Consumidores

Os consumidores mudaram muito por conta da era da informação e não se sentem mais atraídos por qualquer anúncio chamativo, por mais interessante que ele seja.

Hoje em dia, as marcas que se destacam são aquelas que oferecem conteúdos de qualidade e existem muitos nomes que não descartam essa estratégia.

Embora empresas de grande porte estejam investindo cada vez mais nessa prática, a maior vantagem de criar conteúdos para blog é o fato de que essa ação é acessível para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

Atualmente, ela se tornou uma questão de sobrevivência na internet, pois o consumidor moderno está cada vez mais ávido por informação e é com base nos conteúdos que consome que determina o valor de uma marca.

Quando a empresa é capaz de atender suas necessidades e desejos com os conteúdos, o cliente sente que pode confiar nela e que suas soluções agregam valor para o dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar a importância do conteúdo de qualidade para atrair consumidores, explicar a diferença entre visitante e consumidor final e dar algumas dicas para transformá-los em clientes. Confira.

Importância do conteúdo para atrair consumidores

A criação de materiais para publicar em um blog é conhecida como marketing de conteúdo, uma estratégia que visa atrair, converter e fidelizar clientes.

O blog, por sua vez, é uma plataforma usada para compartilhar esses materiais e estabelecer um relacionamento positivo com os consumidores.

Criar conteúdo é importante por diversas razões, uma delas porque ele é capaz de melhorar o relacionamento com os clientes.

Supondo que alguém precisa contratar uma empresa de vistoria, não vai considerar apenas aquela que oferece o melhor serviço ou que garante o melhor preço. Na verdade, as pessoas estão interessadas em comprar com quem não quer apenas vender.

Os clientes precisam perceber que estão sendo bem atendidos e sentir que são tratados com exclusividade, e um conteúdo bem-feito é uma forma de atender a essa necessidade e criar laços.

Essa estratégia também ajuda a empresa a estar presente na vida do consumidor não apenas no momento da venda, mas em diversas outras situações.

Por exemplo, um supermercado pode criar um blog para oferecer dicas de alimentação. Embora não esteja vendendo os seus produtos, consegue ajudar pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável.

É assim que a marca se torna próxima e participa de diferentes momentos no cotidiano dos usuários, e com certeza será lembrada quando o indivíduo precisar comprar seus produtos ou serviços.

Os conteúdos de valor ajudam uma empresa de portaria terceirizada a atrair consumidores porque melhora o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Ao passo que os conteúdos são publicados, desde que tenham qualidade, vão atrair um tráfego maior, e quanto mais pessoas visitam a plataforma, melhor será a sua colocação nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, empresas que não prezam pela qualidade de seus materiais ou nem mesmo investem em sua criação, acabam tendo sua visibilidade prejudicada e abrem espaço para os concorrentes.

Além de atrair consumidores, o marketing de conteúdo também ajuda a fidelizar os clientes que o negócio já tem. Dentro de uma estratégia de pós-venda, é uma forma de fazer com que o consumidor se torne embaixador da marca.

Quando o conteúdo é realmente bom, o usuário vai compartilhar o material e isso é como se fosse uma propaganda boca a boca. Além de fazer com que mais pessoas conheçam a marca, é como se estivesse fazendo uma recomendação.

Esse comportamento é vantajoso para os negócios porque mesmo que o usuário em questão não compre nada, está compartilhando a mensagem da empresa e ajudando a despertar o interesse de outros consumidores.

Consequentemente, uma especialista em central telefônica de interfone consegue aumentar suas vendas. É importante dizer que o foco do marketing de conteúdo não é vender, mas acaba colaborando nessa parte naturalmente.

Os materiais constroem uma visão positiva do negócio e ajudam a posicioná-lo como autoridade naquilo que faz, consequentemente, o visitante vai enxergar uma boa oportunidade de negócio, o que influencia positivamente na decisão de compra.

Diferenças entre visitante e consumidor final

Tanto os visitantes quanto os consumidores finais possuem interesses pela empresa, mas eles estão em etapas diferentes no processo de compra.

Visitantes são pessoas que entraram em contato com a empresa de alguma forma, seja em um perfil nas redes sociais, no site ou no blog da companhia.

