Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que antigamente era conhecida como Google AdWords. A primeira versão foi lançada em 2000, e desde então lidera o mercado de anúncios pagos na internet.
Por meio dele, é possível criar anúncios que serão veiculados nos resultados de pesquisa, display, Play Store, Gmail e YouTube. Quando o usuário faz uma pesquisa, encontra como resultado links orgânicos e pagos.
Os links orgânicos são aqueles provenientes de conteúdos que utilizam estratégias de otimização para que sejam bem posicionados. Os links pagos, por sua vez, são os anúncios criados na plataforma Google Ads.
Os anúncios que você visualiza no YouTube também são dele, além de banners e outras propagandas muito comuns em vários sites na web. Todos eles são desenvolvidos por essa ferramenta, e todo tipo de negócio pode utilizá-la.
Os empreendedores procuram maneiras de destacar sua empresa e conquistar um bom posicionamento online é fundamental nesse processo.
Embora as estratégias orgânicas sejam muito importantes, os anúncios pagos também devem fazer parte do planejamento.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Ads e dar algumas dicas de campanhas para você criar a sua.
Entenda o conceito de Google Ads
Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, e desde que foi criada vem se aprimorando e liderando esse mercado. Tanto é que, atualmente, é considerada a principal fonte de receita do buscador.
Por meio dessa ferramenta, é possível pagar para que o Google destaque o seu negócio na internet, e seu grande diferencial é que os anúncios são totalmente segmentados.
Isso significa que se uma empresa de limpeza de carpete automotivo investir neles, não vai aparecer para mais pessoas, vai aparecer para as pessoas certas e no momento mais adequado.
Em outras palavras, essa estratégia funciona porque é muito qualificada e direcionada, portanto, somente os usuários que realmente possam se interessar por seus produtos e serviços vão visualizar seus anúncios.
Podemos usar como exemplo uma churrascaria, que ao investir nessa plataforma, terá seus anúncios exibidos para pessoas que gostam de carne e churrasco, portanto, veganos e vegetarianos não serão impactados.
Isso acontece por meio do uso de palavras-chave, ou seja, termos usados pelos usuários para fazer pesquisa e que são aplicados na composição do anúncio. Dentre os locais de exibição estão:
- Rede de pesquisas;
- Rede de display;
- Anúncios no YouTube;
- Aplicativos.
A rede de pesquisas é o mais tradicional, e nada mais são do que campanhas que são exibidas nos resultados de pesquisa do Google, quando o usuário pesquisa por um termo utilizado na campanha.
Deste modo, se alguém pesquisou sobre bateria 60 hp, vai encontrar links orgânicos e links patrocinados relacionados à sua pesquisa. A maior vantagem desse formato é que o anunciante só paga se o usuário clicar no anúncio.
É fundamental que essa estratégia seja bem planejada porque ela tem uma boa relação entre custo e benefício, o que melhora o retorno sobre os investimentos.
Quanto à rede de display, trata-se de um anúncio que será veiculado em sites, blogs, páginas de notícias, dentre outros que pertencem à rede de display do Google, e eles alcançam cerca de 90% dos usuários no mundo todo.
Para ser mais claro, esses anúncios são exibidos em cerca de 2 milhões de sites e cerca de 650 mil aplicativos.
Eles podem ser segmentados de várias maneiras, como por meio da palavra-chave, estratégias de remarketing e informações demográficas. Com isso, os consumidores são incentivados a notar a marca, considerar as ofertas feitas por ela e realizar uma ação.
Dentro dessa opção, os anúncios podem assumir formato de banner, que são imagens com elementos interativos, layout personalizado, animações e outras opções. Também existem os textos, muito parecidos com os banners, mas sem o uso de imagens.
Uma administradora especializada em sorteio de vagas de garagem em condomínio pode anunciar no Gmail, por meio de anúncios personalizados que são enviados diretamente para a caixa de entrada do usuário.
Os aplicativos, por sua vez, também servem como canal para veicular anúncios que são propriamente criados para os aplicativos móveis.
Quanto aos anúncios no YouTube, são vídeos transmitidos antes do conteúdo selecionado pelo usuário. Essa plataforma possui mais de 1 bilhão de pessoas utilizando-a todos os dias.
