, universidades e outras instituições de ensino já têm um modelo de ensino a ser seguido, que por muitas vezes é inflexível e engessado.
Essa realidade é ruim para alguns alunos, uma vez que o conteúdo repassado de modo uniforme em uma sala com 40 ou 50 alunos, por exemplo, pode não ser entendido por alguns desses discentes.
No entanto, essa é outra objeção que as aulas particulares vêm quebrar, pois trazem um modelo de ensino personalizado para atender as carências do aluno que está com dificuldades.
A aula particular pode ser em grupo ou individual, dada em forma de texto, com uso de vídeos, por meio de áudios etc. Tudo isso visa adaptar o ensino à forma que o aluno se sentir mais cômodo, para que ele consiga entender melhor o conteúdo repassado.
Cresce a motivação do aluno
Todo pai ou mãe que investe em pôr o filho para ter aulas particulares espera uma melhoria no desempenho do jovem, não é mesmo? Pois bem.
Essa melhoria de desempenho nos estudos pode – e vai – melhorar também a autoestima do aluno, crescendo a sua motivação. Afinal, ninguém gosta de ter notas ruins e ser cobrado por causa disso.
Assim, com notas melhores e a sensação de dever cumprido que o “passar de ano” traz, a criança, adolescente ou jovem ficará mais feliz e satisfeita, além de tudo.
É flexível
Um outro benefício muito valioso das aulas particulares é a flexibilidade vista na aplicação delas. Caso o seu filho estude pela manhã, as aulas podem ser feitas à tarde ou à noite. No caso de alunos de escolas integrais, o reforço pode ser feito aos sábados ou à noite em dias alternados, por exemplo, e assim de modo sucessivo.
Dessa forma, você pode usar as aulas particulares até como um meio de ocupação do tempo do seu filho, estimulando o seu potencial, um bom exemplo disso é a Ikesaki Cursos, referência em aulas particulares.
Por que devo contratar um serviço de aulas particulares?
No último tópico nós falamos sobre os principais benefícios que a aula particular pode trazer para o seu filho. Mas existe uma vantagem velada, que, apesar de ser conhecida, precisa ser dita: o fator potencialização.
Quando você contrata um pacote de aulas particulares focadas nas dificuldades de ensino do seu filho, você está investindo no potencial do seu rebento. Afinal, melhorar naquele ponto de fraqueza irá torná-lo um aluno mais completo.
É certo afirmar, ainda, que essa ação feita no presente pode representar a forja de um profissional mais hábil no futuro. Isso porque é na idade escolar que as fraquezas escolares têm que ser sanadas.
Portanto, se você tem notado que o seu filho tem dificuldades em alguma matéria, e puder, faça o investimento em aulas particulares. No futuro, o seu filho colherá os frutos do seu esforço!
Os principais tipos de aulas particulares
Talvez você lembra que ao longo do artigo nós falamos que as aulas particulares podem ser dadas a alunos de todas as idades, correto? Pois bem, nesse tópico, que fecha o nosso artigo, nós vamos abordar esse tema.
Confira abaixo como abordam-se as aulas particulares na educação infantil, no ensino fundamental do 1° ao 5° ano e do 6° ao 9° ano, no ensino médio e no período de pré-vestibular.
Aula particular: Educação Infantil
A aula particular na Educação Infantil ou alfabetização está entre os tipos mais feitos. Isso ocorre porque muitos pais se preocupam com os rumos educacionais que os filhos pequenos vão tomar ao longo da vida.
Nessa modalidade o professor deve fazer aulas cheias de pontos lúdicos, jogos e o uso de referências para explicar as matérias a serem dadas.
Afinal, nessa faixa etária os alunos ainda não têm evolução cognitiva suficiente para absorver conteúdos mais complexos. Dessa forma, a aula particular tem que ser uma extensão do ensino regular, que já usa esses meios, servindo mais como uma aula de reforço de fato.
Aula particular: 1° ao 5° ano
A aula particular 1° ao 5° ano é, além de muito procurada por pais, um meio de muito valor na evolução das crianças.
Nessa fase, em que elas estão saindo do Ensino Infantil, alguns pontos de desconexão com as matérias abordadas tornam-se normais. Assim, o professor pode usar as aulas particulares para motivar o desejo nessas áreas vagas.
É bom que você, pai ou mãe, tenha em mente que os primeiros anos do Ensino Fundamental são a base educacional das crianças. E claro, sem uma base bem feita nenhuma casa se sustenta em pé. Invista na sua criança!
Aula particular: 6° ao 9° ano
Do 6° ao 9° ano as crianças estão se tornando adolescentes e cursando a segunda fase do Ensino Fundamental. E como não poderia deixar de ser, esse período é vital para toda a jornada educacional desses alunos.
A faixa etária do Fundamental II está entre 9 e 14 anos, mais ou menos. Nessa época da vida, os seres humanos se envolvem em diversos conflitos internos, que acabam transbordando para o exterior e afetando a aprendizagem.
Com isso, é de responsabilidade dos pais ver a conduta dos seus filhos e entender onde estão as suas principais dificuldades. É bom ter em mente que esses pré-adolescentes precisam, antes de tudo, de um suporte emocional para entender que não estão sozinhos.
No que diz respeito à aprendizagem, em especial, vale frisar que o Fundamental II é a fase que antecede o Ensino Médio, que é a reta final do ensino básico.
Assim, trabalhar as dificuldades dos alunos nessa época torna-se ainda mais importante e as aulas particulares são uma ferramenta vital para isso.
Aula particular: Ensino Médio
Os alunos do Novo Ensino Médio são pessoas que já passaram por toda uma jornada educacional e também já carregam certa bagagem de vida, tendo um maior saber sobre si próprios.
Nessa fase educacional, é comum achar alunos que já falam sobre as dificuldades que enfrentam sem ter que ser interpretados por ninguém. É aqui que começam as reflexões sobre qual carreira profissional seguir, quais são as áreas de estudo prediletas etc.
Mas é inegável dizer que é também no Ensino Médio que a preparação para os vestibulares e concursos cresce. Dessa forma, as aulas particulares entram como um suporte vital para trabalhar eventuais dificuldades que os alunos ainda têm, preparando-os de uma forma mais completa para as provas mais importantes das suas vidas até então.
Aula particular: pré-vestibular
A aula particular para pré-vestibular tem algumas semelhanças com aquela aplicada a alunos do Ensino Médio, mas ao mesmo tempo tem muitas diferenças.
Nas aulas particulares para alunos do Ensino Médio aborda-se vários fatores, além do reforço escolar propriamente dito. Como exemplo, existem aulas focadas em testes vocacionais e estímulos a uma melhor percepção social do aluno.
Já nas aulas focadas em pré-vestibulares, o que se vê é uma abordagem massiva de temas isolados, que representam pontos de dificuldade dos alunos, como, por exemplo, a aula particular focada em matemática e a focada em português, duas disciplinas que têm complicações para muitos alunos.
Além disso, as aulas particulares que servem de preparação para vestibulares nem sempre são feitas por alunos do Ensino Médio ou que acabaram de sair dele, mas, muitas vezes, também por adultos que desejam entrar em uma faculdade.
De toda forma, invista em aulas particulares, seja para o seu filho ou até para você mesmo. Aproveite as facilidades que a modernidade trouxe, como a chegada da aula particular online e de tantos outros ganhos. Investir no ensino é investir em um bem que não tem validade nem pode ser roubado: o conhecimento.