A identidade de uma marca serve para identificar tudo o que esteja relacionado a uma empresa, portanto, precisa ser única para o público que a empresa pretende conquistar.
Algo fundamental para a construção de um negócio e para fazê-lo crescer é conhecer um pouco mais sobre tudo o que permeia o marketing.
É papel do empreendedor saber o que envolve a sua identidade de marca e o que é necessário fazer para cativar a atenção do público. É assim que a companhia vai alcançar os resultados que deseja.
Existem algumas marcas que marcam seu segmento de atuação, e se você parar para pensar, vai encontrar muitas que se encaixam nessa definição.
Para se tornarem o que são hoje, elas souberam trabalhar sua identidade e fixaram suas características no público. Por exemplo, quando vamos ao supermercado, sempre existe aquele produto que não conseguimos trocar de marca.
Mesmo tendo a oportunidade de comprar algo mais barato, simplesmente é difícil confiar em outro fabricante, afinal, existe algo como referência para determinado produto.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é identidade de marca, falar sobre seus principais elementos e dar algumas dicas para trabalhá-la.
Entenda o que é identidade de marca
Identidade de marca é tudo o que se refere à missão e valores da empresa, o que envolve pontos como logotipo, estrutura do serviço, design dos produtos, dentre outras questões que constroem a identidade do negócio.
Ela precisa ser algo único e fazer com que o público-alvo seja capaz de identificá-la imediatamente.
Isso requer unir elementos visuais e físicos para ser original, mostrar quem é a empresa, tornar as soluções visíveis e proporcionar experiência positiva.
Quando os consumidores pensam em qualquer produto, como lixeira inox de parede, automaticamente se recordam de determinada marca, a mesma coisa se aplica a várias outras soluções, como:
- Refrigerantes;
- Calçados;
- Roupas;
- Smartphones;
- Plataformas de streaming.
Estes são apenas alguns exemplos, depois de pensarmos em todos os produtos e serviços que usamos no dia a dia, conseguimos nos recordar de várias empresas que souberam construir seu nome.
As marcas precisam de uma identidade alinhada ao estilo de vida das pessoas que querem impactar, pois é dessa forma que será capaz de atrair clientes e torná-los fiéis.
Principais elementos da identidade de marca
Além de entender o conceito de identidade de marca, é fundamental saber quais são seus elementos, o que envolve logo, valores, cores, voz, dentre outros pontos importantes.
É por meio dela que o negócio se comunica com o mundo e desperta os sentidos das pessoas. Os principais elementos de sua construção são:
Imagens e gráficos
Independentemente de ser proveniente de um banco de imagens ou fotografias produzidas pela própria empresa, a imagem escolhida precisa ser consistente e possuir as características ideais do negócio.
Nesse sentido, um fabricante de totens fotográficos deve utilizar filtros e predefinições que garantam o seu reconhecimento.
É necessário alinhar fotografias, ícones, ilustrações, gráficos e animações para criar a identidade de marca.
A mesma situação se aplica na hora de criar a embalagem do produto, investindo em composições para que ela seja perfeita.
Sons e outros elementos
Quando se trata de identidade de marca, poucos empreendedores se lembram do som, mas ele deve fazer parte do planejamento por conta da quantidade de dispositivos eletrônicos que as pessoas usam no dia a dia.
Existe até uma estratégia conhecida como Sound branding, que ajuda a tornar as marcas e seus componentes como elementos audíveis.
Cores e Fontes
Saber qual é a fonte ideal para o negócio é compreender o que ele retrata e o tipo de público que quer atrair. Muitos profissionais de marketing aplicam a psicologia das cores na hora de construir a identidade da marca.
Elas não se limitam apenas ao logotipo, mas abrangem em qualquer esquema aplicado na comunicação.
Antigamente, as empresas contavam com menos canais para se comunicar com as pessoas, mas atualmente, diferentes plataformas, como as redes sociais, possibilitam uma grande quantidade de peças que as marcas podem criar.
Isso faz com que um fabricante de frutas secas de Natal necessite investir em um esquema de cores consistente e dinâmico.
A mesma situação se aplica às fontes, que além de serem aplicadas no logotipo, precisam ser usadas em ilustrações, site institucional, redes sociais, dentre outras peças.