A variedade é muito grande, por isso, a empresa pode selecionar o público que deseja, baseando-se em informações como idade, local, gênero, entre outros.
Os anúncios criados para o YouTube só são cobrados se as pessoas assistirem a mais de 30 segundos ou interagirem com a campanha.
Por fim, um fabricante de tubo defofo 200mm pode anunciar em aplicativos e eles aumentam o alcance da marca nas plataformas do Google.
Depois de uma configuração rápida, a campanha será qualificada para alcançar cerca de 1 bilhão de usuários.
Dicas de campanhas na plataforma
Como vimos, existem milhares de possibilidades quando se trata do Google Ads, mas é fundamental saber criar as campanhas, e algumas dicas para isso são:
1 – Definir o objetivo
Ter um objetivo em mente é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, e com o Google Ads não seria diferente. Primeiro, a empresa precisa saber o que deseja alcançar para que possa identificar o que é necessário ser feito.
Ao traçar objetivos, a análise de resultados se torna muito mais precisa e a organização saberá se está conquistando o que gostaria, e isso faz toda a diferença para o investimento.
Entretanto, é importante ressaltar que o objetivo precisa ser bem específico. Por exemplo, querer vender mais não é o suficiente, mas aumentar as vendas em 30% durante determinado mês torna o processo muito mais assertivo.
2 – Estudar o mercado
Uma empresa especializada em reforma de quarto pequeno precisa conhecer seu público e seus concorrentes para fazer bons anúncios com essa ferramenta.
Procure identificar quais são as tendências de busca, o que o seu público está procurando, de que maneira essas pessoas costumam chegar aos produtos e serviços, dentre outros aspectos que vão ajudar a elaborar a campanha.
Procure ficar atento ao que os concorrentes fazem e faça pesquisas para analisar os anúncios criados por eles. Veja se são bons o suficiente, o que pode ser aproveitado ou o que está faltando no seu para que possa ser tão competitivo quanto.
3 – Escolher as palavras-chave corretas
Esta é uma das dicas mais importantes, pois por meio das palavras-chave, os usuários encontram aquilo que precisam e, consequentemente, podem encontrar o seu negócio ou um fabricante de selo mecânico tipo 1.
Para encontrar os termos corretos e que realmente façam sentido, tanto para a sua empresa quanto para os usuários, é fundamental contar com algumas ferramentas.
Existem algumas opções gratuitas que falam muito sobre o volume de pesquisas de palavras-chave no Google, mostrando o volume mensal e a dificuldade de ranqueamento, tanto com estratégias orgânicas quanto pagas.
4 – Criar anúncios para todo o funil de vendas
O funil de vendas é uma metodologia utilizada para representar a jornada de compra pela qual os usuários passam, desde o momento em que reconhecem uma necessidade até a hora da compra.
No topo do funil, estão os consumidores que acabaram de perceber um problema ou necessidade, no meio do funil, eles já reconheceram essa questão e começam a procurar uma solução.
Quem está no fundo do funil, por sua vez, já percebeu que uma tela de proteção para aves é a solução que procurava e por isso está pronto para tomar uma decisão de compra.
Nesse contexto, é fundamental criar anúncios voltados para todas essas três etapas, pois dessa forma seu negócio consegue estabelecer uma comunicação personalizada e fazer com que suas campanhas conversem diretamente com os usuários.
5 – Cuidar das páginas de destino
Quando uma empresa cria um anúncio no Google, seu objetivo é levar o usuário para o site, por isso, precisa se certificar de que as páginas de destino estão corretas, sendo este um ponto muito importante para as campanhas no Ads.
Uma das razões para isso é o fato de que quando o visitante lê uma informação atrativa em um anúncio de van de viagem, precisa encontrar uma página que fale a respeito daquilo.
Outro motivo é que o próprio Google exige uma página de destino que faça sentido. Além disso, ela não pode estar quebrada, caso contrário, a pontuação do anúncio pode cair.
Considerações finais
Sem dúvidas, o Google Ads é uma excelente plataforma de anúncios, que funciona de maneira totalmente direcionada e colabora com as conversões do negócio.
Para criar campanhas com bom desempenho, é fundamental seguir estas dicas e sempre acompanhar os resultados para que seja possível fazer as mudanças necessárias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.