Os produtos ecológicos estão ganhando a atenção de pessoas no mundo todo, que estão cada vez mais preocupadas com este assunto.
Não é de hoje que o meio ambiente vem sofrendo com nossas escolhas, e temos visto muitos desastres e mudanças climáticas como prova de todos os erros cometidos até aqui.
O objetivo da sustentabilidade é garantir os recursos necessários para as próximas gerações, sem privar a geração atual e utilizando as matérias-primas do jeito certo. Por conta disso, o assunto está em pauta entre empresas, governos e pessoas.
A sociedade, de modo geral, se preocupa com esse fator e cobra das marcas o mesmo posicionamento. Com as facilidades na comunicação trazidas pela internet, prestar atenção nisso é ainda mais importante.
As pessoas têm facilidade para descobrir as empresas que não seguem um comportamento ecológico, e estas são facilmente prejudicadas no mercado.
Os produtos ecológicos entram para ajudar nesse sentido, pois valorizam a imagem da companhia perante os consumidores.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos conversar sobre a importância dos produtos ecológicos e mostrar de que maneira sua utilização pode acrescentar valor a uma empresa. Confira!
Importância dos produtos ecológicos
O uso do plástico tem se tornado cada vez mais frequente, o problema é que o descarte desse material faz com que ele permaneça no meio ambiente por muitos anos.
Apesar de ser uma opção resistente para o mercado, quando o plástico é descartado, consegue preservar suas propriedades por muitos anos, colaborando com a poluição do meio ambiente e aumentando a quantidade de lixo.
Só que pessoas e empresas, como um fabricante de estante de aço, estão cada vez mais conscientes e procuram adequar seu dia a dia, de modo que ele seja mais sustentável.
É por essa razão que a procura por materiais biodegradáveis, ou seja, os que se desfazem com o tempo, aumentou consideravelmente. Contudo, as pessoas precisam saber identificá-los e saber onde comprá-los.
Os produtos ecológicos consomem menos energia, tanto durante sua produção quanto no consumo, e dentre suas principais características estão:
- Bens duráveis;
- Não tóxicos;
- Feitos de materiais reciclados;
- Utiliza pouca embalagem.
Ao optar por esse tipo de produto, a empresa disponibiliza algo que se decompõe por meio da ação de microrganismos da natureza.
Para que sejam realmente ecológicos e biodegradáveis, esses itens não podem gerar resíduos poluentes, além de terem a capacidade de se reintegrar sem gerar muitos impactos.
Sua produção se dá por meio de produtos biológicos, como o bioplástico (também conhecido como plástico ecológico), resíduos vegetais, além de um processo de produção menos agressivo para o ecossistema.
Se um fabricante de ar condicionado pequeno investe em produtos ecológicos, mostra para a sociedade em geral que se preocupa com o bem-estar das pessoas e com as gerações que ainda estão por vir.
Por outro lado, os materiais não biodegradáveis são sintéticos, como as baterias, lixo hospitalar, plástico, dispositivos eletrônicos, vidros, entre outros.
Eles não se decompõem facilmente, e quanto mais tempo permanecerem em decomposição, maiores serão os níveis de poluição provocados por eles, além dos danos causados aos animais.
Os impactos causados por eles trazem vários problemas para a sociedade, tanto é que descartar incorretamente pilhas, baterias, suprimentos médicos e até mesmo peças de computador, podem trazer graves problemas para o meio ambiente.
É fundamental buscar métodos que incentivem a separação desses materiais, de modo que sejam reutilizados, reciclados e descartados de maneira segura.
Além de investir em produtos ecológicos, a empresa também deve fazer seu papel na reciclagem, posto que ela protege a sociedade do volume excessivo de lixo.
Participar ativamente de soluções de reciclagem ajuda a evitar problemas mais complexos, como a quantidade de lixo no oceano e o aumento de clorofluorcarboneto na camada de ozônio.
Por isso, negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de arquitetura, indústria de cosméticos, fabricantes de produtos de limpeza, dentre outros, começaram a priorizar as embalagens recicláveis.
Muito além de favorecer o meio ambiente, esses produtos também trazem muitos benefícios para a própria marca, como ficará claro no próximo tópico.
Impactos positivos dos produtos ecológicos para as marcas
Qualquer empresa que queira ter sucesso e mostrar para os consumidores e clientes seu valor devem inserir em suas práticas a preservação do meio ambiente.
