O bom gerenciamento de um negócio é fundamental para o desenvolvimento da empresa e consolidação da marca. Isso exige que os profissionais da administração estejam equipados com as melhores ferramentas, como a utilização de um CRM de vendas.  

Isso porque, essas plataformas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), são softwares que viabilizam a construção de processos de análise e gerenciamento de todas as interações que a empresa tem com os consumidores. 

Assim, esse sistema permite o conhecimento quanto aos padrões do processo de compra dos clientes, definindo mais nitidamente quais são as necessidades e preferências do público. 

Isso garante aos gestores um maior controle de lead e a possibilidade de aumentar a conversão de vendas.  

A intenção aqui, é fazer com que os consumidores tenham a melhor experiência de compra, desde o primeiro contato com a empresa até nos momentos posteriores à finalização da aquisição do produto ou serviço.  

Deste modo, o CRM permite a unificação de todos os setores da empresa que realizam esse contato – direta ou indiretamente –, como o: 

  • Marketing; 
  • Criação de produto; 
  • Design; 
  • Publicidade; 
  • Atendimento ao cliente; 
  • Vendas; 
  • Estoque; 
  • Transporte. 

Benefícios de investir em um serviço de gerência do relacionamento com o cliente 

Tanto o crm gratis quanto os serviços mais personalizados, possibilitam a organização e armazenamento das informações dos clientes, construindo um funil de vendas mais completo e elaborado.  

Esse pipeline auxilia os vendedores e os setores de marketing a realizar uma abordagem mais efetiva e satisfatória ao público consumidor, aumentando as chances de concluir positivamente uma venda. 

Além disso, o crm plano viabiliza a erradicação de processos obsoletos e do retrabalho, aumentando a automatização de tarefas que roubam o tempo e minam a produtividade dos colaboradores. 

Tudo isso, obviamente, reverte-se em vantagens importantes para a gerência e para a empresa, como: 

 

  • Maior controle sobre o processo de vendas; 
  • Identificação de processos que precisam ser melhorados; 
  • Follow-up mais otimizado; 
  • Aumento do ticket médio dos clientes; 
  • Diminuição de erros; 
  • Melhora da comunicação interna; 
  • Acompanhamento de resultados mais objetivo. 

CRM: 4 passos para um bom gerenciamento da equipe de vendas 

A principal função da gerência de vendas é manter a organização dos setores comerciais, garantindo o melhor desempenho das funções, o funcionamento adequado das operações e o uso otimizado dos recursos financeiros e do tempo disponível. 

Assim, os gerentes podem garantir que as equipes trabalhem em conjunto, permanecendo motivadas e conduzindo a empresa a um crescimento mais sustentável.  

Para isso, o uso dos softwares de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente pode ser de grande ajuda para a instituição. 

A fim de exemplificar como, selecionamentos 4 passos que são essenciais para a construção de uma boa administração dos processos de vendas e que podem ser aperfeiçoados com o auxílio do CRM. 

  1. Definição do perfil dos clientes 

A definição do perfil dos clientes ideais é essencial para a estruturação de um bom planejamento de gestão de vendas.

Isso porque essa característica irá tornar as metas mais alcançáveis e alinhar os vendedores com aqueles prospects e leads que mais têm probabilidade de se tornar clientes. 

Para isso, o uso do crm é fundamental, pois ele unifica as informações desses consumidores, organizando os dados e construindo uma persona mais completa. 

Assim, esse software armazena e organiza dados como: nome, endereço, telefone, e-mail, histórico de compras, referência de produtos desejados etc.  

Desta forma, os vendedores conseguem diminuir os erros que poderiam afastar os clientes, aperfeiçoando o atendimento e investindo o seu tempo com as pessoas mais propícias para a empresa. 

  1. Organização do setor de vendas 

Um processo de vendas mal organizado pode resultar em problemas importantes para a empresa, como a perda ou extravio de documentos relevantes ou até de informações valiosas sobre os consumidores.  

Mas, além disso, a falta de ordem pode comprometer todo o planejamento estratégico e o cumprimento das metas.  

Por isso, como o CRM unifica as informações de diversos setores do atendimento, a gerência pode organizar mais facilmente essas documentações.

Por exemplo, transferindo dados importantes a outros setores com maior agilidade e impedindo que os funcionários de áreas diferentes se dediquem à construção de um mesmo documento.  

  1. Padronização do atendimento  

Com o auxílio da internet, o público passou a ter diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para sanar dúvidas sobre um produto ou serviço e para decidir quanto ao investimento naquela compra ou não.  

No entanto, a mudança de canais – quando um lead contata a empresa pelo Instagram e opta por continuar a conversa pelo telefone – pode atrapalhar muito a conquista e conversão daquele potencial consumidor. 

Para que isso não aconteça, a empresa precisa garantir uma padronização do atendimento, independente do meio pelo qual essa comunicação tem sido feita. 

O CRM é fundamental para isso, pois ele guarda todas as trocas com o público de acordo com o canal de atendimento e do atendente responsável pela interação. 

  1. Capacitação dos vendedores e os atendentes 

Ter atendentes e vendedores capacitados faz toda a diferença no sucesso de uma venda. No entanto, é preciso saber quem são os profissionais que mais precisam de treinamento e quais são as habilidades que precisam ser aprimoradas. 

 

Assim, a empresa não desperdiça recursos aleatoriamente. Neste caso, os programas de gerenciamento – independente do crm preço – são capazes de produzir relatórios automáticos sobre o desempenho dos funcionários e dos setores. 

 

O que ajuda na construção de novas estratégias, apontando gargalos e pontos que precisam ser melhorados. 

 

Desta forma, os gerentes conseguem saber exatamente quando agir e como realizar essa capacitação, tornando as ações mais efetivas e econômicas.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.