seguidores

As redes sociais se tornaram a principal forma para as marcas se posicionarem no mundo digital, criando dessa maneira um relacionamento com seus seguidores, que também podem ser consumidores.

O relacionamento é a base de qualquer processo comercial, sendo comum que as pessoas decidam comprar produtos de marcas as quais têm sinergia com a missão, visão e valores, além da interação no mercado.

O Instagram de uma empresa de calibração de balanças é uma alternativa bastante viável que o proprietário encontra para se adequar às tendências digitais, trazendo melhorias para a experiência dos clientes dentro do ciclo de vendas.

Isso porque, após a compra pelo empresário Mark Zuckerberg, essa rede social recebeu investimentos para que as empresas migrassem seus negócios dentro da plataforma, reunindo em um só lugar diversas soluções para atingir o sucesso.

Antigamente, a interação com clientes não contava com o apoio de ferramentas de automatização e tampouco com mecanismos de fácil acesso, e o contato dependia unicamente de telefonemas ou envio de e-mails, além de reuniões presenciais.

Mas, com a crescente evolução da tecnologia, houve um apelo para que as corporações de tecnologia e comunicação desenvolvessem plataformas que viabilizassem um contato rápido e efetivo entre consumidores e marcas.

Com isso, os investimentos feitos em ferramentas de automatização e nas redes sociais, como o Instagram, possibilitaram que marcas pudessem se conectar com consumidores de forma rápida, exigindo poucos cliques.

Por essa razão, o engajamento com seguidores pode ser entendido como ações tomadas por organizações para interagir com seus consumidores ou clientes, com a finalidade de atrair visibilidade e facilitar o caminho da geração de vendas.

Com isso, um prestador de serviços de remoção de terra e entulho pode optar por investir no marketing digital para incrementar as formas de ter relacionamento com clientes e público em geral.

Marketing digital para os negócios

O mercado está em constante desenvolvimento, pois a dinâmica entre os indicadores de oferta e demanda sofrem oscilações por diversos fatores, e é verdade que essa alternância existente no comércio reflete diretamente para os negócios.

O marketing digital consiste em ações de anúncio ao público nas plataformas disponíveis na internet. Essas interações devem ocorrer com a publicação de conteúdos, textos, vídeos, imagens e outros meios para que uma comunicação clara seja possível de acontecer.

Se antes o marketing digital era aceitável para nichos específicos, hoje se mostra nítido que no mundo online há espaço para negócios de quaisquer segmentos e tamanhos. 

Um fator que corroborou para isso foi a aceleração digital exigida pela pandemia do covid-19, cujo distanciamento social estabelecido fez com que o mercado desenvolvesse soluções que atendesse às mais variadas demandas.

Considerando que a adaptabilidade é um característica do mercado, rapidamente foram fornecidas soluções no meio virtual para que os negócios não parassem. Dessa maneira, as vendas de produtos como filtro de inox industrial continuaram a acontecer.

Vale ressaltar que alguns nichos possuem mais facilidade de adaptação ao meio digital, por isso é essencial analisar quais as particularidades de uma empresa antes de definir as estratégias de marketing.

De certo, cada negócio possui suas individualidades e, em conformidade a isso, é preciso também saber quem são os consumidores e como deve ser estabelecida a relação entre tais partes. Fatores específicos precisam ser detalhados, como:

  • Público a ser atingido;
  • A maneira de se comunicar com este público;
  • Os veículos de comunicação mais utilizados;
  • Como ter sinergia entre as metas e estratégias.

A partir da análise desses fatores específicos, clientes que buscam adquirir chaveiro para abrir cofre irão se deparar com empreendimentos preparados para suprir suas necessidades e expectativas de relacionamento.

A finalidade do marketing digital para o mundo dos negócios é então apresentar caminhos para facilitar a comunicação, ocasionando em uma conexão mais rápida e concreta, resultando na conversão assertiva de vendas e fechamento de contratos.

Para as marcas, o marketing digital tem mais relevância, afinal, a ampla concorrência exige posicionamento e autoridade para mostrar as vantagens competitivas aos consumidores, sendo a internet um espaço ideal para reforçar esses aspectos.

Como engajar os seguidores, afinal?

A comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, para que ocorra de maneira exitosa, é preciso o posicionamento de duas partes. Uma delas é o interlocutor de uma mensagem, enquanto a outra corresponde ao receptor.

Dentro do escopo da comunicação, cabe a cada um assumir com a sua função. O interlocutor deve se adequar a forma de linguagem de seu público, ao passo que o receptor deve estar atento para a mensagem transmitida.

Sem a existência desse cenário, não é possível estabelecer uma comunicação clara. Isso se aplica, inclusive, para as relações estabelecidas nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e plataformas similares.

