
É essencial que as empresas coletem todos os dias dados dos mais diferentes canais, como é o caso do site institucional e das redes sociais. No entanto, pode ser difícil saber como melhorar o negócio em meio a tantas informações que chegam no dia a dia.
Contudo, a resposta para essa dúvida está em olhar para o passado, ou seja, mensurar os dados obtidos anteriormente para prever as tendências do que pode acontecer no futuro.
Alguns acreditam que estatísticas e infográficos são informações desnecessárias, entretanto, saber analisá-los é essencial para trabalhar com o Business Intelligence. Consequentemente, o negócio estará sempre à frente de sua concorrência.
Quando a empresa adquire o hábito de mensurar os dados, consegue padronizar e uniformizar seus processos, além de organizá-los dentro de um mapa gerencial.
As informações nem sempre são explícitas, o que leva muitas pessoas a melhorarem apenas aquilo que conseguem detectar. Só que isso faz com que muitas inconsistências passem despercebidas.
Se você quer trabalhar melhor os dados coletados pelo seu negócio, não deixe de ler este artigo até o final.
Vamos explicar qual é o conceito de dados, além de falar um pouco mais sobre a importância de mensurá-los. Confira!
Afinal, o que são dados?
Os dados são valores atribuídos a alguma coisa, e eles não aparecem necessariamente apenas como números, pelo contrário: podem ser exemplos, posições e conceitos.
Para mensurá-los, ou seja, determinar com mais exatidão suas medidas, as organizações podem se utilizar de instrumentos, além de atribuí-los de maneira arbitrária. Dentre os principais exemplos, estão:
- Previsão do tempo;
- Notas escolares;
- Ligações feitas;
- Métricas de vendas;
- Trajetos;
- Seguidores nas redes sociais.
A lista é muito grande e vários aspectos de uma empresa de manutenção de poço ou até mesmo de uma pessoa podem ser transformados em dados.
É importante lembrar que essas informações nada mais são do que construções humanas e elas nos ajudam a lidar com realidades complexas.
Isto é, não se trata apenas de representações objetivas ou infalíveis. Na verdade, os dados estão sujeitos a erros em todo o seu percurso, que podem ocorrer desde a coleta até a visualização.
A exploração de dados não ocorre por diversão, visto que isso é feito com o objetivo de resolver um problema, responder uma pergunta, dentre outras possibilidades.
Por exemplo, é por meio da coleta e análise de dados que se descobre como o governo emprega o dinheiro arrecadado dos impostos.
Essa coleta é proveniente de um ponto de partida, e ele fornece o foco e ajuda a encontrar tendências sobre vários assuntos. O primeiro passo é identificar para quem é a pergunta, e assim definir o público e a forma como as informações serão disponibilizadas.
Contudo, uma empresa de gravação em madeira pode começar uma análise de dados, bem como sua coleta, sem uma pergunta inicial, apenas para explorar informações.
Apesar de ser um processo um pouco mais complexo, se algo interessante for encontrado no conjunto de dados mensurado, é possível iniciar uma exploração e fazer dela um guia.
Pensando por esse lado, fica claro que a coleta de dados sempre vai partir de uma pergunta, mas independentemente disso, é necessário estar atento a padrões inesperados, resultados fora do comum, entre outras situações surpreendentes.
Com base nisso, fica clara a importância de entender os diferentes tipos e formatos de dados obtidos no dia a dia.
Ademais, os dados podem ser qualitativos, quantitativos, categóricos, discretos e contínuos, e seus formatos podem ser de sequência ordenada, tabelas, redes e gráficos.
Por que mensurar dados é tão importante?
Mensurar dados é fundamental por diferentes razões. A primeira delas é a obtenção de um direcionamento efetivo, visto que o universo empresarial precisa projetar seus objetivos de médio e longo prazo.
Por meio de informações precisas, fica mais fácil identificar padrões de comportamento, e assim finalizar metas e objetivos.
Quando os dados são confiáveis, trazem mais segurança e reduzem as chances de erro. Consequentemente, um fabricante de carimbo médico personalizado pode otimizar suas ações e melhorar as tomadas de decisão.
Os conteúdos também se tornam mais palpáveis e mensuráveis, e isso entra em outro benefício trazido por esse processo, conhecido como melhoramento.
Usar uma estatística dentro da empresa vai muito além de criar uma planilha ou tabelas pré-determinadas. Na verdade, estamos falando de uma fonte importante para as tomadas de decisões e que podem ter fatores intrínsecos e extrínsecos.
