Quem é empresário ou gestor sabe que já não é possível ignorar a importância de agradar os clientes, mas poucos dominam o papel que os brindes para uma empresa podem desempenhar nisso tudo.
De fato, talvez o mercado nunca tenha vivido uma época tão competitiva quanto a atual, em que praticamente todo dia surgem novos negócios propondo os mesmos produtos ou serviços de sempre, com poucas inovações verdadeiras.
Mesmo a internet, que é apontada por muitos como tendo operado uma verdadeira revolução, não pôde mudar isso.
Pelo contrário, se por um lado ela tem um efeito bacana de democratização, por outro ela também satura qualquer segmento.
Para entender isso melhor basta abrirmos um grande motor de busca para pesquisarmos algo como bloco de notas personalizado lembrancinha. E veremos que em poucos segundos surgem centenas ou mesmo milhares de soluções.
No caso, somente aquelas que realmente forem as melhores vão se destacar. Isto é, a esfera digital pode democratizar o acesso ao marketing e à publicidade, algo que antes ficava concentrado nas mãos de poucos, mas também pulveriza demais.
Ou seja, ao criar oportunidades tão acessíveis, ela não faz distinção entre este ou aquele empresário, de modo que todo mundo acaba desfrutando e aumentando a multidão de soluções semelhantes que são oferecidas no mercado.
É nesta altura que começam a surgir os dramas sobre como se diferenciar no meio desse barulho todo, fazendo sua marca realmente se destacar por algo que possa agregar valor ao cliente, e ao mesmo tempo, mostrar que você pensa nele.
Realmente, poucas coisas podem fazer um consumidor se sentir tão especial (seja como pessoa física e consumidor final, seja como representante comercial de uma pessoa jurídica dotada de um CNPJ), quanto você provar que se lembrou dele em algum momento.
Isso porque muitas marcas acham que seu esforço todo acaba quando o cliente passa o cartão de crédito, o que na verdade é uma péssima ideia.
Afinal, se você vende totem ACM luminoso, é possível e preciso dar todo um suporte de pós-venda.
Na verdade, hoje em dia um funil de vendas bem trabalhado começa na pré-venda, que são os conteúdos que já ajudam seu cliente a compreender melhor como sua solução funciona.
Depois vem a negociação e, por fim, o pós-venda e todo suporte ou melhor toda ação, pois além dos suportes, instalações, manutenções e fases típicas de adaptação, é depois disso que surgem os brindes.
Outro motivo para tudo que falamos acima, é que com as inovações digitais muitos acham que essa estratégia morreu.
Nada mais enganoso, pois a lógica do brinde nunca vai acabar, embora ela possa evoluir e mudar de figura, como tem acontecido recentemente.
Inclusive, essa sua natureza flexível e altamente ajustável também mostra um pouco de suas vantagens.
Em todo caso, achar que os brindes são coisa do passado demonstraria uma visão muito curta de qualquer empresa ou gestor. O que é necessário é que as marcas entendam o que combina com elas e como implementar.
Como referido, os brindes podem até ter mudado sensivelmente na atualidade, como quando falamos de uma necessaire transparente personalizada. Essa personalização é um traço muito atual, de customização das vontades do cliente.
Portanto, duas ou três décadas atrás dar uma necessaire de brinde é algo que já fazia sentido, mas hoje isso exige que a boa vontade da empresa vá além e torne o brinde algo único e incomparável, que o cliente vai aprovar ainda mais.
Por isso, que todo este texto é especialmente voltado para a importância dos brindes para uma empresa, mostrando não apenas os benefícios desse recurso, mas também o contexto em que ele aparece.
Com isso, também não caímos nas abstrações e afirmações genéricas de estratégias que não funcionam na prática. Pelo contrário, ajudamos seriamente quem já deseja começar a implementar essas táticas em seu próprio negócio.
O que também exige que trabalhemos com exemplos muito claros e pedagógicos, baseados em segmentos e nichos de mercado realmente existentes. Isso é mais ilustrativo e funciona como um mapa com o passo a passo do que fazer.
Tanto que um dos pontos mais interessantes disso tudo é justamente o fato de que hoje os brindes já evoluíram tanto, que podem ser aplicados por qualquer empresa, para vender produtos populares no varejo ou para prestar serviço cabeamento de dados.
Portanto, todo aquele que tenha o interesse genuíno de aprender de uma vez por todas como os brindes são importantes para uma empresa que quer estar antenada e fidelizar seus clientes, basta que siga adiante na leitura deste material.
