Ser uma pessoa empreendedora e começar um negócio do zero pode ser uma tarefa tremendamente árdua… E são tantas coisas para fazer que muitas vezes você nem sabe por onde começar!
Por isso, e para esclarecer um pouco o assunto, separamos uma série de dicas sobre marketing digital para empreendedores que, sem dúvida, vão te ajudar a direcionar sua ideia de negócio no caminho certo.
5 dicas essenciais de marketing digital ao iniciar um negócio
Ao criar um modelo de negócios, uma das primeiras coisas que você pensa é como atrair clientes. Na teoria isso seria o mais importante, mas na prática você precisa executar ações estratégicas de marketing online.
Provavelmente são três pontos muito importantes: muito tempo, esforço e, porque não, usar a experiência de outras pessoas (por exemplo, consultando portais especializados em marketing digital como o National Casino) para encurtar o caminho para o sucesso do projeto.
1. Defina a Pessoa Compradora do negócio
Acreditar que é preciso abordar um público ilimitado para ter maior exposição da marca é um erro. Por exemplo, se tivéssemos um negócio de esqui, não faria sentido focar nossos esforços no público caribenho porque o percentual de vendas seria próximo de zero. Faz sentido, não acha?
Por isso a Buyer Persona do projeto deve ser definida, pois quanto mais segmentado for o público do negócio, mais clientes fidelizados serão conquistados. E é que o sucesso de uma marca não depende do número de consumidores, mas sim da fidelização dos clientes e da sua vontade de recomendar.
Para criar o perfil de cliente ideal, devem ser tidos em conta fatores demográficos tão diversos como gênero, idade, localização, poder de compra ou hobbies, dados altamente relevantes que revelam como a oferta pode ser ajustada a este tipo de público.
Ao coletar esses dados sobre a Buyer Persona, as seguintes perguntas devem ser feitas: quais problemas o potencial cliente tem? o que ele valoriza? Quais são seus desafios? como ele pode ser ajudado? isso agrega valor?
2. Estabeleça o valor diferencial da proposta
Você deve se perguntar por que um cliente iria querer contratar nossos serviços ou comprar nossos produtos em vez da concorrência. Às vezes, o motivo pelo qual eles ficam conosco não é por um motivo tangível como um preço, uma promoção…
Os clientes podem ser conquistados oferecendo benefícios intangíveis que não são percebidos imediata ou conscientemente. Apenas gerando uma experiência de compra única, os clientes podem fidelizá-los ou fazer com que os produtos se conectem com suas emoções.
E é que nesses casos tanto a lealdade quanto o contato com o cliente são muito mais fortes e valiosos do que aqueles que preferem comprar por um motivo tangível. Por isso, é importante gerar uma proposta de valor diferencial do ponto de vista emocional.
Sem dúvida, tocar as emoções dos clientes pode ser muito mais complicado, mas a longo prazo significará uma grande vantagem competitiva e preferência no mercado sobre os concorrentes.
3. Concentre-se nos benefícios do cliente
É perfeitamente compreensível que, como empresário e empresário, você queira ver os resultados o mais rápido possível, pois é por isso que você se esforça muito para divulgar o seu negócio e explicar tudo sobre ele.
No entanto, esta pode não ser a melhor opção. Na verdade, é melhor focar nas vantagens que o cliente terá ao adquirir seu produto ou contratar seus serviços. Porque no final o cliente não está interessado em saber quanto trabalho foi feito na web ou o esforço por trás dele…
4. Determine um orçamento para campanhas e planos de ação
Em geral, quase todos os empreendedores quando iniciam sua jornada têm um orçamento apertado e precisam fazer palpites para cumprir os objetivos sem gastar muito.
Assim, é necessário estabelecer alguns objetivos bem claros, que darão uma ideia de quanto pode ser gasto ao iniciar o projeto e definir o CAC (custo de aquisição), o CPL (custo por lead), o CPC (custo por clique) e outras métricas que fazem sentido.
5. Use o conteúdo para se conectar com os usuários
Gerar conteúdo útil para os usuários é uma forma de fazer uma marca, sem alocar um orçamento alto. É surpreendente que, com os benefícios que tanto o inbound marketing quanto o marketing de conteúdo possuem, muitas empresas não o apliquem corretamente em suas estratégias.
E é que atualmente é essencial usar o conteúdo para educar o usuário, fornecendo-lhe informações que ele valorize como úteis para transformá-lo em um cliente recorrente. É uma das formas mais baratas de se conectar com os usuários.
Hoje em dia é fundamental usar o conteúdo para educar o usuário, então dar a ele informações que ele valorize como úteis é fundamental para convertê-lo em um cliente recorrente. Assim, é preciso investigar quais informações o público consome, ou seja, o que ele precisa saber. Como? Uma das melhores opções é monitorar as redes sociais.
E é que uma das grandes vantagens de incluir conteúdo em uma estratégia de marketing é que ela pode influenciar a decisão de compra dos usuários. E se esse conteúdo for interessante… é possível que seja compartilhado em redes sociais ou linkado de outros sites, algo que melhora o posicionamento web (SEO) do site.