Em linhas gerais, a companhia tem acesso a diferentes cenários, que são vitais para seus processos internos. Um bom exemplo seria um supermercado que verifica custos elevados em seu estoque, devido ao acúmulo de alguns produtos.
Ao analisar os dados e mensurá-los, consegue descobrir com mais facilidade quando deve atualizar seu estoque. As informações obtidas dizem muito sobre períodos sazonais, picos de demanda, eventos, dentre outras situações.
Assim, uma empresa de aluguel de escavadeira só precisa entender qual é o melhor caminho que deve seguir para identificar aqueles que são mais efetivos.
Quanto aos clientes, as informações e dados mostram aqueles que estão insatisfeitos, os motivos das insatisfações e, assim, os melhoramentos que podem ser realizados.
Tudo isso ajuda a conquistar bons resultados e melhorar o desempenho da empresa consideravelmente.
Por falar em desempenho, a mensuração de dados também é essencial para otimizar os processos. Nenhuma companhia deve apenas coletar os dados e utilizá-los, na verdade, isso deve ser feito de maneira excepcional.
É imprescindível manter a qualidade e a eficiência, e isso demanda o uso de uma ferramenta de Business Intelligence. Elas são capazes de traduzir números em informações importantes que podem ser analisadas posteriormente.
Se esse processo for feito com excelência, fica mais fácil ganhar tempo e eliminar as possibilidades de obter dados incoerentes e que possam afetar o planejamento do negócio.
Nesse sentido, uma clínica veterinária especializada em raio x para cachorro deve fragmentar tudo o que for coletado, e assim constituir uma análise mais precisa. Ademais, é uma forma de fornecer insights e direcionar melhor a equipe.
Mensurar os dados também é o caminho para aumentar a rentabilidade, aprimorar os processos operacionais e apoiar as tomadas de decisão conscientes. Só que tudo isso depende de uma estrutura, além de uma administração sólida das informações.
Sistemas que não estão habituados a lidar com dados repetitivos precisam encontrar uma padronização para o banco de dados, e isso costuma ocorrer por meio de revisões dos modelos lógicos e conceituais.
Depois que isso é feito, chega o momento de restringir as informações captadas, identificar tudo aquilo que realmente vale a pena e aquilo que pode trazer resultados insatisfatórios.
Se um fabricante de estabilizante seguir esse processo, é capaz de alcançar excelentes retornos, como é o caso de análises preditivas.
Mas todos os envolvidos nesse trabalho precisam conhecer as implementações feitas, e a própria empresa deve divulgar maneiras de trabalhar com o sistema de Business Intelligence.
Esse conhecimento envolve práticas gerenciais e comportamentos voltados para ele, o que torna a ferramenta ainda mais valiosa.
Ela melhora o comportamento do negócio em relação aos recursos existentes, a maneira como os explora e o conhecimento trazido por eles.
Usar os dados apenas por usar prejudica iniciativas e oportunidades. Por essa razão, é necessário que a corporação invista sempre em projetos motivacionais para seus colaboradores e melhorar as plataformas utilizadas no dia a dia.
Por fim, a mensuração de dados também é importante para criar especialistas. Um fabricante de cadeira escolar precisa mais do que profissionais que analisam os dados diariamente.
No caso de um analista de produção, por exemplo, precisa se especializar naquilo que faz, pois é dessa forma que ele alcança a excelência.
A companhia deve trabalhar para disseminar o conhecimento entre seus colaboradores, visto que isso eleva o status da organização.
Depois de formar especialistas em mensuração de dados, a empresa deve fazer com que sejam capazes de realizar experimentos e pesquisas, por meio das ferramentas certas.
É dessa maneira que um fabricante de forno de fusão descobre se aquilo que foi projetado está realmente dando resultados satisfatórios.
Em vista disso, fica claro que mensurar dados é uma forma de fazer com que a empresa cresça e consiga expandir suas atividades no mercado em que atua.
Conclusão
A coleta de dados faz parte da realidade de muitos negócios, seja para fazer uma boa campanha de marketing, melhorar os processos internos, entre outras necessidades.
No entanto, não basta apenas coletar essas informações, é necessário analisá-las e mensurá-las, para assim encontrar novas possibilidades e oportunidades para a companhia.
Existem várias ferramentas que realizam esse trabalho, mas independentemente daquela que seu negócio escolher, é necessário colocar a mensuração em prática para conquistar crescimento exponencial.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a importância de medir esses dados e o quanto essas informações são relevantes para as organizações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.