O bom gerenciamento de um negócio é fundamental para o desenvolvimento da empresa e consolidação da marca. Isso exige que os profissionais da administração estejam equipados com as melhores ferramentas, como a utilização de um CRM de vendas.
Isso porque, essas plataformas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), são softwares que viabilizam a construção de processos de análise e gerenciamento de todas as interações que a empresa tem com os consumidores.
Assim, esse sistema permite o conhecimento quanto aos padrões do processo de compra dos clientes, definindo mais nitidamente quais são as necessidades e preferências do público.
Isso garante aos gestores um maior controle de lead e a possibilidade de aumentar a conversão de vendas.
A intenção aqui, é fazer com que os consumidores tenham a melhor experiência de compra, desde o primeiro contato com a empresa até nos momentos posteriores à finalização da aquisição do produto ou serviço.
Deste modo, o CRM permite a unificação de todos os setores da empresa que realizam esse contato – direta ou indiretamente –, como o:
- Marketing;
- Criação de produto;
- Design;
- Publicidade;
- Atendimento ao cliente;
- Vendas;
- Estoque;
- Transporte.
Benefícios de investir em um serviço de gerência do relacionamento com o cliente
Tanto o crm gratis quanto os serviços mais personalizados, possibilitam a organização e armazenamento das informações dos clientes, construindo um funil de vendas mais completo e elaborado.
Esse pipeline auxilia os vendedores e os setores de marketing a realizar uma abordagem mais efetiva e satisfatória ao público consumidor, aumentando as chances de concluir positivamente uma venda.
Além disso, o crm plano viabiliza a erradicação de processos obsoletos e do retrabalho, aumentando a automatização de tarefas que roubam o tempo e minam a produtividade dos colaboradores.
Tudo isso, obviamente, reverte-se em vantagens importantes para a gerência e para a empresa, como:
- Maior controle sobre o processo de vendas;
- Identificação de processos que precisam ser melhorados;
- Follow-up mais otimizado;
- Aumento do ticket médio dos clientes;
- Diminuição de erros;
- Melhora da comunicação interna;
- Acompanhamento de resultados mais objetivo.
CRM: 4 passos para um bom gerenciamento da equipe de vendas
A principal função da gerência de vendas é manter a organização dos setores comerciais, garantindo o melhor desempenho das funções, o funcionamento adequado das operações e o uso otimizado dos recursos financeiros e do tempo disponível.
Assim, os gerentes podem garantir que as equipes trabalhem em conjunto, permanecendo motivadas e conduzindo a empresa a um crescimento mais sustentável.
Para isso, o uso dos softwares de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente pode ser de grande ajuda para a instituição.
A fim de exemplificar como, selecionamentos 4 passos que são essenciais para a construção de uma boa administração dos processos de vendas e que podem ser aperfeiçoados com o auxílio do CRM.
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Definição do perfil dos clientes
A definição do perfil dos clientes ideais é essencial para a estruturação de um bom planejamento de gestão de vendas.
Isso porque essa característica irá tornar as metas mais alcançáveis e alinhar os vendedores com aqueles prospects e leads que mais têm probabilidade de se tornar clientes.
Para isso, o uso do crm é fundamental, pois ele unifica as informações desses consumidores, organizando os dados e construindo uma persona mais completa.
Assim, esse software armazena e organiza dados como: nome, endereço, telefone, e-mail, histórico de compras, referência de produtos desejados etc.
Desta forma, os vendedores conseguem diminuir os erros que poderiam afastar os clientes, aperfeiçoando o atendimento e investindo o seu tempo com as pessoas mais propícias para a empresa.
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Organização do setor de vendas
Um processo de vendas mal organizado pode resultar em problemas importantes para a empresa, como a perda ou extravio de documentos relevantes ou até de informações valiosas sobre os consumidores.
Mas, além disso, a falta de ordem pode comprometer todo o planejamento estratégico e o cumprimento das metas.
Por isso, como o CRM unifica as informações de diversos setores do atendimento, a gerência pode organizar mais facilmente essas documentações.
Por exemplo, transferindo dados importantes a outros setores com maior agilidade e impedindo que os funcionários de áreas diferentes se dediquem à construção de um mesmo documento.
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Padronização do atendimento
Com o auxílio da internet, o público passou a ter diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para sanar dúvidas sobre um produto ou serviço e para decidir quanto ao investimento naquela compra ou não.
No entanto, a mudança de canais – quando um lead contata a empresa pelo Instagram e opta por continuar a conversa pelo telefone – pode atrapalhar muito a conquista e conversão daquele potencial consumidor.
Para que isso não aconteça, a empresa precisa garantir uma padronização do atendimento, independente do meio pelo qual essa comunicação tem sido feita.
O CRM é fundamental para isso, pois ele guarda todas as trocas com o público de acordo com o canal de atendimento e do atendente responsável pela interação.
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Capacitação dos vendedores e os atendentes
Ter atendentes e vendedores capacitados faz toda a diferença no sucesso de uma venda. No entanto, é preciso saber quem são os profissionais que mais precisam de treinamento e quais são as habilidades que precisam ser aprimoradas.
Assim, a empresa não desperdiça recursos aleatoriamente. Neste caso, os programas de gerenciamento – independente do crm preço – são capazes de produzir relatórios automáticos sobre o desempenho dos funcionários e dos setores.
O que ajuda na construção de novas estratégias, apontando gargalos e pontos que precisam ser melhorados.
Desta forma, os gerentes conseguem saber exatamente quando agir e como realizar essa capacitação, tornando as ações mais efetivas e econômicas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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