Hoje em dia, a sociedade está muito preocupada com tudo o que envolve a sustentabilidade e isso tem feito com que muitas organizações se destaquem no mercado.
Qualquer marca que queira atingir o sucesso e mostrar para o cliente que tem valor, deve incluir em seu dia a dia diferentes medidas de preservação à natureza.
Por exemplo, uma empresa de higienização e hidratação de bancos de couro pode abordar vários assuntos com o público, como a reciclagem de eletrônicos, controle do uso de papéis, reutilização de materiais, e assim por diante.
São medidas que antigamente faziam parte apenas do dia a dia de algumas pessoas, mas a mudança de comportamento está ocorrendo em larga escala, e muitas companhias que adotaram essa causa estão disseminando este legado.
As pessoas precisam ser responsáveis pela saúde e o bem-estar do meio ambiente, pois os impactos estão prejudicando a vida de todos, inclusive a dos animais e da flora presente em várias partes do mundo.
Algumas ações que as empresas podem adotar farão toda a diferença em sua imagem perante o público. Uma delas é a reciclagem, contudo, é importante ir mais além dessa simples ação.
Na verdade, a reciclagem começa antes, quando a organização coleta e seleciona os materiais que vai reciclar e de que maneira eles serão usados.
Na indústria, uma empresa de cerca elétrica industrial pode reciclar vários tipos de elementos para seu próprio uso.
Além de beneficiar o meio ambiente, as pessoas também são beneficiadas, uma vez que vivemos no mesmo ambiente.
Reciclar o que antes seria lixo e transformar em novos produtos, protege o ecossistema e garante mais qualidade de vida para as próximas gerações.
Outra prática da qual as empresas podem investir é a economia de recursos, tanto em ambientes de trabalho quanto em outros locais, como no caso das escolas, lanchonetes e shoppings, em que muitas pessoas costumam usar toalhas de papel.
Elas devem verificar e controlar o uso desses materiais, de modo que seja feito de maneira responsável e consciente.
Para os escritórios, ao invés de deixar o ar-condicionado ligado o dia todo, algumas mudanças podem melhorar o clima dentro dos ambientes, como o uso de manta térmica para telhado.
Um fabricante de bateria de caminhão pode fazer campanhas entre os colaboradores para promover a economia de papel, a água e energia elétrica. A campanha pode sim se estender para os clientes e mostrar que a corporação se preocupa com essas questões.
Além de favorecer o meio ambiente, a própria empresa pode adotar práticas sustentáveis para economizar mais no fim do mês.
Outra dica é reduzir o uso de copos descartáveis e canudos, lembrando que o plástico demora muito mais tempo para se decompor na natureza, além de acumular na terra e no mar, afetando as espécies que vivem nesses espaços.
Um fabricante de amortecedores dianteiros pode substituir o uso de copos e canudos de plástico por opções biodegradáveis, ou então distribuir copos personalizados que os colaboradores vão usar no dia a dia.
Além de evitar o descarte de plástico, traz mais economia para a organização, além de que os funcionários vão gostar muito de ganhar um copo como brinde para usar nos dias de trabalho.
As práticas sustentáveis são um excelente caminho para agregar valor à marca, independentemente de qual seja o setor ou segmento do negócio.
Lembre-se de que os consumidores modernos estão atentos a essas questões e só respeitam as empresas responsáveis nesse sentido.
Compreender esse ponto de vista é posicionar o negócio como consciente a respeito de todo o desgaste provocado na natureza até agora.
Se uma empresa de locação de salas privativas mostra que se preocupa com o ecossistema e promove ações internas e externas para reduzir sua pegada ambiental, sem dúvidas será admirada por mais pessoas.
Considerações finais
A sustentabilidade é um assunto cada vez mais em pauta, e as empresas se preocupam de forma progressiva com esse assunto, pois sabem que além de preservar o meio ambiente, ser sustentável é sinônimo de atração dos consumidores.
Alguém quer fazer negócio com uma organização que não se preocupa com os recursos naturais e as próximas gerações.
Investir em produtos ecológicos é a melhor maneira de mostrar para as pessoas que a companhia enxerga a necessidade de ser sustentável. Com isso, seu valor de marca melhora e passa a ser respeitado no mercado em que atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.