Por outro lado, o consumidor é aquele que já comprou alguma coisa, portanto, já conhece a companhia e os produtos e serviços oferecidos por ela.

E ele está mais adiantado no processo de vendas e costuma pesquisar sobre soluções para determinada necessidade.

O visitante, por sua vez, pode ter algumas dúvidas em relação ao que precisa ou nem mesmo sabe que tem uma necessidade. Mas mesmo sendo diferentes, ambos precisam ser trabalhados por meio de conteúdos em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Infográficos.

O objetivo de um fabricante de caixa de papel personalizada é atrair pessoas para o seu canal e a partir disso transformá-las em consumidores, mas é necessário saber como fazer isso.

Como transformar visitantes em consumidores?

Existem várias estratégias que devem ser aplicadas dentro do blog para transformar os visitantes em consumidores. Dentre as mais importantes estão:

Personalizar o canal

A marca precisa pensar no público para o qual vai direcionar seu blog, caso contrário, suas ações podem fracassar. Não é possível atender todo mundo e oferecer soluções de qualidade para todos os tipos de público.

Por exemplo, o blog de um fabricante de rele de partida tem como objetivo ajudar outras empresas que precisam trabalhar com compressor ou que querem descobrir uma maneira de melhorar seu funcionamento.

Outro exemplo é uma plataforma que ajuda empreendedores a construírem plataformas e-commerce, portanto, deve manter o foco nas necessidades dessa audiência.

Supondo que um negócio atue na área de tecnologia, ele não pode abordar tudo o que envolve esse segmento, pois existem inúmeras faltas que nem sempre são atraentes para seu público.

Oferecer algo de valor

Toda marca precisa oferecer algo de valor gratuitamente, mas são poucos os gestores e empreendedores que compreendem a importância disso.

O fato é que qualquer tipo de público vai apreciar um benefício, e isso aumenta o compartilhamento do blog, portanto, crie um conteúdo valioso e gratuito que realmente ajude seu público de alguma forma.

Por exemplo, um fabricante de divisória de drywall pode criar um vídeo explicando como instalar e se material no interior de um apartamento pequeno. Mas, o vídeo precisa, de fato, facilitar esse trabalho para o usuário.

Outro exemplo é uma plataforma de cursos online oferecer um de seus cursos gratuitamente para atrair o público e com isso conquistar novos alunos para outras modalidades.

Mostrar provas sociais

As provas sociais são estratégias que ajudam a converter visitantes em clientes e nada mais são do que uma demonstração de confiança, por parte de pessoas que já compraram com o seu negócio.

Uma das principais características do consumidor moderno é considerar a opinião de outras pessoas. Por exemplo, alguém pode pesquisar sobre um xampu no YouTube para ver o que outros usuários têm a dizer.

Uma empresa de aplicação verniz madeira pode facilitar esse processo e reunir declarações de alguns de seus clientes em seus canais, por meio de depoimentos.

Criar boas chamadas

As chamadas para ação (CTA) geram muitos impactos nas taxas de conversão, pois quando são bem trabalhadas, envolvem, apresentam proposta de valor, são objetivas e incentivam de maneira positiva a ação do visitante.

Elas devem ser incluídas ao final de cada conteúdo, visto que depois que o usuário já foi educado sobre determinado assunto, está mais aberto para realizar alguma ação.

A mensagem do CTA precisa complementar o assunto que estava sendo abordado, como se fosse uma extensão de todo o conhecimento que a pessoa obteve até então.

Usar landing pages simples

A landing page, também conhecida como página de captura, é fundamental para as conversões de uma empresa de monitoramento de frota porque ajuda a obter informações importantes sobre os visitantes.

Mas, lembre-se que tudo na internet precisa ser ágil e dinâmico, portanto, não exija muitas informações para que o usuário possa ter acesso ao e-book ou outro material que você estiver oferecendo.

A página precisa ser simples e objetiva, solicitar respostas rápidas e evitar burocracias que podem levar à desistência.

Considerações finais

Sendo assim, criar conteúdos é fundamental para converter visitantes em consumidores, e o blog é a plataforma que vai reunir todos esses materiais.

Além de investir em conteúdos ricos e relevantes, é fundamental seguir algumas práticas que vão facilitar a conversão e atrair mais clientes para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.