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Se tem algo que revolucionou nosso estilo de vida nos últimos anos foi a internet, inclusive profissionalmente. Daí a importância de estratégias como a de aparecer gratuitamente no Google, algo que pode fazer toda diferença na história de uma marca.

De fato, hoje os grandes motores de busca já fazem parte de nosso dia a dia, de uma maneira que talvez seria impensável vinte ou trinta anos atrás, quando ainda dependíamos quase que inteiramente do boca a boca, de telefone e outros meios offline.

Seu surgimento literal se deu em 1997, porém, demoraram alguns anos até ele realmente se popularizar em países de primeiro mundo, que tem acesso facilitado à internet de banda larga. Em países como o Brasil, foi apenas a partir de 2005.

Hoje, basta escrever algo como fábrica de perfil de alumínio para verificar as facilidades que a plataforma pode trazer. Em poucos segundos, surgem centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns deles com ativação do GPS.

Ou seja, se você pesquisa pelo seu smartphone, basta ativar o mapa para que a plataforma leve você até o local com seu sistema de Google Maps, indicando os melhores caminhos e horários para você se deslocar até o estabelecimento mais próximo.

Aliás, é justamente esse tipo de customização do uso do buscador que o torna uma ferramenta tão incrível e diferenciada. Falando desse modo, parece que todo motor de busca seja deste modo, mas não é bem assim, o Google é diferenciado.

Curiosamente, ele não foi o primeiro a surgir, pois em 1997 já havia no mercado de buscas o Yahoo! e alguns outros menores. Mas foi o Google quem trouxe a inovação de uma inteligência artificial tão disruptiva, capaz de customizar tudo.

Não se trata apenas de encontrar uma loja mais próxima quando pesquisamos algo, mas até nossos gostos e preferências a ferramenta é capaz de levar em conta, apresentando resultados que tenham a ver com outras pesquisas antigas que você fez.

Isso é o que se chama de machine learning, ou seja, aprendizado da máquina. Se hoje você pesquisa telas de proteção janela, caso amanhã escreva apenas “telas”, não vão vir as opções de quadro de pintura, mas sim, as de proteção de janela.

Pode parecer algo simples, mas não é, haja vista que nos dois casos a palavra-chave é a mesma, então a plataforma precisou interpretar semanticamente a qual tipo você se referia. É por esse tipo de diferencial que o Google tem dominado o mundo dos buscadores.

Também vem daí a importância de você aparecer gratuitamente em suas páginas de busca, bem como o motivo de apresentarmos este conteúdo, explicando em detalhes do que se trata isso e as dicas práticas de como fazer esse esforço.

No caso, aparecer gratuitamente é algo que já denota uma estratégia muito específica, que é a de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, de Otimização de Páginas para Motores de Busca, em comparação com as formas pagas.

Claro que fazer o Link Patrocinado e pagar para aparecer no topo das primeiras páginas também é algo vantajoso. Contudo, quando você aparece no campo orgânico, não apenas isso gasta menos dinheiro, como gera certo prestígio.

É isso o que vamos explicar abaixo, trazendo também exemplos bastante claros e ilustrativos do que são as boas práticas da área. Assim, fica mais fácil do leitor aplicar os recursos em seu caso específico, com mais assertividade.

Realmente, uma das vantagens de tudo isso é que hoje os buscadores evoluíram tanto que já podem ajudar empresas de qualquer segmento a crescerem, desde lojas de varejo que atuam no bairro até serviços específicos, como o de limpeza de poço artesiano.

Ou seja, onde quer que haja uma empresa consciente de sua missão de crescer de modo sério, sólido e sustentável, também ali haverá um espaço para implementar as funcionalidades e vantagens dos motores de busca.

Desta maneira, se o desejo do leitor, empresário ou gestor é compreender de uma vez por todas como aparecer gratuitamente no Google é algo importante, lucrativo e meritório para qualquer negócio, então é só ficar por aqui e ler até a última linha do artigo.

Tráfego pago ou orgânico?

Como vimos, há uma diferença de mérito entre um e outro modo de aparecer com destaque, sobretudo no Brasil, em que o povo é conhecido por ter aversão a propagandas e certas narrativas explicitamente comerciais.

De fato, quando uma pessoa faz uma busca no Google, o mais normal é ela acabar pulando os primeiros resultados, indicados pela plataforma como “Anúncios”.

O que o povo mais quer são as indicações orgânicas, pois fica implícito que elas estão ali por algum tipo de merecimento. Isso já era assim antes do Google se popularizar, agora que a maioria sabe o que é SEO, a tendência disso é só crescer.