O que são brindes, afinal?
Até aqui já ficou claro que os brindes nada mais são do que uma estratégia de marketing, o que é importante pois alguns ainda acham que ele é apenas um modo de favorecer o cliente e perder tempo e dinheiro com isso.
O que essas pessoas ignoram é que o cliente satisfeito tende a se fidelizar mais.
Lembrando que isso não quer dizer apenas que a chance de ele voltar a comprar com você é maior, mas também que ele pode indicar sua marca.
Hoje existe até o conceito de “evangelização”, que é o que cada empresa deve buscar. Nesses casos, o consumidor não apenas fideliza, como passa a se tornar um defensor de sua marca, respondendo sempre que alguém fala mal do seu negócio.
Ou seja, ele é como um cartão de visita eletricista, só que utilizado não no começo da negociação, o que seria o normal. Mas, sim, um cartão de visitas utilizado no fim, como modo de estreitar laços e gerar valor para ambos os lados.
Na prática, há diversos tipos de brindes sendo aplicados por aí, sendo os mais comuns:
- Caneta e agenda;
- Calendário ou carteira;
- Caneca e almofadas;
- Cofrinho montável;
- Aromatizadores;
- Caixa de som bluetooth.
Enfim, eles são bem sortidos em termos de opções e variedade. Não há certo e errado, pois mesmo os mais baratos podem fazer sentido, se forem customizados e estiverem de acordo com o ticket médio daquela empresa.
Ou seja, um produto barato pode trabalhar brindes mais em conta, ao passo em que produtos caros com portfólio diferenciado, podem trazer brindes igualmente diferenciados, como alguns que contam com eletrônicos e tecnologias afins.
Restando sempre também a chance de aplicar testes, assim a marca trabalha duas ou três opções e depois faz uma pesquisa para saber qual se saiu melhor. Isso vai permitir agradar mais o público e também economizar.
O papel da customização
Vale lembrar que a customização é um dos traços mais marcantes do marketing e da publicidade atuais.
Afinal, as novas gerações já não aceitam comprar produtos genéricos ou receber brindes iguais para todo mundo.
Estamos falando de uma clientela que quer pegar o cardápio na mão e montar o lanche como bem entender, e não aceitar tudo tal como foi estabelecido por outra pessoa.
Daí que faça tanto sentido investir em brindes como uma caneta personalizada para empresa.
Por outro lado, é preciso ficar claro que essa personalização não diz respeito aos traços principais do cliente apenas, mas igualmente da marca.
Sendo assim, é preciso que o brinde siga de algum modo a identidade visual da empresa, e que seja fiel à sua identidade verbal. Ou seja, fiel à cultura organizacional e à filosofia da marca, geralmente traduzida nos pilares de missão, visão e valores.
Já a parte visual depende de elementos como a paleta de cores, a tipografia escolhida para o nome, o logotipo e o slogan, entre tantos outros elementos de design que compõem a identidade de uma marca, tornando-a única na multidão.
Fortalecimento da marca
Hoje em dia falar sobre fortalecimento de marca é algo que vai muito além do que antes, quando bastava contar com o boca a boca ou fazer marketing offline.
É preciso pensar de maneira holística, que é o que se chama marketing 360 graus. Como quando uma empresa de uniforme personalizado lanchonete marca presença no offline, no online e em toda frente possível.
Sendo uma das principais a dos brindes, pois isso mostra a maturidade da marca. Sobretudo no sentido de que ela só faz isso depois de conhecer muito bem sua cultura, o perfil do seu público-alvo e saber o que quer no médio e longo prazo.
Sobre custo-benefício
Por fim, não é possível falar sobre a importância dos brindes para uma empresa sem mencionar a questão da otimização de esforços e de investimento.
Assim, mesmo quem tenha baixo orçamento, vai conseguir aplicar essa estratégia, graças à sua versatilidade. Ou seja, o fato de que ela pode ir desde uma caneta até servir um coquetel para inauguração de loja.
Portanto, não é tanto questão de quem pode ou não implementar, mas sim de ficar antenado e aproveitar a oportunidade certa, do jeito certo e na hora certa.
Considerações finais
Portanto, contextualizar a importância dos brindes para uma empresa é algo fundamental no mercado de hoje, haja vista sua competitividade tão alta.
Por isso, acima detalhamos não apenas esse contexto, mas também os conceitos fundamentais que o explicam, listando os maiores benefícios dessa estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.