Durante o atendimento para solicitar um guincho 24hr, o cliente deve buscar transmitir as informações de maneira nítida ao atendente, cuja responsabilidade é estar atento às palavras compartilhadas e requisições feitas pelo cliente.

Esse dinamismo certamente é o mesmo a ser conferido nas conexões virtuais. No Instagram, em específico, há recursos de interação como curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens. 

Logo, é essencial estar atento aos objetivos de cada um. É verdade que para indivíduos que não estão habituados com as redes sociais, esses aspectos podem ser complexos de correlacionar.

Contudo, é justamente por tal motivo que existem estratégias para tornar as atividades mais simplificadas.

1 – Entenda e determine quem é o público-alvo

Toda comunicação deve ser direcionada a alguém em específico, pois sem a definição de remetentes, nenhuma ação será tomada em resposta à comunicação feita. Em vendas de uniforme para administrativo, o anúncio será de fato destinado para empresas.

No varejo, por sua vez, o público-alvo nem sempre tem uma percepção tão fácil. Isso porque outras determinantes devem ser consideradas, como a região, faixa etária, classe social e demais aspectos que sejam relevantes para o mapeamento de clientes.

Sabendo disso, é primordial que as marcas se dediquem para entender quem é o cliente ideal, dessa forma, seus conteúdos terão um remetente certeiro e as estratégias serão mais assertivas e direcionadas corretamente.

Em adição, conhecer o comportamento de compra desse público facilita para que as marcas venham a estruturar mecanismos para melhor se relacionar, usando a abordagem ativa ou reativa, a depender da demanda de seus clientes.

Com tais fatores, o engajamento será feito com sucesso, agregando no atingimento das metas de vendas.

2 – Esteja nos canais de comunicação corretos

A amplitude das redes sociais pode ser um elemento que represente barreiras para a criação de conexão entre marca e consumidor, porém, com o mapeamento de cliente, será mais simples determinar quais os veículos a serem usados.

Assim, um e-commerce dedicado para a venda de produtos hospitalares e ortopédicos pode fazer um mapeamento de público, partindo da análise de seu produto mais vendido, que é a cadeira elétrica para deficiente.

Após o mapeamento, foi determinado que seu público estava majoritariamente presente em redes sociais como o Instagram e Facebook. Logo, a comunicação deveria ser intermediada por tais plataformas e o conteúdo personalizado especificamente para o uso das mesmas.

Sendo assim, é primordial o mapeamento completo do público, pois as estratégias serão implementadas em conformidade com o posicionamento dessa audiência e seu modelo de consumo, o que abrange os veículos de comunicação.

A adoção das técnicas corretas vai ao encontro das políticas e contenção de gastos, afinal, com a assertividade conferida são evitados gastos desnecessários e investimentos feitos erroneamente.

3 – Interação solícita e cordial

Algo que impacta diretamente na relação entre consumidor e marca é a taxa de retorno para os clientes, e vice-versa, considerando que a comunicação deve ser uma via de mão dupla, conforme já abordamos.

É frustrante que os clientes tentem contato com uma marca e não obtenham retorno, ou se deparem com um retorno pouco cordial. É essencial ter em mente que o foco de toda e qualquer estratégia adotada deve ser o cliente.

Isso não quer dizer que a empresa desconsidere os lucros a serem obtidos, mas o principal beneficiado, sem dúvidas, deve ser o consumidor. Esse foco no cliente demonstra um posicionamento positivo ao mercado, agregando vantagens competitivas.

A fidelização de clientes, fator amplamente desejado pelas empresas, leva em consideração aspectos como a qualidade do produto ou serviço entregue, e o atendimento assertivo está dentro desse escopo. 

Contudo, para uma melhor interação com os clientes nas redes sociais, é preciso ter respostas solícitas e sempre em conformidade com o bom senso. Ou seja, o respeito e rapidez devem existir nesse sentido. 

Considerações finais

Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se tornaram o mecanismo mais acessível para automatizar o relacionamento com o cliente, característica comum ao marketing digital que, sem dúvidas, pode ser aplicado para os mais diversos negócios.

Pode-se levar em consideração que a amplitude de aplicação do marketing digital dá abertura para algumas dúvidas, como no caso de uma empresa focada em cabine de pintura retrátil que concentrava seu atendimento na modalidade presencial.

Essa perspectiva da pluralidade dos negócios abrangidos, deve contar com melhorias para a implementação de estratégias, tornando ainda mais horizontal a presença das empresas nas tendências de mercado.

Com isso, o engajamento com seguidores feito assertivamente irá resultar na conexão entre marca e consumidores. Por fim, como consequência, a taxa de conversão de vendas será beneficiada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.