Logotipo
O logotipo é um elemento importante ao ponto de fazer com que as pessoas acreditem que a marca se resume a ele, afinal, trata-se de sua representação visual.
Esse elemento precisa refletir e comunicar a identidade da marca, mas para criar ele, é necessário entender como as pessoas processam os elementos visuais.
O logotipo de uma empresa especializada em qualificação de desempenho, por exemplo, precisa fazer com que ela se destaque em meio aos concorrentes, cause impactos visuais e seja memorável.
Também deve ser responsivo e flexível, além de facilmente aplicável para que a organização consiga alcançar seus objetivos.
Dicas para trabalhar a identidade da marca
Criar a identidade da marca pode parecer complexo em um primeiro momento, mas ao seguir alguns passos, fica muito mais fácil trabalhar com ela. Algumas dicas nesse sentido são:
Ter um estilo fotográfico
A fotografia exerce um papel importante na identidade visual, indo desde a imagem de um produto ou serviço até as estratégias de publicidade. É crucial definir diretrizes claras em relação aos tipos de imagens.
No que diz respeito às ilustrações, muitas organizações não as utilizam, entretanto, estão se mostrando uma grande tendência e passaram a fazer parte de projetos de reformulação da identidade visual de algumas empresas.
Para trabalhar suas ilustrações, um fabricante de asfalto pronto ensacado deve buscar uma linguagem uniforme, sem ilustrar demais ou usar estilos conflitantes.
O empreendedor deve pensar de que maneira a ilustração será usada com outros elementos visuais.
Saber combinar as cores
As cores também são elementos fundamentais na identidade visual, e existe uma psicologia por trás dos tons que devem ser usados, de modo que são capazes de influenciar na construção da marca.
Uma boa dica é usar uma palheta limpa e flexível, que oferece opções que permitem usar a criatividade, mas sem sobrecarregar a imagem.
Para fazer isso, a primeira coisa é escolher uma cor principal, usar cores primárias, investir em cores complementares e trabalhar tons de destaque.
Encontrar uma boa tipografia
Talvez este seja o processo mais complicado, principalmente porque as empresas costumam seguir tendências em alta, mas com o tempo, podem se tornar obsoletas e sem originalidade.
Para facilitar a escolha, uma autoescola de CNH especial moto pode limitar um grupo de tipografias, de modo que sejam capazes de atender aos propósitos do título, subtítulo, corpo, bem entre outros pontos.
Definir o logotipo
O empreendedor precisa compreender que ele não é o logotipo, e que mesmo que as grandes marcas tenham seu próprio longo, ele não possui uma significação própria e depende da relação que faz com outros elementos da identidade de marca.
Conforme a identidade é desenvolvida, o público associa a marca ao logotipo, e a partir disso começam a transferir suas percepções, seja em uma barraca para festa ou em uma campanha nas redes sociais.
É importante entender, que além de um processo gradual, a criação do logotipo vai além de um símbolo ou grafia. Para não errar no processo de criação, procure seguir uma tendência de que menos é mais.
Saber qual é a personalidade da marca
É necessário saber como apresentar a personalidade da marca dentro do contexto visual. No ambiente digital, a companhia não tem a mesma facilidade que encontra por meio do diálogo boca a boca.
Por outro lado, ao construir uma boa identidade visual, fica muito mais fácil alcançar o público do que usar estratégias como textos e falas.
Conhecer o público
Quando uma pessoa procura chaveiro 24 horas mais próximo demonstra muito sobre o que precisa, mas nem sempre isso acontece.
As empresas precisam conhecer sua audiência para criar uma identidade visual compatível com ela e saber se comunicar com essas pessoas.
Pense no tipo de consumidor que você quer atrair, considerando idade, renda, gênero, profissão, localização, dentre outros aspectos.
Para que a definição de público fique ainda mais fácil, procure saber quem são as pessoas que compram com seus concorrentes e o que eles falam sobre essas empresas.
Considerações finais
Portanto, ao ter uma identidade de marca bem definida, fica muito mais fácil trabalhar outras estratégias, principalmente as questões que envolvem o marketing.
As pessoas precisam identificar o seu negócio de imediato para que entendam seu propósito e seu valor. Quando conseguir isso, elas sempre vão preferir seus produtos e serviços em detrimento do que é oferecido pela concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.