Realmente, depois de compreender as regras do jogo a fundo, fica ainda mais claro o motivo pelo qual alguém que aparece nas primeiras páginas da seção orgânica realmente merece nossa atenção e nosso respeito, como veremos aqui mesmo.

Então, se uma pessoa busca por fárbica de perfil de alumínio, quem consegue o melhor tráfego orgânico é quem seguiu à risca os melhores algoritmos e parâmetros da plataforma, algo que é um pouco misterioso, mas que serve de norte e de guia para nós.

Misterioso no sentido de que o próprio Google nunca parou para detalhar quais são suas exigências em termos de algoritmos. Porém, é perfeitamente possível compreender a importância de elementos como os que seguem:

  • Conteúdos originais;
  • Links internos e externos;
  • Conteúdos relevantes;
  • Palavras-chaves assertivas;
  • Conteúdos multimídia.

 

Esses são apenas alguns exemplos tradicionais, que só pela sua menção já fica claro que sempre terão importância, mas há também outros secundários que podem fazer sentido para quem quer crescer rápido em termos de SEO.

Um exemplo é o de tecnologia mobile, já que cada vez mais as pessoas pesquisam pelo celular, não pelo computador. Assim, ao buscar algo como estudo hidrogeológico, a pessoa verá o resultado na tela do celular, o que exige responsividade.

Ou seja, é preciso que a tela responda ao dispositivo utilizado e se adapte àquela dimensão, assim como precisará fazer o mesmo quando for aberta pelo tablet, ou mesmo pelo televisor, pois hoje alguns navegam e fazem compras pela TV.

Outro exemplo, também muito próximo da tecnologia mobile, é o de voice search. No caso, as pessoas têm pesquisado cada vez mais pelo microfone do celular ou mesmo do smartwatch (celular inteligente), apenas pronunciando a palavra-chave.

Conteúdo original e relevante

De passagem, mencionamos que o que realmente faz diferença na hora de aparecer gratuitamente no Google são os conteúdos originais e relevantes.

Portanto, se o ssunto são dicas de como fazer tráfego orgânico, uma regra infalível é nunca sair copiando e colando trechos de outros sites ou plataformas.

É preciso que você tenha uma agenda editorial, que vai ajudá-lo a listar os conteúdos principais do seu segmento e então escrever sobre eles.

Se o nicho lida com letras caixas com led, traga informações realmente importantes e um ponto de vista diferenciado, que agregue valor a quem está lendo.

Para isso, há diversos formatos possíveis, como o de colocar-se no lugar do leitor e tentar resolver uma dor dele. Por exemplo, “x modos práticos de usar uma letra caixa com led”.

Quanto mais seu artigo for relevante, mais ele será indicado pelo Google, ou seja, mais bem posicionado e com maior tráfego orgânico ele estará.

O papel fundamental dos links

Você já leu uma página que contava com vários links, os quais iam enriquecendo sua leitura, trazendo outras páginas que aprofundavam o tema e daí em diante?

É disso que se trata, você pode amarrar a página sobre catalisador química em outras que explicam o que é esse catalisador, como funciona, como instalar e assim por diante.

Outro ponto essencial é que sites grandes e já consagrados citem sua página como referência, o que você pode conseguir por meio de parcerias valiosas, melhorando e muito seu SEO e todo seu tráfego orgânico.

Um exemplo é o do guest post, em que você escreve um artigo rico e troca de conteúdo com outro site, junto enviando os links para seu domínio. Assim, ambos ganham ao mesmo tempo.

Fuja do básico ou óbvio

Por fim, podemos lembrar que a internet está sempre mudando, a ponto de que é possível dizer que ela é mesmo o maior símbolo do que vivemos hoje.

Assim, é preciso fugir do óbvio e criar conteúdos em vários formatos diferentes. Se o assunto é gabinete industrial, você pode escrever textos e artigos clássicos, mas pense também em trazer algo mais multimídia.

Por exemplo, dar a opção de o cliente ouvir o artigo em vez de precisar ler. Ou, ainda, grave vídeos explicativos aprofundando aquele tema, pois tudo isso reforça o seu SEO.

Conclusão

As diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico são fundamentais para quem deseja crescer no Google, que é o maior buscador do mundo.

Acima, trouxemos conselhos e conceitos que vão ajudar na hora de aparecer gratuitamente no Google, garantindo seu espaço de modo eficiente e assertivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.